Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
x2017-new-alpine-a110-and-renault-alpine-a110.jpg.pagespeed.ic.TLynaOrxiO
Crónica à 6ª

Alpine A110 está de volta. Terá sido uma boa ideia?…

CITROEN_5
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Citroën C5 X Plug-in: Aqui está algo de diferente

960x0 (1)
1
Crónica à 6ª

Carlos 007 Ghosn: a fuga impossível

First member of the ID. family is called ID.3
1
Crónica à 6ª

VW ID: agora sim, a revolução está em marcha!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Cem anos a brincar aos “carrinhos”
Sabia Que?

Cem anos a brincar aos “carrinhos”

Francisco Mota
Última atualização: 4 de Junho, 2019 20:51
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”2661″]A Citroën faz hoje 100 anos, um percurso recheado de feitos técnicos e humanos que marcaram a indústria. Para quem gosta, nada melhor do que uma caixa de “carrinhos” para comemorar.

Conteúdos
Carros que ficaram na históriaO homem dos limõesEngrenagens com o “double chevron”Os brinquedos CitroënOs brinquedos modernosOs seis “carrinhos”Conclusão

 

A Citroën foi fundada há precisamente 100 anos, a 4 de Junho de 1919. Uma marca e uma empresa que se confundem com um período da história de França, com um percurso de altos e baixos, de alegrias e tristezas, como em todas as empresas.

Mas um percurso que marcou e continua a marcar muitos dos utilizadores dos seus produtos.

Carros que ficaram na história

Alguns dos seus carros ficaram para a história e são alvo da adoração de muitos entusiastas pelo mundo fora. O 2CV, o DS, o Méhari são apenas alguns dos modelos que ficaram na memória coletiva de quem se interessa por esta indústria.

Tudo começou da iniciativa de André Citroën, um empreendedor, mas também um sonhador e até um “marketeer”, se a palavra já tivesse sido inventada quando ele era vivo.

Filho de um negociador de diamantes holandês e de mãe polaca, Citroën nasce em Paris a 5 de Fevereiro de 1878.

O homem dos limões

O nome Citroën tem origem no seu trisavô, um vendedor de legumes na periferia de Amesterdão. Era conhecido como o Limoenman, ou o “homem dos limões.”

Mas quando chegou a vez do seu avô se casar, o seu futuro e rico sogro exigiu-lhe um nome mais sério do que Limoenman e ele escolheu Citroen (limão em holandês).

A vida de André Citroën não foi fácil, tendo ficado orfão de pai aos seis anos, o que o marcaria profundamente. A mãe morre em 1899 e o seu irmão Bernard é morto em 1914, na frente de batalha onde lutava na primeira guerra.

Citroën casa-se com Giorgina Bingen em 1914 e tem quatro filhos dessa união: Jacqueline, Bernard, Maxime e Solange. Morre a 3 de Julho de 1935, com 57 anos apenas.

Engrenagens com o “double chevron”

Os automóveis não foram a sua primeira atividade, depois de ter estudado na Escola Politécnica. Começou por produzir engrenagens metálicas com dentes em forma de “v” invertido e usou esse “double chevron” para o símbolo da marca de automóveis que fundaria em 1919.

Desde o início que tinha uma sensibilidade especial para o marketing e para a publicidade, sendo ainda hoje recordadas algumas das suas ideias mais brilhantes neste domínio, como iluminar a torre Eifel com a palavra Citroën.

Os brinquedos Citroën

Os brinquedos que reproduziam os automóveis reais que vendia eram também uma maneira de publicitar os seus produtos, em particular junto daqueles que seriam os seus futuros potenciais clientes. E mais um pequeno negócio em si mesmo.

Em 1932 surgem assim os brinquedos Citroën, que também ficaram para a história e são hoje muito cobiçados pelos colecionadores.

Nesse primeiro ano, foram vendidos 15 000 pequenas réplicas de carros a pedais, que os mais pequenos se divertiam a “conduzir” nos jardins, enquanto esperavam pelo dia de poder guiar um Citroën verdadeiro.

Diz-se que o objetivo desta estratégia destinada aos mais novos era que as primeiras palavras que as crianças aprendessem fossem: “Mamã, Papá… Citroën.”

Os brinquedos modernos

No ano em que a Citroën completa os seus 100 anos de existência, nada melhor do que comemorar com os brinquedos Citroën, mas os dos nossos dias, entretanto transformados em peças para coleccionadores. As crianças de hoje preferem outros brinquedos.

Dentro da sua coleção Origins, a marca francesa lançou uma série de brinquedos de coleção que evocam alguns dos carros mais emblemáticos da sua história.
Um deste conjuntos surge numa caixa metálica de estilo muito nostálgico, com decoração alusiva à data de fundação da marca e inclui seis miniaturas à escala 1/64, feitos com peças em metal e plástico.

Os “carrinhos” surgem em embalagens individuais e perfeitamente acondicionados, perfeito para os adeptos do “unwrapping”. Não são réplicas hiper-realistas, são miniaturas fiéis aos traços gerais dos modelos originais, mas que conseguem manter o charme dos brinquedos de outros tempos.

Os seis “carrinhos”

Dentro da caixa metálica, pode ser encontrado um DS 23 Pallas em cor marfim, um Méhari verde escuro, um 2CV Charlestone em dois tons de cinzento, um Traction Avant preto e vermelho, um furgão Type H amarelo e um CX azul claro. Todos eles merecem atenção e fazem-nos viajar para diferentes fases da vida da Citroën.

Conclusão

Para quem gosta de automóveis e tem um “fraquinho” por miniaturas, este conjunto transporta para a infância, quando brinquedos como estes eram muito aguardados no dia do aniversário. E quando brincar com um “carrinho” no chão era tudo o que algumas crianças queriam. Parabéns, Citroën!

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

TAGGED:Citroënescalafeaturedminiaturas
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

AMDBSSuperleggeraWhiteStone28318-jpg_35740
1
Crónica à 6ª

Top 10 by Targa 67 – os melhores testes do ano

Por Francisco Mota 28 de Dezembro, 2018
IMG_20210130_125416
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Superb break “plug-in”: a melhor carrinha do mundo?

Por Francisco Mota 8 de Junho, 2021
6
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mazda MX-5 100 anos: um belo fim de tarde

Por Francisco Mota 17 de Novembro, 2021
ccc
Crónica à 6ª

Crónica – Redução de 10 km/h na autoestrada por causa de guerra

Por Francisco Mota 18 de Março, 2022
20221221_174336
Crónica à 6ª

Crónica – Um carro novo no sapatinho

Por Francisco Mota 23 de Dezembro, 2022
Copyright William CROZES @ Continental Productions
1
Sabia Que?

Citroën C5 X: crossover para quem está farto de SUVs

Por Francisco Mota 13 de Abril, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?