Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20200206_154529
1
Hoje Guiei Um...

Em casa?… Leia “Um teste por dia”: Peugeot 208 1.2 PureTech GT-Line

Snow Drive Circuit 3
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Nissan Ariya e-4orce: Em estrada, pista e gelo

06_opel_519435-62c299175d5a8
1
Estive Lá

Primeiro teste – Opel Astra ST: Gosta?… Vai ter que esperar

IMG_20190101_144108
1
Hoje Guiei Um...

Jeep Wrangler Unlimited: de volta à tropa!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Carros elétricos na Califórnia: verdade ou mito?
Crónica à 6ª

Carros elétricos na Califórnia: verdade ou mito?

Francisco Mota
Última atualização: 22 de Novembro, 2019 22:49
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”4300″]22/11/2019. A Califórnia tem a imagem de uma grande preocupação com a poluição automóvel. Mas, como em todo o lado, a verdade dos políticos nem sempre é a da rua.

Conteúdos
A força da Califórnia“Apertar” com as emissõesMuitos Prius nas ruasRiqueza sobre rodasElétricos, onde estão?O Salão de LA mostrou a realidadeConclusão

 

Depois de ter passado alguns dias a “viver” em Los Angeles, alojado num hotel da “baixa” local, ficaram-me dois sons nos ouvidos: as sirenes dos veículos policiais e o rugido de carros superdesportivos.

A frequência de ambos, ao longo do dia, é muito superior ao que estava à espera. E se o primeiro poderá ser mais um sinal de problemas de criminalidade e de questões sociais, de que os inúmeros sem abrigo a viver nas ruas são a maior evidência, já o segundo quer dizer outra coisa.

A força da Califórnia

O Estado da Califórnia tem a fama de ser uma das regiões do mundo em que existe maior preocupação com a poluição automóvel.

Desde há muitos anos que tem estado na liderança das medidas para reduzir um problema que atinge quarenta milhões de pessoas que aí vivem.

A dimensão económica deste Estado dos EUA é tão grande que representaria a quinta economia do mundo, se fosse independente. Isto dá-lhe uma força notável, quando toca a fazer leis estaduais.

Neste momento, existe mesmo uma disputa entre o Estado da Califórnia e o governo federal, acerca do aumento das exigências em termos de normas de poluição que os automóveis vão ter que cumprir no futuro próximo.

“Apertar” com as emissões

A Califórnia quer diminuir ainda mais os limites, mas o governo federal acha isso um exagero.

É conhecida a posição da atual administração federal acerca deste assunto, várias vezes verbalizada pelo presidente dos EUA, por isso esta disputa não é de estranhar.

Mas daí a dizer que os cidadãos da Califórnia são mais sensíveis ao assunto do que os seus compatriotas de outras latitudes, vai uma grande distância.

Muitos Prius nas ruas

É verdade que a venda de modelos como o Toyota Prius é muito grande, basta parar uns minutos numa das ruas para os ver passar.

Mas não diria que passam menos “pick-ups”, ou SUV de grande porte, ou as mais vulgares berlinas do segmento D, que ainda continuam a ser a maioria.

A sensibilidade da população para o problema só chega até ao ponto em que isso colide com o seu interesse particular, como em todo o lado.

Por isso o som de superdesportivos a “puxar” primeiras e segundas velocidades assim que o semáforo passa a verde, é um cenário muito comum. E quanto mais alto for o ruído do escape, melhor para quem os conduz.

Se há nação em que o “som” da mecânica é mais importante do que a performance, propriamente dita, parace ser este.

Riqueza sobre rodas

A quantidade de desportivos e superdesportivos que se podem ver e ouvir a qualquer hora do dia ou da noite, é espantosa, sendo a prova do sucesso que estes carros continuam a ter por aqui. E da riqueza de uma parte da população.

Ao contrário do que se passa em algumas cidades da Europa, em que começa a ser socialmente criticável fazer subir o som de um motor a gasolina, em Los Angeles nada disso se passa.

Claro que o Estado da Califórnia, como outros dos EUA, tem um problema muito maior, que é a falta de um controle para os carros usados. Sem inspeções periódicas obrigatórias, é virtualmente impossível controlar a degradação da poluição nos modelos mais velhos.

Elétricos, onde estão?

Por isso, a questão da eletrificação do automóvel parece ficar muito mais pelos gabinetes dos políticos do que propriamente na consciência da população compradora de automóveis.

É claro que o tempo das enormes “banheiras” americanas, como lhes chamávamos por cá, já acabou há muito tempo.

Mas as vendas de “pick-up trucks” de tamanho americano, uma escala acima das que se vendem na Europa, não deixa de crescer e de dominar o mercado.

O “carro” mais vendido no país ainda continua a ser a “pick-up” Ford F150, o suficiente para ser também um dos mais vendidos no mundo, feitas as contas globais.

O Salão de LA mostrou a realidade

Isso mesmo estava refletido no Salão Automóvel de Los Angeles, onde pude apreciar a oferta completa de “pick-ups” de todas as marcas, não só das generalistas Ford e Chevrolet, mas também das especializadas como a RAM ou a GMC.

Entre os SUV, de todos os tamanhos e feitios, e a generosa oferta de “pick-up trucks” o mercado parece não se interessar demasiado pelos carro elétricos.

Nas conferências de imprensa dos salões do automóvel na Europa, os discursos dos CEO das marcas não podem deixar de incluir uma referência ao seu plano de lançamento de modelos eletrificados no futuro próximo.

Nas conferências que ouvi no Salão de Los Angeles a preocupação é mostrar que as vendas de veículos convencionais continuam a crescer, que as fábricas produzem cada vez mais e empregam mais operários.

Conclusão

No meio deste cenário, o lançamento do Mustang Mach-E, o SUV elétrico que a Ford aponta como rival do futuro Tesla Model Y, pareceu uma gota de água no Oceano.

Bastava olhar para o espaço da marca no salão para perceber isso: em torno do Mach-E estavam todas as versões mais potentes do Mustang coupé, as inevitáveis “pick-up trucks” e os gigantescos SUV.
Eletrificação, sim. Mas, vamos com calma…

Francisco Mota

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também, seguindo este link:

Reportagem Salão de Los Angeles: alemães “invadem” americanos

TAGGED:BEVEVfeaturedFordLALos AngelesMach-EMustangTesla
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

CABRIO_18
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW T-Roc Cabrio: O problema não é esse…

Por Francisco Mota 12 de Julho, 2022
RR_58_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Range Rover Sport Plug-in: Porquinho mealheiro

Por Francisco Mota 29 de Junho, 2023
CotY_Finalist_2020
Sabia Que?The car of the year

Car of The Year 2020 anunciado hoje, às 14h: veja em direto

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
2019 Opel/Vauxhall Corsa winter tests
1
Crónica à 6ª

Quando os engenheiros contam “segredos” que não deviam

Por Francisco Mota 6 de Dezembro, 2019
Luca_DE_MEO_A
Crónica à 6ª

Crónica – Luca De Meo para salvar associação de construtores

Por Francisco Mota 16 de Dezembro, 2022
7
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Porsche Macan: O último antes de passar a elétrico

Por Francisco Mota 26 de Janeiro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?