Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20210130_125416
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Superb break “plug-in”: a melhor carrinha do mundo?

20240210_170442
1
Estive Lá

Exposição – O Porsche 911 Targa de Joana Vasconcelos

IMG_20200304_140530
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Santa Fe: ideal para famílias numerosas

ST_5
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Puma ST “baixou” a 1.0: Ainda é um gozo?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > “Tenho GPS, mas não faço ideia onde estou…”
Sabia Que?

“Tenho GPS, mas não faço ideia onde estou…”

Francisco Mota
Última atualização: 11 de Junho, 2019 18:37
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”2736″]Já lhe aconteceu usar o GPS para os trajetos que não conhece bem, concentrar-se nas indicações e acabar por não saber onde está? Não é o único…

Conteúdos
A dependência do GPS“Zoom-out” não resolveEm caso de acidente…Socorro demora maisConclusão

Com os sistemas de navegação, vulgo GPS, disponíveis em muitos carros e em quase todos os smartphones, a maioria das deslocações que possam levantar alguma dúvida quanto ao caminho a tomar, passaram a ser feitas com a ajuda do GPS.

É preciso ir a casa de um amigo, que mora numa rua desconhecida? Usa-se o GPS. Procurar um restaurante novo? Usa-se o GPS. Ir tratar de algum assunto a um departamento público? Usa-se o GPS. Levar o filho a casa de um amigo? Usa-se o GPS. Hoje já ninguém responde: “não sei onde isso fica” trocando pela frase “dá-me só a morada ou o código postal.”

A dependência do GPS

A dependência do GPS é de tal forma que muitos utilizadores deixaram de ter uma visão mais alargada das regiões onde se movimentam. Limitam-se a olhar para o retângulo do sistema de navegação do carro ou do smartphone e seguir as indicações dadas pelo sistema.

Longe vão os tempos em que, para ir a algum lado menos conhecido, se puxava do icónico mapa das estradas do ACP e se começava a desdobrar até ficar do tamanho de um lençol.

Talvez não fosse muito prático, mas quem o consultava acabava por ficar com uma boa noção de onde estava, para onde queria ir e por onde devia seguir. Ficava também com uma ideia das opções que tinha e das zonas por onde tinha que passar até chegar onde queria.

“Zoom-out” não resolve

Mesmo com a função zoom-out dos mapas digitais, não é fácil ficar com essa noção mais abrangente de uma área mais alargada, no suporte eletrónico.

Se tudo correr bem, não há problema. Mas se o mapa digital não estiver atualizado, se o sistema se enganar, se o condutor não conseguir interpretar alguma indicação corretamente, fica dependente da função “recalcular”.

Em si, pode não ser um problema, mas há cenários em que não saber exatamente a localização, pode ser alarmante. Imagine uma situação tão simples como ficar sem bateria no smartphone e não ter navegação no carro.

Em caso de acidente…

Pior ainda pode acontecer em caso de acidente. Há registos de chamadas de emergência feitas por pessoas envolvidas em acidentes que não conseguem dizer rapidamente em que sítio se encontram. Isso acontece sobretudo em autoestradas e vias rápidas.

Alguns condutores não conseguem dizer em que zona da autoestrada se encontram, nem em que sentido circulavam. Outros não conseguem sequer lembrar-se de qual foi a última saída pela qual passaram ou qual foi o último sinal de indicação de povoações que viram. Alguns, nem sequer sabem dizer em que autoestrada se encontram.

Socorro demora mais

Isto pode levar o socorro a demorar mais tempo a encontrar a cena de acidente e a começar a prestar os cuidados necessários. Um problema acrescido para as forças de intervenção que encontram assim outro obstáculo na sua missão de socorro.

Antigamente, quando havia um acidente na estrada, a maneira mais comum de chamar socorro era correr para um dos pontos SOS que existem nas bermas e que estão perfeitamente localizados.

Mas hoje quase ninguém faz isso, puxando pelo telemóvel para ser mais rápido. Mas se não conseguir dizer exatamente onde se encontra, essa maior rapidez dilui-se.
Por isso, talvez continue a ser uma boa prática trazer um mapa das estradas em papel, dobrado dentro do porta-luvas: nunca se sabe quando poderá ser útil.

Conclusão

Mas o mais importante de tudo é prestar atenção aos locais por onde está a passar, para ter uma ideia de onde se encontra. Antes de se fazer à estrada, também é boa prática olhar para um mapa e identificar, nem que seja em traços gerais, a área por onde se vai movimentar e o caminho que vai seguir. Não tem que decorar todas as entradas e saídas das autoestradas, mas convém saber o mínimo. Nunca se sabe quando essa informação poderá ser da máxima importância.

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também: Ecrãs táteis são perigosos, mas não há lei para eles

 

TAGGED:ACPfeaturedGPSNavegação
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

FORD_MUSTANG_MACH-E__Studio_42
1
Estive Lá

Mustang transforma-se em SUV elétrico para bater Tesla

Por Francisco Mota 18 de Novembro, 2019
The new Volkswagen Taigo
1
Sabia Que?

VW Taigo – novo B-SUV coupé sem híbrido nem elétrico

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2021
911_gt2_rs_michelin_raceway_road_atlanta_2019_porsche_ag (1)
1
Sabia Que?

Fazer um carro numa impressora 3D? A Porsche já começou…

Por Francisco Mota 1 de Setembro, 2020
Mirai_DPL_2021_Detail_028
1
Crónica à 6ª

Crónica – Hidrogénio: VW diz não, Toyota diz sim. Quem tem razão?

Por Francisco Mota 21 de Maio, 2021
05-zevconcept-meter-global-3
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Toyota estreia-se finalmente nos elétricos com SUV bz4X

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
cq5dam.web.881.495
1
Sabia Que?Vídeos

“Roubado” à Tesla – Ford lança finalmente o seu Model E

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?