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Crónica à 6ª

Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade

Francisco Mota
Última atualização: 5 de Abril, 2024 17:07
Por Francisco Mota 5 Min leitura
stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
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5/4/2024. Carlos Tavares, CEO da Stellantis, afirmou que as baterias dos carros elétricos têm que reduzir o seu peso para metade, nos próximos dez anos. Tema para discussão e análise na Crónica à 6ª feira do TARGA 67, assinada por Francisco Mota.

Conteúdos
“Avanço significativo”Menos matéria primaCaminho opostoConclusão

 

Há muitas questões em redor das baterias dos veículos elétricos, mas todas vão desembocar ao mesmo tema: o peso. Para ter mais autonomia, as baterias têm que ser maiores, ficando mais pesadas e prejudicando a autonomia, ou pelo menos não a potenciando tanto quanto seria desejável. Um ciclo vicioso.

A resposta dos construtores de baterias tem sido sempre a mesma nos últimos anos: se é precisa maior autonomia, aumenta-se o tamanho da bateria o mais que for possível, mas ficando refém do aumento de peso.

Em mais uma edição do “Freedom of Mobility Forum” idealizado por Carlos Tavares como forma de influenciar a opinião pública e a classe política, depois de ter desistido de o fazer como presidente da ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis), o CEO da Stellantis defendeu o caminho contrário.

“Avanço significativo”

As suas afirmações foram no sentido de que, para os carros elétricos virem a ter o sucesso que se pretende, precisam de reduzir o peso das suas baterias para metade, nos próximos dez anos. Mas sem perder autonomia.

Tavares aludiu à necessidade de um avanço tecnológico significativo na tecnologia das baterias, que diminua o seu peso mas aumente a densidade da capacidade. E acrescentou que isso vai mesmo acontecer nos próximos anos. Não esclareceu como, mas decerto sabe mais do que eu sobre o que aí vem.

Claro que este objetivo tem toda a lógica. Com menos peso, as baterias não fazem tanto “lastro” e não prejudicam tanto a eficiência, potenciando a descida de consumos e o aumento da autonomia. Se o tal avanço tecnológico for capaz de manter a capacidade, melhor ainda.

Menos matéria prima

A outra vantagem, de que se fala menos, é uma utilização mais racional dos materiais que constituem as baterias, nomeadamente o Lítio. Com baterias mais pequenas, usa-se menos material em cada uma, como é óbvio, com os recursos naturais a servirem para mais baterias e mais automóveis.

Mesmo que a densidade das baterias não aumente, uma descida do tamanho das baterias com a tecnologia atual pode ter os seus méritos. As marcas continuam a utilizar os valores de autonomia dos seus carros como argumento de marketing. E raramente isso lhes sai bem.

Quando anunciam valores de autonomia de 600 km ou mais, estão a usar as normas WLTP para ciclo urbano. E essas normas não são obtidas na circulação real, mas em banco, seguindo um ciclo que simula a realidade, mas sem a mesma severidade.

De todos os modelos elétricos que tenho testado nos últimos anos, os meus testes reais TARGA 67 de consumo em cidade e estrada vão sempre além dos anunciados. E uso sempre o mesmo método de medição para todos.

Ou seja, prometer 600 km ao comprador, que depois mal consegue chegar aos 500 km no mundo real é meio caminho para a desilusão. Mais ainda para quem não seja um ferrenho defensor dos elétricos.

Caminho oposto

O caminho oposto deverá ser o que todas as marcas vão seguir no futuro. Fornecer carros elétricos com baterias mais pequenas e não maiores. Desde logo porque isso reduz em muito o custo dos modelos elétricos, tornando-os acessíveis a mais potenciais compradores.

Depois, porque não faz sentido andar a carregar uma bateria enorme todos os dias, quando muito raramente se precisa de usar toda a autonomia de uma vez. Se os híbridos “plug-in” são vendidos com base nos dados de que a maioria dos condutores na Europa faz menos de 50 km por dia, porque razão um elétrico precisa de ter mais de 400 Km?

Conclusão

Todos sabemos a resposta a esta pergunta, claro. A maior limitação à utilização livre de um carro elétrico não é a autonomia da sua bateria. É a rede de carregadores manifestamente insuficiente, o que só se agravará se nada for feito. Mais do que os incentivos à compra e uso dos carros elétricos, é urgente uma política europeia de expansão ultra-rápida dos postos de carregamento. Sem isso, qualquer bateria será sempre pequena.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:Crónica – Quanto ganha Carlos Tavares

 

TAGGED:Carlos Tavarescarros elétricosEC carsEVfeaturedhíbridosPeugeotPHEVPlug InTavaresTesla
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