A Volkswagen mostrou o seu mais pequeno elétrico, com o compromisso de custar 20 000 euros e ser feito em Portugal. Está disfarçado de concept-car mas vai ser mesmo assim. Conheça os principais detalhes do futuro modelo de entrada da VW na reportagem do Francisco Mota.

Finalmente, a VW mostra como vai ser o seu mais pequeno elétrico, fabricado na Autoeuropa, em Portugal, juntamente com versões de outras marcas do grupo, que vão ser apresentadas a seu tempo. Trata-se de um projeto que faz lembrar o do up! e companhia, que deixaram de ser produzidos em 2023, mas agora com a maior complexidade de se tratar de um carro elétrico.
Made in Portugal
A VW fez questão de instalar este projeto na Europa, incluindo a construção do automóvel e a montagem das baterias, numa segunda fábrica separada, em Espanha. Será feito em Portugal, mas antes, a Autoeuropa ainda tem pela frente o lançamento da segunda geração do T-Cross, com motorizações a gasolina semi-híbridas. Aliás, o novo T-Cross foi anunciado como sendo o último lançamento de um modelo a combustão pela VW.

A versão de série do ID. EVERY1 será lançada em 2027 com um preço de 20 000 euros, no mercado alemão. Mas não se espera que venha a ser muito diferente em Portugal. A VW cumprirá assim uma promessa que tinha feito quando lançou este projeto. O modelo vai ter um posicionamento abaixo da versão final do concept car já apresentado ID. 2all, apontado para os 25 000 euros, também no mercado alemão e que será lançado já em 2026, sendo uma oferta paralela ao Polo a gasolina.


Família urbana
Os dois modelos fazem parte de uma família de carros elétricos a que a VW chama “Electric Urban Car Family”, construídos com base na plataforma MEB, mas com tração às rodas da frente, em vez de ser às rodas de trás, como acontece no ID.3. Uma família que, nas palavras do CEO da VW permite à marca “oferecer a cada cliente o automóvel certo com o sistema de propulsão adequado.” Ou seja, os veículos com motor a combustão e híbridos continuam a fazer parte dos planos de futuro da VW, pelo menos para os próximos anos.

Thomas Schäfer, o CEO da VW afirma ainda que “o nosso objetivo é expandir a nossa posição como principal fabricante de volume a nível mundial em termos de tecnologia, até 2030. E fazê-lo como uma marca para todos.” A VW fala em “Customer Defined Vehicles”.
Detalhes de estilo
O ID. EVERY1 vai estrear uma nova arquitetura de software, mais potente, podendo receber mais funções ao longo da sua vida. Andreas Mindt, diretor de estilo da VW diz que a sua ambição “era criar algo arrojado, mas acessível.” Salienta os faróis dianteiros dinâmicos e a traseira sorridente, detalhes que pretendem dar caráter ao novo modelo de entrada da marca.

Com um comprimento de 3880 mm, o ID. EVERY1 posiciona-se entre o up! (3600 mm) e o Polo (4074 mm). Tem lotação para quatro pessoas e a capacidade da mala é de 305 litros. A plataforma MEB recebeu algumas alterações, que são comuns a todos os modelos já apresentados: ID. EVERY1, ID. 2all e ID. GTI Concept. Isto permite otimizar o espaço do habitáculo e a capacidade da mala.


Quanto a prestações do ID. EVERY1, a VW anuncia uma velocidade máxima de apenas 130 km/h, conseguida através de um novo motor elétrico de 70 kW (95 cv). A autonomia mínima anunciada é de 250 km.
Conclusão
A marca Volkswagen assinou com os sindicatos e fornecedores um plano para o futuro que pretende reforçar e expandir a gama, com o lançamento de nove modelos novos até 2027, de forma a tornar-se líder em tecnologia até 2030. Com esta aposta forte em segmentos de mercado de custo mais baixo, a VW julga ter encontrado o caminho mais rápido para o sucesso dos seus carros elétricos na Europa.
Ler também, seguindo o link: Novidade – VW ID.2: Polo elétrico por menos de 25 000€