Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Targa 67 - DS4_thumbnail
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – DS 4 E-Tense: Rivaliza com Audi, BMW e Mercedes?

Targa 67 - UX 250h VS 300e_Thumbnail_1 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Lexus UX 250h vs. 300e: híbrido ou elétrico?

IMG_20210123_160649
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Land Rover Defender 90: versão curta melhor que longa?

Passat_16
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Passat Variant TDI: Em vias de extinção

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – The Car Of The Year 2024: Conheça os 28 candidatos
Crónica à 6ªThe car of the year

Crónica – The Car Of The Year 2024: Conheça os 28 candidatos

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 10:15
Por Francisco Mota 5 Min leitura
68
PARTILHAR

24/11/2023. O The Car Of The Year é o prémio mais antigo e mais conceituado da indústria automóvel, sendo atribuído desde 1964. Conheça os concorrentes da edição 2024 e que hipóteses têm de ganhar em mais uma Crónica à 6ª feira do TARGA 67, assinada por Francisco Mota, membro do júri internacional.

Conteúdos
Não há inscrições59 jornalistas de 22 paísesLista de candidatosAgora, os finalistas

 

A história do The Car Of The Year começou em 1964 quando um grupo de revistas europeias decidiu juntar-se para eleger o melhor carro lançado no mercado durante os 12 meses anteriores. Foi uma iniciativa exclusivamente editorial, organizada por jornalistas da especialidade.

E 60 anos depois, continua a ser uma iniciativa exclusivamente editorial, organizada por jornalistas e com um júri de que fazem parte jornalistas especializados do setor automóvel.

Sempre foi um prémio totalmente independente, não tem um departamento comercial nem depende de patrocinadores. São as editoras fundadoras que suportam os custos, a bem da total transparência.

Não há inscrições

Ao contrário de outros prémios, em que os carros admitidos apenas o são depois de as marcas respetivas os inscreverem e pagarem a inscrição, no The Car Of The Year, não há inscrições, nem pagamentos.

Os modelos admitidos a cada ano apenas têm que seguir os critérios indicados nos estatutos do The Car Of The Year, publicados no site oficial. O link está no fim deste texto. São critérios simples, de datas de lançamento efetivo e número mínimo de mercados em que esse lançamento já foi feito.

59 jornalistas de 22 países

O júri é composto por um grupo muito abrangente de jornalistas da Europa, no total são 59 membros oriundos de 22 países. Os maiores mercados são representados por mais jurados, os mais pequenos, por menos. Portugal tem dois jornalistas no júri, tendo eu a honra de ser um deles, desde há mais de dez anos.

A eleição do vencedor passa por várias fazes. A primeira foi a definição da lista de candidatos, com base nos critérios do prémio e tendo em conta também os modelos que a maioria dos jurados teve já ocasião de testar. Nem todas as marcas conseguem disponibilizar todos os modelos em todos os mercados, por isso alguns têm que ficar de fora.

A lista dos candidatos já foi apurada e conta com 28 modelos diferentes, lançados na Europa, ou a lançar dentro dos prazos estabelecidos nos critérios e inclui os seguintes modelos, por ordem alfabética:

Lista de candidatos

BMW Série 5

BMW XM

BYD Atto 3

BYD Dolphin

BYD HAN

BYD Seal

Fiat 600e

Ford Bronco

Honda CR-V

Honda e:NY1

Honda ZR-V

Hyundai Ioniq 6

Hyundai Kauai

Jeep Grand Cherokee

Kia EV9

Lexus RZ

Lucid Air

Mercedes-Benz Classe E

Mercedes-Benz EQE SUV

Nio ET7

Peugeot E-3008

Renault Espace

Renault Scenic

Smart #1

Toyota C-HR

Toyota Prius

Volkswagen ID.7

Volvo EX30

Agora, os finalistas

O próximo passo para o júri é escolher os 7 finalistas. Depois das contas feitas, o resultado dessa votação será anunciado já no dia 27 de Novembro. Quais vão ser os finalistas é algo que ninguém pode saber neste momento.

As escolhas são muito variadas, os jornalistas são oriundos de mercados muito diferentes, cada um com as suas particularidades e as suas prioridades. A presença de modelos 100% elétricos é cada vez maior e a dos construtores chineses também. Como sempre, será a matemática a definir os 7 finalistas.

Depois, seguem-se mais testes aos 7 finalistas, durante os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. O vencedor do The Car Of The Year 2024 será anunciado a 26 de Fevereiro.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

https://www.caroftheyear.org/

TAGGED:2024BMWBYDCOTY 2024featuredMercedesNioSmartToyotaVolvo
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

007_Dacia Duster Journey Guincho
1
Crónica à 6ª

Crónica – Por que os Dacia são como são

Por Francisco Mota 23 de Dezembro, 2023
Maxus_31
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Maxus T90 EV: Primeira pick-up elétrica é chinesa

Por Francisco Mota 6 de Fevereiro, 2024
ë-C4 X (43)
Crónica à 6ª

Crónica – Será que já se estão a vender demasiados elétricos?…

Por Francisco Mota 3 de Junho, 2023
1_64a9cc09-3944-4a49-a9c4-611fe5e49af9_1600x
1
Sabia Que?

Eléctricos: saiba como e quando as baterias vão evoluir

Por Francisco Mota 11 de Junho, 2020
IMG_20200511_181850
1
Sabia Que?

Covid-19 também “atacou” pneus: saiba como os recuperar

Por Francisco Mota 13 de Maio, 2020
maxresdefault
1
Crónica à 6ªVídeos

Já conhece a ISA?… Ela vai controlar a sua condução

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?