Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Buzz_50_A
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – VW ID.Buzz: Parece um “pão de forma” só que elétrico

IMG_20200911_121826
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Suzuki Ignis mais híbrido: como não gostar dele?…

Low Res
1
Sabia Que?

Citroën C10: história de um 2CV muito especial

IMG_20191107_161635
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Bentley Continental GT Cabrio: 24 horas nas nuvens

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Elétricos > Novidade – Yaris Cross EV e os 6 elétricos da Toyota
ElétricosEstive Lá

Novidade – Yaris Cross EV e os 6 elétricos da Toyota

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:38
Por Francisco Mota 10 Min leitura
PARTILHAR

A Toyota anunciou que vai ter 6 modelos elétricos à venda até 2026 e já mostrou alguns deles, com destaque para o Yaris Cross EV. Acrescentou ainda o FT-Se, uma visão do que pode ser o futuro MR-2 e revelou como está a desenvolver novas baterias. Saiba tudo na reportagem TARGA 67, assinada por Francisco Mota.

Conteúdos
Toyota atrasada nos EV?O Yaris Cross elétrico“Joint-Venture” com BYDA terceira geração em 2027O futuro dos desportivosNovas bateriasEstado sólido em 2027Conclusão

 

Mais uma vez, a Toyota organizou em Bruxelas o Kenshiki Forum, um evento onde mostrou os seus planos futuros para a região da Europa. Kenshiki quer dizer “insight”, uma ocasião para mostrar o trabalho que a marca tem estado a fazer.

Além de estrear o APM para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que será fabricado na fábrica da Salvador Caetano em Ovar e de que já aqui falei no TARGA 67 (pode ler tudo seguindo o link no final do texto) a Toyota mostrou muito mais.

Toyota Kenshiki Forum mostrou o futuro da marca na Europa

Alguns dos modelos agora vistos em Bruxelas tinham sido estreados no recente salão de Tóquio, mas a Toyota fez questão de trazer os “concept-cars” mais relevantes para a nossa região, para os apresentar à Imprensa europeia.

Toyota atrasada nos EV?

A Toyota sabe que a Europa é a região onde a transição energética se está a fazer mais depressa e as suas vendas de híbridos “plug-in” e elétricos já refletem isso mesmo. Mas também sabe que tem de acelerar o passo.

Três dos 6 Toyota elétricos até 2026

Para aqueles que dizem estar a Toyota atrasada nos elétricos, esta apresentação do plano de lançamento de 6 elétricos até 2026 é a resposta da marca japonesa. E começando logo pelo segmento que mais cresce na Europa, o dos B-SUV.

O Yaris Cross elétrico

O Urban SUV vai ser lançado já em 2024 e trata-se do equivalente elétrico do Yaris Cross, em termos de dimensões. Vai ser o elétrico mais pequeno deste 6 modelos e terá como alvo o Peugeot E-2008.

Toyota Urban SUV é o futuro Yaris Cross elétrico

As dimensões são de 4,3 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. Estará disponível em versões com um motor e tração à frente ou dois motores e tração às quatro rodas. Também haverá escolha entre dois tamanhos de bateria, com duas autonomias distintas.

O Urban SUV está pronto e vai chegar já em 2024

O estilo assenta em vias relativamente largas, rodas colocadas perto dos quatro cantos da plataforma e uma frente com desenho próximo ao do novo Prius.

“Joint-Venture” com BYD

O Sport Crossover também segue o desenho da frente do Prius, com uma silhueta “fastback” e estará à venda em 2025. É um projeto feito no âmbito de uma “joint-venture” com a BYD e estará à venda na Europa e na China.

Sport Crossover Concept tem perfil de coupé

Tem um estilo que apela à elegância e a uma certa desportividade, com um perfil de crossover coupé, mas teremos que esperar para saber mais detalhes.

A terceira geração em 2027

Quanto ao FT-3e trata-se de uma terceira geração de elétricos, com horizonte de lançamento numa segunda vaga a começar em 2027-2028.

É um concept que pretende juntar uma nova linguagem de estilo a novas tecnologias para veículos elétricos.

FT-3e é um crossover de grandes dimensões

Usa uma nova plataforma exclusivamente para elétricos e que será partilhada com outros modelos que a marca apresentou também agora, como o desportivo FT-Se e a berlina de luxo Lexus LF-ZC.

Esta plataforma modular está separada em três partes, frente, central e traseira, com elementos fundidos, em vez de estampados, para as duas extremidades, que reduzem tempos de fabricação e aumentam a rigidez estrutural.

