Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
2
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Toyota Yaris Cross quer bater Captur e 2008

IMG_20220527_105427
1
Estive Lá

Crónica – Salão volta à antiga FIL, mas só com eletrificados

Targa 67 - Alfa Romeo Tonale_Thumbnail_2 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Teste Alfa Romeo Tonale 1.5: O que vale o novo SUV?

Sébastien Loeb
1
Estive Lá

Entrevista – Sébastien Loeb: “Não combinei nada com Ogier!…”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Primeiro Teste – Abarth 600e: elétrico aos 75 anos
Estive Lá

Primeiro Teste – Abarth 600e: elétrico aos 75 anos

Francisco Mota
Última atualização: 6 de Novembro, 2024 14:37
Por Francisco Mota
Abarth 600e Scorpionissima_09
PARTILHAR

Numa altura em que comemora 75 anos, a Abarth lança o seu primeiro B-SUV elétrico. O Abarth 600e está disponível em versões de 240 e 280 cv e Francisco Mota já esteve em Balocco, a pista de testes italiana da Stellantis, para um Primeiro Teste. Fique a saber o que vale este desportivo elétrico.

Conteúdos
Abarth B-SUV elétrico200 km/hTravões naturaisEm BaloccoMais animaçãoConclusão

A Abarth fez história através de variantes de modelos da Fiat, algumas destinadas ao uso em estrada, outras dedicadas exclusivamente à competição. O negócio das peças de preparação desportiva também foi um ponto forte da Abarth, em áreas tão distintas como as suspensões, escapes, jantes e muito mais. Mas a Abarth de hoje é muito diferente da Abarth do passado. A aposta nos modelos 100% elétricos começou com o Abarth 500e e continua agora com o Abarth 600e, com uma subida de potência e de prestações que merece atenção.

Abarth B-SUV elétrico

Se o Abarth 500e de 155 cv se posiciona como um citadino capaz de prestações entusiasmantes, acompanhadas por um estilo exterior bem desportivo e por um ambiente do habitáculo muito apelativo, já o 600e tem outras ambições. Desde logo na carroçaria de cinco portas e na plataforma e-CMP2, que é partilhada com todos os B-SUV das marcas da Stellantis. É uma plataforma multi energias, capaz de acolher motorizações 100% elétricas, mild-hybrid e só a combustão.

Em termos de dimensões, o 500e mede 3,64 metros, enquanto o 600e chega aos 4,19 metros, um pouco mais do que o Fiat 600e, devido aos para-choques maiores. Ainda assim, o 600e não é um dos B-SUV mais habitáveis do segmento, tendo relativamente pouco espaço nos lugares traseiros, sobretudo em comprimento e largura.

No caso deste Abarth 600e apenas estão disponíveis as versões 100% elétricas, em duas opções, o Turismo, e o Scorpionissima, tendo ambos o mesmo binário máximo de 345 Nm e um regime máximo de motor de 15 000 rpm. Face ao Fiat 600e 100% elétrico de 156 cv e 260 Nm, as mudanças são muitas, como seria de esperar de um Abarth.

200 km/h

Desde logo pela utilização de um motor específico e de uma bateria também diferente do 600e, mas com os mesmos 50,8 kWh úteis do Fiat. Com uma química diferente, o Abarth 600e consegue atingir os 200 km/h de velocidade máxima e a marca afirma que o modelo consegue fazer uma volta completa ao circuito alemão do Nürburgring, onde o 600e foi desenvolvido, sem perder rendimento, graças a um sistema de arrefecimento reforçado. A bateria carrega a um máximo de 100 kW DC.

Para conseguir essa performance, a Abarth montou uma barra estabilizadora extra, anexa à barra de torção traseira, com 140 mm de espessura. A suspensão é 25 mm mais baixa e 41% mais firme que no Fiat 600e e os pneus Michelin Pilot Sport 225/40 R20 têm maior dureza nos ombros e menor no centro, com 20% de redução de ruído. A direção é mais direta e também os travões foram melhorados, com discos ventilados Alcon de 280 mm na frente.

Travões naturais

Ainda nos travões, a Abarth decidiu não usar regeneração na travagem quando se usa o modo mais desportivo Scorpio Track. Na desaceleração, a regeneração está ativa, mas quando se pressiona o pedal de travão isso não acontece, para garantir um tato de pedal mais natural. Talvez o componente mais importante seja o autoblocante, que bloqueia a 36%, em aceleração e 34%, em desaceleração, garantindo um nível de tração muito superior. Com tudo isto, a Abarth garante que o 600e é capaz de gerar 1g de aceleração lateral em curva. Curiosamente, a Stellantis usou o seu simulador de Fórmula E para desenvolver este Abarth 600e.

