Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
DB2012AU00868_blog
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Como reduzir 55% no CO2 nos próximos 9 anos

img
Crónica à 6ª

Crónica – Gasolina sintética faz sentido? Porsche responde

lr_def_110_20my_off-road_100919_05-2
1
Crónica à 6ª

BMW compra Jaguar Land Rover… outra vez?

Jaguar_44
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jaguar F-Pace P400e PHEV: É como o vinho do Porto

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > BMW – Vendas de elétricos sobem 13%
Sabia Que?

BMW – Vendas de elétricos sobem 13%

Conferência anual BMW

Francisco Mota
Última atualização: 15 de Março, 2025 12:35
Por Francisco Mota
P90589923_highRes_the-new-bmw-ix-xdriv
PARTILHAR
Highlights
  • Na conferência anual a BMW justificou os resultados de 2024 e fez uma projeção para 2025.

Na reunião anual para jornalistas e accionistas, a BMW apresentou os resultados de 2024 e os planos para os próximos anos. Saiba o que aí vem de novo na reportagem TARGA 67 de Francisco Mota.

Conteúdos
Elétricos a subir2024 a descerNeue KlasseMais do que uma plataformaConclusão

Apesar de ter um modelo de negócio assente em volumes relativamente baixos e margem altas, o típico de uma marca premium, em qualquer setor de economia, a verdade é que numa altura de incertezas como a que atravessamos, isso pode não ser a melhor solução.

Elétricos a subir

Face aos gigantes da indústria, com a Toyota à frente a vender mais de 10 milhões de carros por ano, os 2,45 milhões que o Grupo BMW (BMW, Mini e Rolls Royce) vendeu em 2024 não parecem nada de especial.

Mas a verdade é que a BMW está a subir nos segmentos que mais interessam. Desde logo nos elétricos, com mais 13% de carros vendidos em 2024 do que em 2023, num total de 426 594 BEV, o que representa 17% do total das vendas.

Dentro do Grupo BMW, quem mais subiu nos BEV foi a RR com mais 479,6% (1890), seguida pela Mini com mais 24,3% (56 181) e pela BMW com mais 11,5% (368 523).

Se incluirmos os PHEV nas contas, então 1 em 4 BMW vendidos são eletrificados. Outro dado interessante é a subida, pelo 13º ano consecutivo, dos desportivos BMW M, que subiram 2,4% totalizando 206 582 modelos vendidos com elevadas margens de lucro.

2024 a descer

Mas nem tudo são rosas nos resultados da BMW em 2024. As vendas das três marcas desceram a nível global: menos 2,3%, na BMW; menos 17,1%, na Mini e menos 5,3%, na RR. Em parte as “culpas” são da conjuntura que se viveu no ano passado.

Mas também há razões na transição da oferta das três marcas.  A Mini, só no final do último trimestre teve nova gama completa, incluindo as variantes elétricas. O mesmo se pode dizer da RR e no caso da BMW a marca tem estado a investir fortemente na mudança para a nova era com a Neue Klasse. No entanto o índice de ganhos antes de juros e taxas subiu 6,3%, o que é do agrado dos accionistas.

Neue Klasse

Como disse o líder da BMW, Oliver Zipse, “em 2025, as vendas vão subir e os gastos vão descer” com o lançamento dos primeiro modelos feitos com base na nova arquitetura Neue Klasse, o contrário do que se passou em 2024, que foi um ano de investimento no desenvolvimento.

A pegada mundial da BMW amorteceu o que poderia ter sido uma descida de vendas maior. Mesmo com a China a valer um quarto das vendas da marca, um mercado onde a generalidade dos construtores estrangeiros estão em queda, a BMW compensou com um segundo ano consecutivo de recorde de vendas nos EUA.

A Neue Klasse representa um salto de duas gerações, face aos modelos atuais,em todas as áreas, desde a tecnologia de baterias, digitalização, conceito operacional, fabricação e, como não podia deixar de ser, o comportamento dinâmico. Disse Zipse.

Mais do que uma plataforma

Mais do que uma plataforma, trata-se de um conceito que irá influenciar todos os próximos BMW do futuro, seja qual for o tipo de motorização. O primeiro modelo a estrear esta nova plataforma será um SUV, de que já foi visto um concept-car e que terá a sua estreia no salão de Munique para estar à venda no final do ano. E que a BMW vai chamar iX3. Em 2026 teremos uma berlina de três volumes, o sucessor do Série 3 atual, muito provavelmente chamado i3, agora que as memórias do original compacto i3 se desvanecem.

A Neue Klasse terá arquitetura de 800 V, o recém apresentado Panoramic iDrive, um HUD que se estende a toda a largura da base do para-brisas e a sexta geração de baterias feitas com base em células BMW com mais 20% de densidade energética do que as atuais. Vão ter 30% mais autonomia e menos 30% de tempo de carregamento, capazes de armazenar 300 km de autonomia em 10 minutos, segundo a BMW. Tudo isto com custos que baixam entre 40 a 50% e que a BMW fabrica, tal como o software, também desenvolvido pela marca.

Entretanto, a BMW não está parada tendo acabado de lançar a versão renovada do iX, com autonomia alargada até aos 700 km. Para 2025, a BMW estima uma subida nas vendas na Europa e também nos EUA, apesar das taxas que a administração federal quer implementar e que a BMW diz irem ter um efeito não superior a 1% no preço final dos seus modelos. Quanto à China, espera uma estagnação nas vendas

Produzir modelos onde os vai vender é a estratégia que a BMW e muitas outras marcas está a seguir, para evitar taxas, e facilitar a logística. Estamos cada vez mais longe da antiga teoria do modelo global.

Conclusão

Apesar das incertezas e convulsões do mercado, a verdade é que a BMW continua a liderar entre as marcas premium a nível global e o plano para construir cinco novas fábricas de baterias em todo o mundo será uma grande ajuda para permanecer independente.

Ler também, seguindo o link: Teste – BMW iX xDrive40: Feio? Quem vê caras…

TAGGED:BMWBMW iXBMW iX3BMW MiniBMW Neue KlasseMiniRolls Royce
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
Deixe o seu comentário Deixe o seu comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Digital StillCamera
1
Crónica à 6ª

Crónica: Covid-19: indústria automóvel lidera “esforço de guerra”

Por Francisco Mota 21 de Março, 2020
Story "Seven big misconceptions – E-car fact check"
1
Sabia Que?

VW ID.3: faltam 4 meses – 7 mitos anti-EV vão ao polígrafo

Por Francisco Mota 30 de Março, 2020
IMG_20201229_165802
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW 420d Coupé: primeiro estranha-se e depois?…

Por Francisco Mota 7 de Janeiro, 2021
IMG_20190124_103755
1
Sabia Que?

O seu carro tem este botão? E sabe para que serve?…

Por Francisco Mota 13 de Fevereiro, 2019
Hoje Guiei Um...

TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN

Por Francisco Mota 14 de Agosto, 2025
4771656759_7fe39942af_b
1
Sabia Que?

Como usar (bem) o ar condicionado: 5 dicas para combater o calor

Por Francisco Mota 21 de Agosto, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?