Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
ESC_1083_00014
1
Estive LáVídeos

Primeiro Teste – Cupra Born: melhor ou pior que VW ID.3?

ami_6_01_1620x1000
1
Estive LáVídeos

O Citroën Ami 6 do tio Manuel e outras histórias

12
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Tucson Hybrid: híbrido verdadeiro e sem cabos

PEUGEOT_308_TESTDRIVE_0921TC 275
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Peugeot 308 SW: nem só de SUVs vive o Homem

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > The Car Of The Year 2024: Qual vai ganhar?
Estive LáThe car of the year

The Car Of The Year 2024: Qual vai ganhar?

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 10:15
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

O júri do The Car Of The Year, do qual faz parte Francisco Mota, reuniu-se no complexo de pistas de testes CERAM, perto da Paris, para testar os sete finalistas de 2024. Ocasião para tirar as últimas dúvidas, testar novas versões e até ver uma surpresa. Saiba tudo na reportagem do TARGA 67.

Conteúdos
Testes em pistaOs 7 finalistasNovidades e uma surpresaA votação finalConclusão

 

Este é um dos momentos chave do ano, no que concerne o The Car Of The Year, o prémio mais conceituado da indústria automóvel, fundado em 1964 por um grupo de revistas da especialidade de vários países.

Hoje, o júri é composto por 61 jornalistas de 23 países, dos quais 54 estiveram presentes neste já tradicional teste dos sete finalistas, realizado no complexo de pistas de testes para a indústria automóvel CERAM, perto de Paris.

Quatro 100% elétricos e três multi-energia

Foi a ocasião para tirar algumas dúvidas, tanto nas excelentes estradas rurais em torno das instalações do complexo CERAM, como nas pistas desta instalação, que é utilizada diariamente pelos construtores para desenvolver novos modelos.

Testes em pista

Um complexo que tem todo o tipo de pistas, desde um anel de velocidade, a pista de mau piso de vários tipos, valas de água, uma área multi-funções asfaltada de grande área e a exigente pista que reproduz uma estrada secundária francesa, com elevações, depressões e curvas de todos os tipos. É a preferida dos jurados.

Trata-se de um cenário ideal para testar os sete finalistas em condições que são difíceis de reunir na estrada aberta. Uma espécie de prova dos nove para os sete modelos que o júri seleccionou como os finalistas da edição 2024 do The Car Of The Year.

Os 7 finalistas

Os finalistas deste ano são, por ordem alfabética: BMW Série 5, BYD Seal, Kia EV9, Peugeot 3008, Renault Scénic, Toyota C-HR e Volvo EX30.

Últimos testes dos finalistas da edição 2024

Dos sete finalistas, quatro são modelos 100% elétricos, os outros três estão disponíveis com vários tipos de motorizações. Todos vão estar disponíveis para entrega aos seus clientes este ano, condição essencial para serem considerados.

Novidades e uma surpresa

Durante este teste dos 7 finalistas, estiveram disponíveis algumas versões que ainda não tinha testado, com destaque para o Peugeot 3008 MHEV, o Toyota C-HR PHEV e os BMW 530e e 550e xDrive, ambos PHEV. A marca da hélice ainda levou uma surpresa, um exemplar da nova Série 5 Touring, mas apenas para apreciação estática.

Nas próximos dias publicarei as primeiras impressões de condução destas novas versões nos habituais Primeiro Testes do TARGA 67. Mas posso dizer que todos contribuíram para aumentar o meu conhecimento das três gamas.

A votação final

A próxima fase que todos os jurados têm pela frente será a votação final, num processo com algumas particularidades. Tal como os meus colegas jornalistas dos outros países, tenho à minha disposição 25 pontos para distribuir pelos sete finalistas, com algumas condições.

Os 7 finalistas do The Car Of The Year 2024

Tenho que dar mais pontos a um deles, escolhendo assim o meu preferido. Depois, tenho que dar pontos a, pelo menos, cinco modelos, ou seja, só posso atribuir zero pontos a dois finalistas. Mais importante, para todos os finalistas, tenho que justificar, por escrito, a minha votação para cada modelo, mesmo que lhe dê zero pontos.

Tanto a grelha de pontuação como os textos justificativos vão estar online no site thecaroftheyear.org após o anúncio oficial do vencedor, que será feito às 7h00 de 26 de Fevereiro, o dia de abertura à imprensa do Salão Internacional do Automóvel de Genebra, a primeira vez que é realizado, desde que 2019 e que acolhe mais uma vez a nossa cerimónia.

Conclusão

Total transparência, a competência de um júri composto por jornalistas especializados e uma experiência de 60 anos são os principais ingredientes que fazem do The Car Of The Year, o prémio mais apetecido pelos construtores de automóveis. Qual será o vencedor de 2024?…

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

TAGGED:BMWBYDfeaturedKiaPeugeotRenaultThe Car Of The YearToyotaVolvo
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Audi e-tron Sportback 55 quattro
1
Sabia Que?

Audi e-tron: o que se ganha com a versão Sportback?

Por Francisco Mota 28 de Maio, 2020
676921_20231115_Polestar_2_MY24
1
ElétricosSabia Que?TécnicaVídeos

Técnica – Elétricos: tração à frente ou atrás? O exemplo Polestar

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
P90357013_highRes_the-new-bmw-m8-compe
1
Crónica à 6ª

Crónica: Fábricas reabrem, mas quem vai comprar carros?

Por Francisco Mota 17 de Abril, 2020
58
1
Hoje Guiei Um...

Último teste – BMW i3: Ainda continua muito à frente

Por Francisco Mota 26 de Abril, 2022
Renault_3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Austral Full Hybrid: Não lhe falta nada, mas…

Por Francisco Mota 22 de Dezembro, 2022
Targa 67 - Honda Civic Type R_THUMBNAIL_1 - Cópia
Estive LáVídeos

Vídeo – Honda Civic Type R: A fundo no Circuito do Estoril

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?