Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
ë-C4 X (43)
Crónica à 6ª

Crónica – Será que já se estão a vender demasiados elétricos?…

Mazda MX-30_Action (4)
1
Estive Lá

Teste (quase) secreto: MX-30, o primeiro elétrico da Mazda

kia-ev3-baseline-frost-blue-dynamic-hires-003
Estive Lá

Primeiro Teste – Kia EV3: Agora muda tudo

Primeiro Teste – VW ID.7 Tourer: Elétrico e carrinha

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Milano: nome amaldiçoado da Alfa Romeo muda para Junior
Sabia Que?

Milano: nome amaldiçoado da Alfa Romeo muda para Junior

Francisco Mota
Última atualização: 15 de Abril, 2024 17:29
Por Francisco Mota
PARTILHAR

Pela segunda vez na sua história, a Alfa Romeo tenta dar o nome Milano a um novo modelo e pela segunda vez tem que o mudar. O Francisco Mota explica porque o novo B-SUV mudou para Junior e lembra qual o outro modelo que se devia ter chamado Milano.

Conteúdos
Governo italiano não quer“Publicidade gratuita”Qual era o “outro” Milano?…

 

O governo italiano comunicou à Alfa Romeo e publicamente que era “ilegal” dar o nome Milano a um carro produzido fora de Itália, neste caso na Polónia, onde o novo B-SUV da marca nascida em Milão vai ser produzido, mais propriamente na fábrica de Tychy.

É a mesma fábrica onde é feito o Jeep Avenger e o Fiat 600, que utilizam a mesma plataforma e os principais componentes, por isso faz todo o sentido do ponto de vista industrial que o Milano, perdão, o Junior, lá seja feito.

Governo italiano não quer

A posição do governo italiano, que evoca uma lei de 2003, surge no seguimento de sucessivas manobras de pressão com vista a influenciar a Stellantis a investir mais em Itália.

Mas a Stellantis já anunciou um plano de investimento de 5 mil milhões para Itália, que passa pela reabilitação da antiga fábrica de Mirafiori e pela construção de uma fábrica de baterias para carros elétricos, só para citar dois de vários projetos em curso.

Mas em vez de entrar numa batalha legal, que está certa poderia ganhar, a Stellantis decidiu pura e simplesmente mudar o nome do B-SUV de Milano para Junior, outro nome famoso da rica história da marca.

“Publicidade gratuita”

Em comunicado, a Stellantis afirma que não quer entrar em polémicas com o governo italiano e que preferiu escolher outro nome para o novo modelo. Agradecendo ainda, ironicamente, “a publicidade gratuita que o governo italiano vai dar ao Junior”, com esta posição.

Refira-se que a Alfa Romeo anunciou o nome Milano em Dezembro, sem que o governo italiano tenha dito alguma coisa nessa altura, preferindo esperar pela apresentação internacional do modelo para depois tomar esta posição.

Quem perde publicidade é a cidade de Milão, que deixa de estar escrita na carroçaria daquele que vai ser o modelo mais vendido da Alfa Romeo nos próximos anos. Quando ao governo italiano, torna-se difícil perceber o que ganha com esta posição…

Qual era o “outro” Milano?…

Milano foi o nome escolhido de entre os sugeridos pelos adeptos da marca, num inquérito organizado pela marca no ano passado. Mas Junior também era um dos nomes citados pelos inquiridos.

Milano parece um nome amaldiçoado para a Alfa Romeo, que já o tinha tentado usar anteriormente, acabando por ter que o alterar à última hora.

Se quer saber qual foi o primeiro modelo que devia ter usado o nome Milano e não usou, basta seguir o link abaixo, que o leva ao artigo que escrevi aqui no TARGA 67.

Francisco Mota

Novidade – Alfa Milano: O B-SUV com nome rejeitado

TAGGED:Alfa GiuliaAlfa JuniorAlfa MilanoAlfa Romeofeatured
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

hyundai-ioniq-5-n-racetrack-0324-413_jpg_bfc_off
1
ElétricosEstive Lá

Primeiro Teste – Hyundai Ioniq 5 N: Elétrico de 650 cv é mesmo desportivo?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
PEUGEOT_3008PHEV_2009STYP_001BA
1
Sabia Que?

Restyling no 3008: Peugeot põe SUV na linha

Por Francisco Mota 2 de Setembro, 2020
31
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Fiat Tipo Cross 1.0: À boleia dos “crossover”

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
RAV4 Thumbnail
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Toyota RAV4 Plug-in: qual a autonomia real?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Aston MartinPortraitsGaydon, England25th July 2017Photo: Drew Gibson
1
Crónica à 6ª

CEO da Aston Martin “arrasa” elétricos, autónomos e… políticos

Por Francisco Mota 19 de Julho, 2019
IMG_20190717_120758
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW T-Cross: mais vale tarde que nunca

Por Francisco Mota 11 de Maio, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?