Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
a3
1
Hoje Guiei Um...

Último Teste – Audi A3 45 TFSIe: Competência acima de tudo

20241014_083416
Estive Lá

Salão de Paris – O renascimento dos salões?

20231128_160054(0)
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Toyota elétrico dos Olímpicos feito em Portugal

4_01Sport
1
Sabia Que?

Lynk & Co: a marca que não quer vender carros chega no Verão

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Carros elétricos na Califórnia: verdade ou mito?
Crónica à 6ª

Carros elétricos na Califórnia: verdade ou mito?

Francisco Mota
Última atualização: 22 de Novembro, 2019 22:49
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”4300″]22/11/2019. A Califórnia tem a imagem de uma grande preocupação com a poluição automóvel. Mas, como em todo o lado, a verdade dos políticos nem sempre é a da rua.

Conteúdos
A força da Califórnia“Apertar” com as emissõesMuitos Prius nas ruasRiqueza sobre rodasElétricos, onde estão?O Salão de LA mostrou a realidadeConclusão

 

Depois de ter passado alguns dias a “viver” em Los Angeles, alojado num hotel da “baixa” local, ficaram-me dois sons nos ouvidos: as sirenes dos veículos policiais e o rugido de carros superdesportivos.

A frequência de ambos, ao longo do dia, é muito superior ao que estava à espera. E se o primeiro poderá ser mais um sinal de problemas de criminalidade e de questões sociais, de que os inúmeros sem abrigo a viver nas ruas são a maior evidência, já o segundo quer dizer outra coisa.

A força da Califórnia

O Estado da Califórnia tem a fama de ser uma das regiões do mundo em que existe maior preocupação com a poluição automóvel.

Desde há muitos anos que tem estado na liderança das medidas para reduzir um problema que atinge quarenta milhões de pessoas que aí vivem.

A dimensão económica deste Estado dos EUA é tão grande que representaria a quinta economia do mundo, se fosse independente. Isto dá-lhe uma força notável, quando toca a fazer leis estaduais.

Neste momento, existe mesmo uma disputa entre o Estado da Califórnia e o governo federal, acerca do aumento das exigências em termos de normas de poluição que os automóveis vão ter que cumprir no futuro próximo.

“Apertar” com as emissões

A Califórnia quer diminuir ainda mais os limites, mas o governo federal acha isso um exagero.

É conhecida a posição da atual administração federal acerca deste assunto, várias vezes verbalizada pelo presidente dos EUA, por isso esta disputa não é de estranhar.

Mas daí a dizer que os cidadãos da Califórnia são mais sensíveis ao assunto do que os seus compatriotas de outras latitudes, vai uma grande distância.

Muitos Prius nas ruas

É verdade que a venda de modelos como o Toyota Prius é muito grande, basta parar uns minutos numa das ruas para os ver passar.

Mas não diria que passam menos “pick-ups”, ou SUV de grande porte, ou as mais vulgares berlinas do segmento D, que ainda continuam a ser a maioria.

A sensibilidade da população para o problema só chega até ao ponto em que isso colide com o seu interesse particular, como em todo o lado.

Por isso o som de superdesportivos a “puxar” primeiras e segundas velocidades assim que o semáforo passa a verde, é um cenário muito comum. E quanto mais alto for o ruído do escape, melhor para quem os conduz.

Se há nação em que o “som” da mecânica é mais importante do que a performance, propriamente dita, parace ser este.

Riqueza sobre rodas

A quantidade de desportivos e superdesportivos que se podem ver e ouvir a qualquer hora do dia ou da noite, é espantosa, sendo a prova do sucesso que estes carros continuam a ter por aqui. E da riqueza de uma parte da população.

Ao contrário do que se passa em algumas cidades da Europa, em que começa a ser socialmente criticável fazer subir o som de um motor a gasolina, em Los Angeles nada disso se passa.

Claro que o Estado da Califórnia, como outros dos EUA, tem um problema muito maior, que é a falta de um controle para os carros usados. Sem inspeções periódicas obrigatórias, é virtualmente impossível controlar a degradação da poluição nos modelos mais velhos.

Elétricos, onde estão?

Por isso, a questão da eletrificação do automóvel parece ficar muito mais pelos gabinetes dos políticos do que propriamente na consciência da população compradora de automóveis.

É claro que o tempo das enormes “banheiras” americanas, como lhes chamávamos por cá, já acabou há muito tempo.

Mas as vendas de “pick-up trucks” de tamanho americano, uma escala acima das que se vendem na Europa, não deixa de crescer e de dominar o mercado.

O “carro” mais vendido no país ainda continua a ser a “pick-up” Ford F150, o suficiente para ser também um dos mais vendidos no mundo, feitas as contas globais.

O Salão de LA mostrou a realidade

Isso mesmo estava refletido no Salão Automóvel de Los Angeles, onde pude apreciar a oferta completa de “pick-ups” de todas as marcas, não só das generalistas Ford e Chevrolet, mas também das especializadas como a RAM ou a GMC.

Entre os SUV, de todos os tamanhos e feitios, e a generosa oferta de “pick-up trucks” o mercado parece não se interessar demasiado pelos carro elétricos.

Nas conferências de imprensa dos salões do automóvel na Europa, os discursos dos CEO das marcas não podem deixar de incluir uma referência ao seu plano de lançamento de modelos eletrificados no futuro próximo.

Nas conferências que ouvi no Salão de Los Angeles a preocupação é mostrar que as vendas de veículos convencionais continuam a crescer, que as fábricas produzem cada vez mais e empregam mais operários.

Conclusão

No meio deste cenário, o lançamento do Mustang Mach-E, o SUV elétrico que a Ford aponta como rival do futuro Tesla Model Y, pareceu uma gota de água no Oceano.

Bastava olhar para o espaço da marca no salão para perceber isso: em torno do Mach-E estavam todas as versões mais potentes do Mustang coupé, as inevitáveis “pick-up trucks” e os gigantescos SUV.
Eletrificação, sim. Mas, vamos com calma…

Francisco Mota

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também, seguindo este link:

Reportagem Salão de Los Angeles: alemães “invadem” americanos

TAGGED:BEVEVfeaturedFordLALos AngelesMach-EMustangTesla
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

ARKANA_128
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Arkana: o SUV mais estiloso da Renault

Por Francisco Mota 28 de Junho, 2021
20230615_123426_A
1
Crónica à 6ª

Crónica – Visita ao museu da Ferrari em Maranello

Por Francisco Mota 25 de Agosto, 2023
Volvo S90 Small Overlap Crash Test
1
Sabia Que?Vídeos

Como a Volvo quer salvar mais um milhão de vidas em acidentes

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20181210_095457
1
Hoje Guiei Um...

Audi Q8 50 TDI quattro: cara de mau!…

Por Francisco Mota 11 de Dezembro, 2018
IMG_20200918_160458
1
Hoje Guiei Um...

Ao volante VW ID.3 – Finalmente o primeiro teste em Portugal

Por Francisco Mota 19 de Setembro, 2020
renault_hybrid_33
1
Sabia Que?Vídeos

E-Tech: como funciona o (original) híbrido da Renault

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?