Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
33
Crónica à 6ª

Crónica – Como poupar gasolina: 10 dicas que nunca falham

Dynamic_01_0915 copy
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Zeekr X: SUV chinês quer dar luta ao BMW iX1

Base de donnée : Astuce Productions
1
Crónica à 6ª

Crónica – Elétricos: investir em melhores baterias pode ser um erro

Audi_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi Q3 SB 45 TFSIe: Um mini Cayenne Coupé “plug-in”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Mercado da China tem as marcas de automóveis “by the balls”
Crónica à 6ª

Mercado da China tem as marcas de automóveis “by the balls”

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2019 18:15
Por Francisco Mota 8 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”3259″]02/08/2019 – Os números são arrasadores. O mercado chinês é o maior do mundo, por larga margem e a tendência é para crescer ainda mais. Marca que não vender na China, tem os dias contados.

Conteúdos
Os números da ChinaVW líder destacadaQuantas marcas há na China?Cópias estão a acabarMas a China está em queda…Conclusão

 

Nunca se viu nada parecido na história da indústria automóvel. Há uns vinte anos, o mercado Norte-Americano era visto como a referência de crescimento e de progresso, com a taxa de carros por habitante a atingir valores nunca imaginados em nenhuma outra parte do mundo.

Só que foram precisas décadas e três grupos gigantescos, bem apoiados e protegidos, para se chegar à realidade do mercado dos EUA nos anos oitenta.

Mas comparar o crescimento do mercado americano com o da China, nem sequer faz sentido, tal é a desproporção entre os dois. Se pensa que estou a exagerar, só para prender a sua atenção e o levar a ler esta crónica até ao fim, posso dizer que está enganado.

Os números da China

Vamos diretamente aos números, para ficar tudo bem claro, começando com a evolução do mercado interno chinês nas últimas duas décadas. Em 1998, venderam-se em toda a China apenas 1,5 milhões de automóveis.

Dez anos depois, em 2008, o mercado chinês já valia 9,4 milhões de carros por ano, mas a linha acelera francamente nos últimos dez anos.

No ano de 2017, foram vendidos na China nada menos do que 28,9 milhões de automóveis! Em apenas nove anos, o mercado chinês de automóveis mais do que triplicou, uma subida como nunca foi visto em nenhum mercado, muito menos num com a dimensão do chinês.

VW líder destacada

Segundo dados oficiais, nos últimos dez anos, foram matriculados na China um total de 236 milhões de automóveis. E nenhum deste carros foi para exportação. Estamos a falar apenas do mercado interno.

O crescimento do mercado foi alimentado pela presença de marcas estrangeiras que se instalaram no território, sempre associadas a empresas locais, a maioria estatais, como manda a lei.

Segundo dados de 2018, a VW lidera o mercado com 3,1 milhões de carros vendidos por ano, ou seja, cerca de um terço das suas vendas globais. Há trinta anos que a VW é a marca preferida dos chineses, na verdade, desde que lá chegou.

Em segundo lugar vem a Honda, com 1,5 milhões e o pódio completa-se com a chinesa Geely, com 1,4 milhões. Se está a perguntar em que lugar está a Toyota, digo-lhe que vem logo em quarto lugar, com 1,3 milhões de carros por ano.

Uma conclusão que se pode tirar desde já é que a dependência da Toyota do mercado chinês é metade da que tem a VW. Se isso é bom ou mau, só o futuro o dirá.

Quantas marcas há na China?

Não se deve esquecer algo fundamental, que os carros vendidos na China são quase todos lá fabricados, alguns especificamente para o mercado local. A VW tem no Lavida o modelo campeão de vendas do país, feito a pensar no mercado chinês.

As marcas de origem chinesa têm aumentado ao ritmo da procura. Há dez anos, conheciam-se apenas 21. Hoje são 91 marcas diferentes, contando apenas com marcas de volume relevante e excluindo marcas novas, que ainda só apresentaram “concept-cars” e também os construtores de veículos que não precisam de carta de condução.

