Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
2019 Opel Corsa-e
1
Estive Lá

Novo Corsa tem base Peugeot: será um verdadeiro Opel?

Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – VW Tayron: Se acha o Tiguan pequeno…

diesel-truck-reflection-1506530105jmf
Estive Lá

Então há (mesmo) greve dos camionistas… E agora?!

Aniversário – VW Golf faz 50 anos

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Saiba como funciona um híbrido “plug-in” em 5 passos simples
Sabia Que?

Saiba como funciona um híbrido “plug-in” em 5 passos simples

Francisco Mota
Última atualização: 26 de Setembro, 2019 16:47
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”3708″] Há híbridos e… híbridos. Os mais complexos são os recarregáveis, também conhecidos como “plug-in”. Saiba como funcionam, em 5 passos simples.

Conteúdos
Como funciona o híbrido “plug-in”As desvantagens1 – Modo combustão2 – Modo elétrico3 – Modo híbrido4 – Carregamento exterior5 – Modo regeneraçãoConclusão

 

A oferta de modelos híbridos não pára de crescer. As marcas anunciam planos de dezenas de próximos lançamentos de carros eletrificados, para responder à crescente exigência das normas anti-poluição.

Mas nem todos os híbridos são iguais. Entre os semi-híbridos, ou “mild-hybrid”; os híbridos não recarregáveis e os híbridos “plug-in” há um mundo de diferenças.

Os mais complexos são os “plug-in” que a um motor a combustão juntam um motor/gerador elétrico, alimentado por uma bateria de tamanho médio.

Como funciona o híbrido “plug-in”

Estes sistema permite rodar algumas dezenas de quilómetros em modo 100% elétrico, mas também é possível usar apenas o motor a combustão, ou os dois ao mesmo tempo.

A bateria é recarregável num posto público externo ou numa tomada doméstica. Mas também há um modo de regeneração: durante as travagens e desacelerações, o gerador é accionado pelas rodas e carrega a bateria, se bem que não totalmente.

Alguns sistemas “plug-in” têm ainda um modo que coloca o motor a combustão a accionar o gerador, carregando a bateria em andamento.

Não é a maneira mais eficiente de usar um híbrido, mas garante que há energia na bateria para quando se entra numa zona de circulação onde não se quer usar o motor de combustão.

As desvantagens

As desvantagens dos “plug-in” face aos híbridos são óbvias: a bateria é mais pesada e é preciso manipular os cabos de carga, além de ser preciso procurar um carregador público ou ter uma tomada acessível em casa, ou no local de trabalho.

Resumindo, os 5 passos mais importantes do funcionamento de um híbrido “plug-in” são os seguintes:

1 – Modo combustão

Neste modo, apenas o motor a combustão faz mover o veículo. Ou porque a bateria está descarregada ou porque o condutor escolheu um modo de condução que pouca a carga da bateria, para a usar mais tarde.

2 – Modo elétrico

O condutor decide que quer usar apenas o motor elétrico e escolhe o modo EV. Neste caso, a velocidade do carro fica limitada e a autonomia depende do tamanho da bateria, mas não excede geralmente as três ou quatro desenas de quilómetros.

3 – Modo híbrido

Tanto o motor a combustão como o motor elétrico fazem mover o carro, complementando-se um ao outro. É o que acontece quando o condutor acelera a fundo, usando assim o binário máximo imediatamente disponível do motor elétrico. Mas é também a maneira de usar a parte elétrica durante mais quilómetros, reduzindo o consumo em relação a uma utilização exclusiva do motor a combustão

4 – Carregamento exterior

Para carregar a bateria é preciso usar um carregador público ou uma tomada doméstica. As baterias dos “plug-in” não estão preparadas para usar os carregadores rápidos. Por isso é de esperar cerca de três a quatro horas para uma carga completa num posto público, ou o dobro, numa tomada doméstica vulgar.

5 – Modo regeneração

Durante as travagens e as desacelerações, o gerador é accionado pelas rodas motrizes, que o fazem gerar energia, que é encaminhada para a a bateria. Deste modo, consegue aumentar-se a autonomia elétrica, dependendo da frequência e número destas fases de regeneração

Conclusão

Para usar de forma mais eficiente um híbrido “plug-in” é necessário que o condutor se envolva no assunto.

Desde logo, será preciso que coloque a bateria a carregar a partir de um ponto externo com a maior frequência possível. É a única maneira de ter disponível condução com zero emissões locais durante algumas dezenas de quilómetros.

O sistema nunca deixa a bateria descarregar totalmente, para ter sempre disponível a performance máxima, em caso de necessidade súbita, por exemplo numa ultrapassagem. Mas com maior consumo de combustível.

Para quem ignorar a componente elétrica e usar apenas o motor a combustão, deixando a bateria sempre descarregada, terá consumos mais altos. Além disso, está efetivamente a transportar o peso extra da bateria, sem dela tirar nenhuma vantagem.

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também, seguindo o link:“Mild-hybrid” vs. “full-hybrid”: sabe quais são as diferenças?

 

TAGGED:ElétricoEVfeaturedhíbridoPlug InPSA
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

supercharger_hero
1
Crónica à 6ª

Profecia Tesla: elétricos vão desvalorizar o seu carro. Será?…

Por Francisco Mota 15 de Fevereiro, 2020
Motorsport Classic 2023 RZ.indd
1
Sabia Que?

Quatro presentes de Natal para quem gosta de carros

Por Francisco Mota 5 de Dezembro, 2022
Amarok_23
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Amarok 2.0 TDI: E assim ganham todos

Por Francisco Mota 4 de Março, 2024
200903-01_020-source
1
Sabia Que?

Nissan desenvolve fibra de carbono “low cost”

Por Francisco Mota 3 de Setembro, 2020
IMG_20190123_140723
1
Crónica à 6ª

Coisas que não servem para nada

Por Francisco Mota 15 de Fevereiro, 2019
Audi Q5 40 TDI
1
Sabia Que?

Restyling Audi Q5: só “plug-in” e Diesel “mild hybrid” ou o melhor de dois mundos

Por Francisco Mota 29 de Abril, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?