O estilo do FT-3e rompe com o habitual

A aerodinâmica é uma prioridade, para aumentar a autonomia num modelo que mede 4,86 m de comprimento, 1,955 m de largura e 1,595 m de altura. Maior que um Tesla Model Y.

A Toyota afirma também que o FT-3e terá já uma nova geração de baterias, recurso a construção de baixo peso e baixo Centro de Gravidade.

Também há uma nova abordagem à digitalização, tanto no interior como no exterior, com displays a dar informações ao condutor assim que se aproxima do veículo estacionado.

Além do já conhecido bZ4X, do Urban SUV e do Sport Crossover, a Toyota ainda vai lançar mais três SUV, um deles já visto no salão de Shangai, o Compact SUV Concept.

O futuro dos desportivos

Finalmente, o GR FT-Se sugere como poderá ser um pequeno desportivo, um pouco na herança do antigo MR-2. Como todos os concept-cars FT, o significado dessas letras é “Future Toyota” neste caso com as restantes letras a significar “Sports eletric”.

Quando o vou poder testar?…

Este concept-car não tem data de lançamento mas mostra a preocupação em encontrar o caminho para o futuro dos pequenos desportivos na era elétrica. Tem 4,38 m de comprimento, 1,895 m de largura e apenas 1,22 m de altura, tendo o mesmo comprimento do GR Supra. A aerodinâmica ativa é usada nos flancos.

Recorre a uma nova geração de baterias, mais leves e com maior densidade de energia. A dinâmica pode ser configurada pelo condutor, a partir da tração elétrica às quatro rodas.

Alguma inspiração no antigo MR-2, pelo menos na colocação central da bateria

Poderá também ter uma caixa de velocidades manual com embraiagem e som de motor à escolha do condutor. A posição de condução à muito baixa, com a bateria colocada atrás dos bancos em posição central.

Novas baterias

Para os modelos a lançar depois de 2026, a Toyota está a trabalhar em vários tipos de baterias de Lítio. Para os modelos mais caros, usa química NMC e promete o dobro da autonomia com carregamento mais rápido e custos 20% reduzidos, comparando com a bateria do bZ4X.

O GR FT-Se pode vir a ter caixa de velocidades manual e embraiagem

Também trabalha em baterias LFP, 40% mais baratas, com mais 20% de autonomia (comparando com o bZ4X), para modelos mais acessíveis.

Surgirá ainda um terceiro tipo de bateria, para modelos desportivos, com tecnologia bi-polar e cátodo de Níquel, que permitirá ainda mais autonomia e menos custos.

Estado sólido em 2027

Finalmente, para 2027-2028, prepara baterias de eletrólito sólido, que estima conseguirem 1000 km de autonomia com menos peso e um tempo de carregamento de 10 a 80% de carga em 10 minutos.

A Toyota afirma que desenvolveu um novo processo de fabricação destas baterias que lhe permite fazer várias dezenas de milhar de baterias.

Conclusão

O futuro elétrico da Toyota a curto prazo começa com o Yaris Cross EV em 2024, o primeiro de 6 modelos elétricos que a marca terá à venda até 2026, contando com o bZ4X. A evolução das baterias é claramente um tema prioritário na marca e, pelo que vi, a questão do estilo, muitas vezes um ponto fraco no passado, parece estar a ser bem resolvido. Somando a tudo isto o poderio do maior fabricante de automóveis do mundo, o único a construir 10 milhões de unidades por ano, não será difícil prever onde a Toyota poderá chegar com os elétricos. Apesar de continuar a desenvolver outras tecnologias como o Hidrogénio.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

Novidade – Toyota elétrico dos Olímpicos feito em Portugal

TAGGED:featuredToyotaToyota BEVToyota bZ4XToyota HybridToyota PriusToyota Yaris Cross
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

5 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Megane E-Tech Electric: À prova em estradas portuguesas

Por Francisco Mota 16 de Fevereiro, 2022
Targa 67 - VW ID3 vs ID4_thumbnail_3 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – VW ID.4 será melhor elétrico que ID.3?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Peugeot 208 Press PresentationPortugal, October 2019
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Ao volante do novo 208: leia o primeiro teste em Portugal

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
iX1_37_A
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – BMW iX1: Não é por ser elétrico que é menos BMW

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
8674883561_fb93ed7a3c_b - Cópia
1
Crónica à 6ª

Poluição: são os carros que nos matam?

Por Francisco Mota 9 de Fevereiro, 2019
img
Crónica à 6ª

Crónica – Gasolina sintética faz sentido? Porsche responde

Por Francisco Mota 19 de Novembro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?