Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
x2017-new-alpine-a110-and-renault-alpine-a110.jpg.pagespeed.ic.TLynaOrxiO
Crónica à 6ª

Alpine A110 está de volta. Terá sido uma boa ideia?…

CITROEN_5
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Citroën C5 X Plug-in: Aqui está algo de diferente

960x0 (1)
1
Crónica à 6ª

Carlos 007 Ghosn: a fuga impossível

First member of the ID. family is called ID.3
1
Crónica à 6ª

VW ID: agora sim, a revolução está em marcha!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Guiar com as portas trancadas: é perigoso ou não?…
Sabia Que?

Guiar com as portas trancadas: é perigoso ou não?…

Francisco Mota
Última atualização: 9 de Outubro, 2019 16:19
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”3842″]Muitos condutores pensam que guiar com portas trancadas é perigoso, por dificultar o socorro em caso de acidente. Mas o perigo pode não ser esse. Saiba porquê.

Conteúdos
Os acidentes dos filmesTranca automáticaUm detalhe na altura do socorroAcessório para quem “precise”Assaltos são maior perigoConclusão

 

É uma discussão antiga: será perigoso guiar com as portas trancadas? Alguns condutores pensam que sim, que levar as portas trancadas pode dificultar a sua abertura em caso de acidente e atrasar o socorro aos ocupantes.

O seu receio é que não seja possível abrir as portas trancadas, por dentro. E que a tranca possa impedir que alguém de fora consiga fazer o mesmo, dificultando o socorro.

Os acidentes dos filmes

Na mente de muitos estarão os habituais acidentes espectaculares dos filmes, em que grandes embates são seguidos de explosões e incêndios imediatos.

Na verdade, esse tipo de acidente é altamente improvável, devido a todos os sistema de segurança do circuito de combustível dos carros. Estima-se que menos de 4% de acidentes de automóveis envolvam incêndios perigosos, portanto, podem ser considerados como uma catástrofe muito improvável.

De qualquer modo, levar as portas trancadas, raramente é o fator que impede a sua abertura, num cenário de socorro após acidente.

Na esmagadora maioria dos automóveis, basta puxar o fecho da porta do condutor para destrancar as portas ao mesmo tempo.

Tranca automática

Alguns condutores não gostam dos sistemas, hoje frequentes nos carros modernos, nos quais as portas são automaticamente trancadas assim que o veículo inicia a marcha.

Em todos estes sistema, é possível ao condutor configurar o sistema para que isso não aconteça, para que as portas não sejam trancadas automaticamente.

Mas o receio de ficar trancado dentro do carro, em caso de acidente tem ainda menos razão de ser em carros equipados com a tranca automática das portas.

Todos os carros que têm este sistema, de tranca automática das portas, também têm o oposto, ou seja, um sistema que deteta um acidente e destranca automaticamente as portas nesse momento, exatamente para facilitar a saída e o auxílio externo.

Um detalhe na altura do socorro

Na verdade, no caso de um acidente, as trancas das portas não passam de um detalhe, em termos de operações de socorro e salvamento.

Muito mais determinante para a eficácia e rapidez do socorro é a deformação das portas que, isso sim, poderá impedir a sua abertura, obrigando ao desencarceramento.

Mas é por isso que as marcas são obrigadas a fazer “crash-tests” aos seus automóveis, para garantir que isso não aconteça ou que aconteça apenas em casos raros de acidentes muito severos.

Por outro lado, as forças de socorro têm sempre maneira de facilmente partir os vidros e aceder aos ocupantes, usando ainda instrumentos de corte especiais para os libertar dos cintos de segurança.

Acessório para quem “precise”

Contudo, no mercado de acessórios, existem ferramentas desse tipo que podem ser adquiridas pelos condutores.

São mais pequenas e portáteis das usadas pelas forças de socorro, mas têm um pequeno martelo, para conseguir partir os vidros de dentro e uma lâmina, para cortar os cintos de segurança. Perfeito para os condutores mais desconfiados.

Na verdade, o verdadeiro perigo pode ser o oposto, não levar as portas trancadas. E ser outro tipo de perigo.

Assaltos são maior perigo

Em vários países, os assaltos a automóveis parados nos semáforos ou em filas de trânsito são um fenómeno preocupante, que é precisamente potenciado pelos condutores que não conduzem com as portas trancadas.

Isso facilita em muito o acesso dos assaltantes ao interior do automóvel, seja para fazerem furtos de objetos pessoais, seja para casos mais graves de roubo do automóvel, violência ou até de sequestro.

Conclusão

As autoridades de alguns países, aconselham vivamente os condutores a circularem sempre com as portas trancadas, para evitar este tipo de assaltos de ocasião.
Se pensa que guiar com as portas trancadas é perigoso, pondere bem o assunto, pois há maior probabilidade de correr riscos por não levar as portas trancadas, do que o oposto.

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também seguindo este link:

Será que o novo Juke ainda é o que era?

TAGGED:assaltoscarjackingcarrosDieselfeaturedPortasRenaultsegurança
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Peugeot 208 Press PresentationPortugal, October 2019
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Ao volante do novo 208: leia o primeiro teste em Portugal

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Volvo XC40 Recharge P8 AWD in Glacier Silver
1
Sabia Que?

O plano da Volvo para não emitir mais CO2

Por Francisco Mota 27 de Maio, 2020
Qashqai e-POWER Ceramic Grey Detail 4
1
Sabia Que?

Nissan e-Power: um híbrido diferente dos outros

Por Francisco Mota 2 de Fevereiro, 2023
corolla-hb-2.0l-red-bitone-2019-045-105761
1
Sabia Que?Vídeos

Híbrido, “mild-hybrid” e “plug-in”: afinal qual é o melhor?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20190428_084524
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Porsche 911 Carrera 4S: todos temos um sonho… (com vídeo)

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Ford
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Ford Mustang Mach-E GT: sem V8 mas com 487 cv!

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?