Os clientes portugueses já podem encomendar o Temerario, o segundo Plug-in da Lamborghini. Saiba quanto vai custar o sucessor do Huracan, o mais acessível dos modelos da marca italiana do Grupo VW, na reportagem do Paulo Marmé.
A Lamborghini está a caminhar para a eletrificação, ainda que de forma prudente, visto que os seus clientes mais fiéis ainda torcem o nariz aos puros elétricos. De resto, o 100% elétrico da marca só chegará no final da década, pelo que até lá a entrada da eletricidade nos Lamborghini será (e está a ser feita) em modo híbrido ou como o fabricante do Grupo Volkswagen prefere chamar-lhe HPEV (High Performance Electrified Vehicle).

Assim, tivemos o Revuelto a ser revelado oficialmente em março de 2023 como sucessor do Aventador, tendo-se apresentado como o primeiro híbrido Plug-in da Lamborghini. Agora, temos o Temerario, o segundo Plug-in da marca, desvendado em agosto de 2024 (em Pebble Beach) como herdeiro do Huracan.
Pela mão da SIVA
Para assinalar a chegada do Temerario a solo português, a marca, através do importador nacional (SIVA), fez uma apresentação estática do superdesportivo tendo organizado durante o dia um evento para jornalistas e, ao final da tarde, um outro para cerca de 150 convidados, entre clientes e parceiros.

O evento decorreu no SUD Lisboa, em Belém, onde estavam expostos um Revuelto e um Urus (ambos no exterior) e, o mais jovem touro da “ganadaria”, o Temerario figurava no interior do espaço, longe de olhares curiosos, e na cor Blu Marinus (azul).
V8 biturbo
Este modelo combina um motor V8 biturbo de 4.0 litros com três motores elétricos. O motor de combustão, desenvolvido inteiramente na sede da Automobili Lamborghini em Sant’Agata Bolognese, atinge uma impressionante rotação máxima de 10.000 rpm, disponibilizando uma potência máxima de 800 cv entre as 9.000 e as 9.750 rpm. Em combinação com o trio de motores elétricos, é gerada uma potência híbrida combinada de 920 cv e 800 Nm de binário.

“A hibridização não é uma limitação, é uma oportunidade. O motor elétrico abre novos horizontes em termos de dinâmica e experiência de condução. O ADN da Lamborghini está profundamente presente em todos os nossos modelos, em qualquer condição de utilização. O Temerario é a mais recente expressão do espírito visionário da marca”, afirma Licínio Almeida, diretor-Geral da Lamborghini em Portugal.
Caixa DSG
A transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades promete transições rápidas e suaves, enquanto a cambota plana, característica dos motores de competição, garante um funcionamento fluido e um som emotivo e distintivo, afirma a marca.

Graças à sua aerodinâmica avançada, o Temerario apresenta uma eficiência 118% superior em carga aerodinâmica em comparação com o Huracan EVO, chegando aos 158% na versão Alleggerita, mais acutilante com uma maior asa traseira e mais apêndices aerodinâmicos para melhorar o apoio. De resto, a variante Alleggerita beneficiou ainda de uma redução de peso de 12,65 kg face à versão standard, podendo atingir uma poupança total de 25 kg com opções adicionais, como jantes em fibra de carbono e elementos interiores mais leves.
Mais de 340 km/h
Em termos de performance, o Temerario acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,7 segundos e atinge uma velocidade máxima superior a 340 km/h. A nova estrutura em alumínio ultraleve ofereceu um aumento de 20% na rigidez torsional, para proporcionar uma dinâmica de condução excecional, com a marca a afirmar que teve uma especial atenção em criar um interior mais espaçoso, na largura, mas também na altura da cabeça para que ocupantes com mais de dois metros de altura pudessem estar à vontade.

Quanto a preços, o Temerario terá um preço de arranque abaixo dos 400 mil euros, possivelmente a rondar os 390 mil euros. Para quem quiser (e puder…) as encomendas deste “touro” para Portugal estão abertas. As primeiras entregas a clientes só acontecerão, todavia, no início de 2026, ano em que o Temerario deverá representar 35 a 40% das vendas da marca entre nós. Com a entrada em arena do Temerario, o Urus continuará a ser o mais comprado dos “touros” da marca, com metade das entregas a clientes, seguindo-se os restantes para o Revuelto.
Conclusão
“Com o Temerario, a Lamborghini completou a sua hibridização e é agora o único fabricante de luxo no mundo com uma gama totalmente híbrida, incluindo um superdesportivo V12 atmosférico, um superdesportivo V8 biturbo e um Super SUV”, conclui Licínio Almeida, Diretor-Geral da Lamborghini Lisboa.