[soliloquy id=”4585″]Acontece sempre nas piores alturas, entra-se no carro, roda-se a chave e o motor não pega. As razões podem ser muitas, mas as mais vulgares são fáceis de identificar. Saiba o que fazer.
Já aconteceu a quase todos os condutores, quer tenham um carro novo ou menos novo. Há sempre aquele dia em que se roda a chave e o motor não pega. Geralmente é nas piores alturas, claro. Nas manhãs frias, quando já estamos atrasados para o trabalho ou para levar as crianças à escola são os momentos mais desesperantes. O que fazer?…
Em primeiro lugar, não desesperar e ler este pequeno guia, que o pode ajudar a descobrir e, em alguns casos, resolver o problema rapidamente.
As razões para o motor de um carro não pegar são muitas, mas as mais frequentes são poucas e fáceis de identificar pelo comum dos condutores. Ora veja.
Bateria descarregada
Roda a chave e o motor não pega, as luzes do painel de instrumentos não acendem e não ouve nenhum ruído proveniente do motor. Isto é sinal de que a bateria está descarregada ou com muito pouca energia.
Se rodar a chave e o painel de instrumentos acender, mas só ouve um clique vindo do motor, deverá ter a bateria “em baixo”.
Se o motor começar a querer arrancar mas não chegar a conseguir, é também provável que seja a bateria “em baixo”.
Se a bateria não for muito velha, é provável que o tradicional “encosto” resulte. Para isso, deve usar cabos elétricos específicos para ligar a bateria do seu carro à de outro carro. Se o seu carro pegar e continuar a trabalhar normalmente, quando desligar os cabos, então tem o problema resolvido.
Mas não se esqueça de fazer alguns quilómetros antes de voltar a desligar o motor, para a bateria ter tempo de carregar um pouco.
Se, ao fim de algum tempo, depois de desligar o carro, o motor voltar a não pegar, então está na hora de trocar de bateria. Veja a data de validade na etiqueta da bateria. Saiba que há oficinas que lhe levam uma bateria nova ao local onde tiver o carro estacionado e fazem rapidamente a troca.
Motor de arranque avariado
Roda a chave mas só ouve um “clique” da frente, então é provável que o motor de arranque esteja avariado, ou que os seus cabos de alimentação estejam danificados ou mal ligados.
Pode abrir o capót e verificar se os cabos de ligação da bateria estão mal apertados ou com ferrugem, mas o mais certo é ter mesmo que chamar a assistência em viagem.
Interruptor da ignição
Roda a chave, o motor arranca, mas depois vai abaixo. É possível que o interruptor da ignição, colocado dentro do canhão da chave, esteja avariado. Ou seja, a chave não fique na posição “on”. Pegue no telefone e chame a assistência em viagem…
Chave descodificada
Todas as chaves dos automóveis mais recentes têm lá dentro um pequeno codificador, que desbloqueia o imobilizador do carro quando se insere no canhão da ignição. Mas se, por algum motivo, a chave se descodificar, o imobilizador não é desativado e não é possível ligar o motor.
Terá que voltar a codificar a chave. Em princípio, os manuais de instruções ensinam a fazer essa operação, bastando seguir os passos indicados. Se não funcionar, só mesmo o concessionário da marca poderá fornecer os códigos para as chaves do seu carro.
Filtro de combustível
Um filtro de combustível bloqueado, por não ser mudado há muito tempo, poderá ser a causa para o motor não pegar. Quando roda a chave, o motor de arranque atua e faz girar o motor, que parece que vai pegar, mas mal larga a chave, o motor pára.
É um problema de solução simples, mas só numa oficina o poderá resolver pois terá que substituir o filtro de combustível.
Falta de gasolina
Pode parecer incrível, mas acontece. O motor não pega pura e simplesmente porque não há gasolina no depósito!
Isto pode acontecer por distração do condutor, que se esqueceu de olhar para o painel de instrumentos; ou que confia demasiado na duração da reserva.
Mas também pode ser por uma avaria do indicador de nível de combustível (já me aconteceu…) que indique mais gasolina do que a que está realmente no depósito. A solução é fácil: ir a uma bomba e trazer cinco litros de combustível. Os postos de serviço costumam vender “jerricans” para este efeito.
Conclusão
É mais fácil dizer do que fazer, mas a verdade é que não se ganha nada em ficar desesperado quando o carro não pega. Com alguma calma é possível identificar o problema e ver se o consegue resolver pelos próprios meios, ou se precisa de ajuda.
Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens
Ler também, seguindo este link:
Como tirar gelo do vidro num minuto