Estão disponíveis duas versões do Abarth 600e, o Turismo de 240 cv (45 000 euros) e o Scorpionissima de 280 cv (49 000 euros), ambos vão estar à venda em Janeiro para as primeiras entregas. O Turismo anuncia uma aceleração 0-100 km/h em 6,2 segundos, enquanto que o Scorpionissima faz o mesmo em 5,85 segundos. Para o condutor estão disponíveis três modos de condução: Turismo, Scorpio Street e Scorpio Track. O primeiro é o equivalente ao modo Eco e está limitado aos 100 cv. Os outros chegam à potência máxima carregando no acelerador a fundo. Existe ainda uma função “B” para maior regeneração na desaceleração, mas não há patilhas.

Por dentro, há uma decoração evocando o escorpião tradicional da Abarth e instrumentos específicos no monitor tátil. Os bancos Sabelt desportivos têm uma parte das costas aberta, para refrigerar o corpo, e algumas superfícies são revestidas a Alcantara, se bem que a maioria usa plásticos duros. O painel de instrumentos é simples e há bons porta-objetos na consola, mas os botões da transmisão, espalhados na consola, não são intuitivos. A mala leva 360 litros de capacidade.

Em Balocco

Não falta o sintetizador de som exterior, que se pode desligar e que imita um motor a combustão, tal como no 500e. É uma questão de gosto, que na cidade e a baixa velocidade fará pouco sentido. Comecei este Primeiro Teste ao volante do Scorpionissima numa das pistas de testes do complexo de Balocco. Depois de umas quantas curvas em modo Turismo e Scorpio Street, passei ao modo Scorpio Track, notando desde logo uma reação mais rápida do acelerador, mas sem brusquidão.

A aceleração é bastante forte e continuada, sem um decréscimo aparente quando se aproxima da velocidade máxima. A tração é muito boa, devido ao eficiente trabalho do autoblocante Torsen. Mesmo na saída das curvas mais fechadas, as rodas da frente colocam todo o binário no piso, apenas com um pouco de “torque-steer”. A frente evita muito bem a subviragem, mantendo uma atitude neutra e eficiente que permite levar velocidades altas nas curvas mais rápidas.

Mais animação

Querendo um pouco mais de animação, é possível fazer rodar a traseira na entrada em curva ou mesmo em apoio, com um efeito bem medido e de controlo fácil. A direção dá uma ajuda, com uma assistência bem calibrada e boa rapidez. Quanto aos travões, confirma-se que a ausência de regeneração na travagem contribui para um fácil doseamento do pedal.

A segunda parte deste Primeiro Teste decorreu em estrada, fora da pista, ocasião para confirmar que a suspensão tem um tato firme, sobretudo em pisos mais degradados. Contudo, não tem um pisar demasiado castigador para os ocupantes do Abarth 600e. Esta segunda parte decorreu a bordo da versão Turismo de 240 cv. Claro que os 40 cv a menos se notam, mas não a ponto de considerar o Turismo uma versão realmente inferior ao Scorpionissima. Em estrada, a performance real não é muito diferente.

Conclusão

Neste momento, 10% do volume de produção dos modelos que dão origem aos Abarth são Abarth, mostrando o apelo que a eletrificação está a causar na marca fundada por Carlo Abarth. O fim da produção dos Abarth a combustão talvez não vá deixar tantas saudades como alguns pensavam.

Francisco Mota

Abarth 600e Scorpionissima

Potência: 280 cv

Preço: 49 000 euros

Veredicto: 4 estrelas

Ler também, seguindo o link

TAGGED:AbarthAbarth 500Abarth 500eAbarth 600eAbarth Fiat
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
Deixe o seu comentário Deixe o seu comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

_VDV6403
1
Estive LáVídeos

Primeiro Teste – BYD Atto 3: Elétrico chinês está à altura?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
27
Estive LáThe car of the year

Car Of The Year 2020: revelados os 35 concorrentes

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
2021_ProaceVersoElectric_Static_001
1
Estive LáVídeos

Toyota entra nos comerciais elétricos com 8 modelos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
KIA_EV6GT-033_3600x2400
1
Estive Lá

Primeiro teste – Kia EV6 GT: Tão rápido como um Porsche

Por Francisco Mota 1 de Agosto, 2022
Peugeot_3008_01
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Peugeot 3008 Hybrid 48V: Mais que um “mild hybrid”

Por Francisco Mota 28 de Junho, 2023
ami_6_01_1620x1000
1
Estive LáVídeos

O Citroën Ami 6 do tio Manuel e outras histórias

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?