A versão de corridas de Turismos do Cupra Leon chama-ze VZ TCR e tem tido uma carreira notável na sua categoria em todo o mundo. Participa em campeonatos na Europa, México, EUA e China. Tem também o mérito de já ter ganho corridas em todos os campeonatos em que participou. Saiba porquê.
A Cupra Racing tem tido uma presença contínua nos últimos anos, nas corridas que usam a regulamentação TCR, sucedendo diretamente à SEAT Sport, cujo Leon TCR de 2014 serviu de exemplo à definição técnica deste tipo de corridas de carros de Turismo com tração à frente. Tanto a nível nacional, como regional, os campeonatos que utilizam esta regulamentação são muitos e espalhados pelo mundo. O Cupra Leon VZ TCR e os seus antecessores têm sido usados por variadas equipas privadas, sempre com o apoio técnico da Cupra.

Isso tem permitido alcançar resultados de destaque com conquistas de campeonatos em 2024, como o TCR Europe e o o TCR México. Outra medida do sucesso do Leon VZ TCR é que o modelo obteve vitórias em todos os campeonatos em que participou. O modelo também foi utilizado no FIA Motorsport Games.
Classe TCR
Em 2025, o Cupra Leon VZ TCR fez a sua estreia na Ásia, no TCR China e nos EUA no IMSA Michelin Pilot Challenge. Xavi Serra, o Global Head of Racing na Cupra afirma que “Em 2024, o Leon Cupra VZ TCR solidificou o seu lugar nas pistas de todo o mundo, alcançando pódiums, vitórias e campeonatos e está pronto para fazer ainda melhor durante 2025.”

O Cupra Leon VZ TCR foi lançado em 2024, apoiando-se no ADN da Cupra na competição e aplicando a nova linguagem de estilo da Cupra na sua nova gama de modelos.
Novidades para 2025
Para 2025 foram introduzidas evoluções técnicas como um “set up” novo para o eixo dianteiro. A caixa de 6 velocidades sequencial mecânica SADEV recebeu um “kit” de melhoramentos. A suspensão também foi evoluída ao nível da geometria e elementos elásticos. Até a estrutura monobloco foi reforçada e o interior melhorado ao nível da ergonomia para o condutor, com mais botões no volante.

O Cupra Leon VZ TCR disputou, até ao final de 2024, 46 corridas em todo o mundo, vencendo no TCR México Sprint e TCR México Endurance e TCR Europe Series. No final da época foi utilizado no FIA Motorsport Games, como um dos carros eligíveis para a competição de Touring Cars. Este evento da FIA é um dos mais prestigiosos do ano e o Leon VZ TCR utilizou combustível com uma composição em que 50% provinha de fontes sustentáveis, reduzindo a pegada de carbono.
Evoluções técnicas
Em 2025, O Leon VZ TCR será utilizado no IMSA Michelin Pilot Challenge, uma série de 11 corridas disputadas em alguns dos mais famosos circuitos dos EUA. As corridas disputam-se segundo as regras do WSC Touring Car Racing, com os motores afinados para debitar entre 300 e 350 cv. Deste modo, a velocidade máxima ultrapassa os 260 km/h.

O Cupra Leon VZ TCR 2025 deriva do modelo de série, do qual mantém a estrutura monobloco em aço de cinco portas. Obviamente que esta estrutura é altamente reforçada com aquilo a que se pode chamar um super arco de segurança. Na verdade, este arco de segurança é tão completo que acaba por funcionar como uma estrutura tubular.

Aerodinâmica apurada
É esta estrutura que mantém a integridade do Leon VZ TCR, tanto em termos de rigidez, flexão como em termos de resistência em caso de embate. O regulamento obriga a tudo isto e permite também grandes modificações nas suspensões, nomeadamente na arquitetura da suspensão traseira. Também a carroçaria é bastante alargada e rebaixada, com todas as entradas de ar fresco e saídas de ar quente necessárias acrescentadas. Os alargamentos sobre as rodas, necessários por haver vias mais largas, são feitos em materiais sintéticos.

A aerodinâmica é também um assunto sério no regulamento do TCR, com a presença de uma asa traseira de grandes dimensões e várias aletas em vários pontos da carroçaria, além de um “splitter” sob o para-choques da frente. No projeto do Cupra Leon VZ TCR houve também um grande cuidado na “luta” ao peso, com a utilização de materiais leves. No final foi obtido um peso total de 1105 Kg.

Motor conhecido
Quanto ao motor, é utilizado uma variante do conhecido bloco EA888, empregue em vários modelos desportivos do grupo Volkswagen. Trata-se de um quatro cilindros de 1984 cc sobrealimentado por um turbocompressor. Incrivelmente, as únicas diferenças face à versão de série estão na programação do ECU, o que mostra o potencial e a resistência deste bloco. A potência máxima anunciada é de 340 cv, o que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,0 segundos e atingir uma velocidade máxima de 256 Km/h, consoante a pista.

Conclusão
A Cupra vende o VZ TCR completo e pronto a correr, disponibilizando vários níveis de serviços de acompanhamento na exploração do veículo. Depende daquilo que cada equipa necessitar. Quanto ao preço, está estimado em 149 mil euros mais impostos, o que não impediu que já tenham sido vendidos 400 unidades em todo o mundo.