Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
007-Leon-FR-Desire-Red_5D_Low
1
Estive LáVídeos

Seat Leon entra na 4ª geração com 3 híbridos

EQS_41
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mercedes-Benz EQS SUV: O Império contra-ataca

ZER_plano2-17
1
Crónica à 6ª

Baixa de Lisboa fecha ao trânsito?… Até que enfim!

1 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Toyota GR86: último analógico da era digital

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Elétricos > Primeiro Teste – Volvo XC90 e EX90: Só um “cheirinho”
Elétricos

Primeiro Teste – Volvo XC90 e EX90: Só um “cheirinho”

Volvo ES90 e XC90

Francisco Mota
Última atualização: 5 de Março, 2025 16:17
Por Francisco Mota
New Volvo EX90 on the road
PARTILHAR
Highlights
  • A Volvo mostrou os novos ES90, um 100% elétrico e o restyling do XC90 PHEV

Os novos Volvo EX90 e XC90 já estão à venda em Portugal. Conheça os preços e todos os detalhes do novo 100% elétrico e do renovado PHEV em mais um Primeiro Teste TARGA 67, conduzido por Paulo Marmé.

Conteúdos
ADN VolvoNova plataformaRestyling do XC90Conclusão

Num evento de curta duração dedicado a conhecer o novo 100% elétrico EX90 da Volvo e o restyling do XC90, pude observar e sentar-me dentro dos dois modelos, tendo a marca dado a possibilidade de guiar os veículos, embora durante uns escassos e meramente “simbólicos” 10 minutos, num trajeto em reta de 6 km até à rotunda do farol da Guia, em Cascais, e regresso.

ADN Volvo

Fundamentalmente, foi uma oportunidade de perceber, ao vivo, que o fabricante sueco não descurou o seu ADN nestes SUV premium de sete lugares com produtos que garantem os habituais atributos da marca: espaço, conforto, ergonomia, segurança, requinte e elegância.

Deste superficial contacto, a Volvo deu a conhecer as motorizações nas quais estes dois veículos serão comercializados e quais os preços que terão em Portugal. O EX90 é o quarto elétrico Volvo a chegar aos stands, depois do XC40 Recharge (que mudou para EX40), C40 Recharge (que passou para EC40) e EX30. Este ano, ainda será lançada uma versão Cross Country do EX30 e um sedan, o ES90. Tudo propostas 100% elétricas.

Nova plataforma

O EX90 assenta numa nova plataforma (SPA2) e terá uma versão Single Motor com um motor de 279 cv de potência (205 kW) e uma bateria de 104 kWh que proporciona uma autonomia até 580 km. Este SUV elétrico de 5037 mm de comprimento terá ainda duas variantes de tração integral (Twin Motor), qualquer delas equipada com um pack de baterias de 111 kWh: uma com 408 cv (300 kW) e até 600 km de autonomia; outra com 517 cv (380 kW) e autonomia de até 590 km.

Para os condutores nacionais, um dado relevante é que este SUV elétrico da Volvo é Classe 1 nas autoestradas portugueses com dispositivo Via Verde. Em matéria de preços, o EX90 apresenta-se com um preço chave na mão para empresas desde 62.461€ + IVA. Adquirido através de renting, a renda é a partir de 795€ + IVA. Pelo facto de ser elétrico, tem isenção de IUC, podendo as empresas contar com isenção de Tributação Autónoma e dedução de 100% do IVA. No segmento E-SUV, a Volvo tem a ambição de, em Portugal, vir a ter 15% do segmento com este seu EX90, modelo que o construtor considera ser o seu mais seguro veículo de sempre.

Restyling do XC90

O XC90 (4953 mm de comprimento) mantém-se o porta-estandarte da marca, tendo agora recebido uma lavagem estética (grelha redesenhada) e melhorias, desde logo ao nível da plataforma que, embora seja a mesma do anterior modelo (a SP1), conta com afinações diferentes, designadamente na suspensão. Trata-se, por isso, de um restyling da segunda geração do XC90 (a primeira geração vigorou de 2002 a 2014 e a segunda geração foi introduzida em 2015). A motorização que estará disponível para Portugal é a conhecido T8, um híbrido plug-in a gasolina (bloco 1969 cc de quatro cilindros de 310 cv em vez dos anteriores 300 cv) com motor elétrico de 145 cv (até aqui, era de 88 cv). No total, o T8 debita agora 455 cv (335 kW), tem um binário de 709 Nm e acelera dos 0-100 km/h em 5,4 segundos. Antes deste restyling, o T8 garantia 408 cv de potência combinada.

A bateria do XC90 é agora de 18,8 kWh (14,7 kWh utilizáveis) um upgrade face ao pack anterior de 9,2 kWh, o que lhe permite passar a oferecer até 71 km de autonomia (combinada) ou até 89 km (em cidade), em vez dos anteriores 40 km. Ainda assim, fica abaixo do alcance que outros PHEV já conseguem proporcionar, na casa da centena de quilómetros.

No interior, a imponente “sala de estar escandinava” mantém-se, com o detalhe do ecrã vertical, ao centro do tablier, ser agora de maiores dimensões: 11,2 polegadas em vez de 9 polegadas. O preço chave na mão do XC90 para empresas é desde 69.600€ + IVA ou uma renda de 949€ + IVA (renting). O modelo é também classe 1 com Via Verde e paga uma Tributação Autónoma de 15%.

Conclusão

Embora o EX90 se possa considerar, neste momento, como a versão elétrica do XC90, estes dois SUV Volvo são, na realidade, de gerações distintas, pois recorrem a plataformas diferentes. A base do XC90 é mais antiga e a do EX90 é nova. Para a Volvo, depois de um ano de 2024 que foi o seu melhor de sempre em vendas, este 2025 é aguardado com muita expectativa pela marca já que, além do EX90 (elétrico) e do XC90 (restyling) irá revelar, em fevereiro, o EX30 Cross Country e em março o ES90.

TAGGED:VolvoVolvo EC40Volvo ES30Volvo ES40Volvo ES90Volvo PHEVVolvo SUVVolvo XC90
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
Deixe o seu comentário Deixe o seu comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Targa 67 - Volvo XC90_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Volvo XC90 Recharge T8 eAWD: com maior autonomia

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
R6__6155
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro teste – Lynk & Co 01: não compre, subscreva!

Por Francisco Mota 16 de Dezembro, 2021
Volvo XC40 Recharge P8 AWD in Glacier Silver
1
Estive Lá

Volvo chega aos elétricos com o XC40 Recharge, mas só em 2021

Por Francisco Mota 24 de Outubro, 2019
20230512_115148
1
Crónica à 6ª

Crónica – Ecar Show: Salão Automóvel de volta a Lisboa

Por Francisco Mota 12 de Maio, 2023
Volvo Cars and Uber present production vehicle ready for self-driving
1
Sabia Que?

Volvo vai devolver uma semana de tempo livre aos clientes

Por Francisco Mota 3 de Março, 2020
The refreshed Volvo XC60 T8 AWD in Osmium Grey metallic
1
Crónica à 6ª

Crónica – Híbridos “plug-in” são anjos ou demónios?

Por Francisco Mota 28 de Novembro, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?