A última estimativa que conheço, diz que, somando tudo isto, facilmente se chegaria a um total de 280 marcas de veículos de quatro rodas registadas na China. Mas penso que ninguém sabe ao certo.

Muitas marcas são de alcance apenas regional, pois a população é tão grande que não é preciso montar um negócio nacional para fazer dinheiro.

Outras marcas são apenas isso, marcas, encomendando a produção dos modelos que vendem aos grupos industriais mais poderosos. Vale tudo…

Cópias estão a acabar

Até há pouco tempo até valia copiar descaradamente qualquer modelo europeu ou americano e invocar o pensamento local de que “a cópia é a mais suprema forma de elogio”.

Mas um tribunal chinês não foi na conversa e condenou o fabricante da mais famosa cópia do Range Rover Evoque. De então para cá, as cópias têm diminuído.

A verdade é que os compradores começam a ser mais exigentes. Se não podem comprar o original, já não querem uma cópia de fraca qualidade.

Começam a preferir artigos mais baratos, mas originais. Isto tem levado ao recrutamento de muitos técnicos e designers que trabalhavam na Europa e EUA, para irem dar nova vida a algumas marcas chinesas.

Mas a China está em queda…

De 2017 para 2018, o mercado chinês caiu 2,7%, o que tem sido atribuído à guerra aduaneira promovida pelo governo dos EUA. Foi a única vez que as vendas desceram, nos últimos 28 anos, na China. Esse é o maior ponto de interrogação sobre o futuro.

Mas se há indicador que mostra bem a margem de progressão que o mercado tem é a taxa de motorização, ou seja, o número de carros por 1000 habitantes. Na China, esse número está hoje nos 144 carros por cada mil habitantes, enquanto nos EUA, a taxa é de 830 carros por cada mil habitantes. Há muito por onde crescer e continuar a subir e a bater recordes.

Se, hoje, o mercado chinês vende 28 milhões de carros por ano, enquanto o dos EUA, o segundo maior mercado do mundo, se fica pelos 17,2 milhões, todos esperam que os chineses comprem ainda mais carros, não menos.

A China lidera também nos veículos elétricos, tanto na fabricação como nas vendas, estimando-se que já este ano os elétricos representem 10% das vendas de carros novos.

Conclusão

A dependência das marcas do mercado chinês não vai parar de crescer, obrigando-as a moldar a sua oferta segundo as preferência locais, o que já começa a acontecer. Só para dar um exemplo, a grelha desmesurada dos novos BMW Série e X7 foi um requisito dos clientes chineses, confidenciou-me uma fonte oficial da marca.

Por tudo isto, não é exagero dizer que o mercado chinês tem as marcas presas “by the balls” como dizem os anglo-saxónicos. Construtor que não investir lá, o mais certo é ter os dias contados.
Francisco Mota

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também seguindo este link:

Diesel ou híbrido: qual gasta menos? Vamos a contas!…

 

TAGGED:BMWChinafeaturedGeelyHondaToyotaVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

_X8A1173
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Jeep Avenger EV: A estreia da nova saga

Por Francisco Mota 26 de Abril, 2023
All New Renault Clio - Exterior Project Genesis (37)
1
Estive Lá

É assim a quinta geração do Clio

Por Francisco Mota 29 de Janeiro, 2019
52
Crónica à 6ª

Crónica – Norma EU7 acaba com motores a gasolina em 2025?

Por Francisco Mota 13 de Maio, 2022
800px-Charging_stations_in_SF_City_Hall_02_2009_02
1
Crónica à 6ª

Diesel: cinco perguntas a que o Ministro não respondeu

Por Francisco Mota 2 de Fevereiro, 2019
IMG_20200122_144114
1
Hoje Guiei Um...

Teste Ford Ranger Raptor: Mas o que é “isto”?…

Por Francisco Mota 4 de Fevereiro, 2020
Hyundai_Kona_Portugal_002_1
1
Estive Lá

Novidade – Hyundai Kauai: clara subida de escalão

Por Francisco Mota 7 de Março, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?