Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20201005_122835
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Lexus ES 300h: afinal quanto gasta um híbrido?

Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista

20230831_150504_A
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Peugeot E-3008: Elétrico com 700 km de autonomia

0D6A3949
Elétricos

Primeiro Teste – Leapmotor T03: À atenção da Dacia

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Comprar (e pagar) um Hyundai na Amazon já em 2024
Crónica à 6ª

Crónica – Comprar (e pagar) um Hyundai na Amazon já em 2024

Francisco Mota
Última atualização: 17 de Novembro, 2023 20:49
Por Francisco Mota
AMAZON_nyundai
PARTILHAR

17/11/2023. A Hyundai anunciou ontem no salão de LA que vai ser possível comprar e pagar os seus modelos na Amazon, já em 2024. Será mais um problema para os concessionários tradicionais? Tema da Crónica à 6ª feira desta semana no blog TARGA 67, assinada por Francisco Mota.

Conteúdos
Compra digitalMentalidades a mudarUm brinde para os concessionáriosAinda há incógnitasConclusão

 

Comprar automóveis novos na Amazon não é novidade, mas, até agora, a finalização da compra e o pagamento tinha que ser feito sempre num concessionário da marca em causa. É possível fazer a configuração, simulação de financiamento, mas as assinaturas tinham sempre que ser feitas da maneira convencional.

No Salão de Los Angeles, a decorrer esta semana, a Hyundai subiu ao palco com a Amazon e anunciaram que comprar um carro da marca sul-coreana no site da Amazon vai passar a ser tão fácil como comprar um livro.

O carro até poderá ser entregue à porta do comprador, como uma encomenda qualquer. A Hyundai vai ser a primeira marca a disponibilizar esta possibilidade, já em 2024. Será mais um obstáculo ao negócio dos concessionários tradicionais?

Compra digital

Sabe-se a vontade que os fabricantes de automóveis têm em passar às vendas diretas, sem intermediários que lhes absorvem uma parte da margem de lucro. Mas essa transição parece mais difícil do que a transição energética.

O modelo tradicional de venda de automóveis está muito enraizado nos compradores, sobretudo nos mais velhos. O automóvel é geralmente o segundo bem mais caro que uma família compra, ou sobre o qual faz um financiamento. Por isso, a maioria dos compradores prefere fazer o negócio presencialmente.

Há uma ligação entre o comprador e o vendedor do automóvel, por vezes complexa, mas que os compradores entendem como um fator suplementar de confiança. Para alguns compradores, não todos, é também a oportunidade de negóciar, olhos nos olhos, o melhor preço, o melhor equipamento.

Configurar um carro no site de uma marca, é um exercício que se tornou do agrado de muitos, por vezes apenas para alimentar um sonho. Outras vezes para se preparar para a melhor abordagem ao vendedor.

Mentalidades a mudar

Mas comprar um carro através dos meios digitais, comprometer-se a uma despesa considerável apenas com um “clique” é algo que não passa pela cabeça de todos os compradores. Contudo, a digitalização da vida está a mudar mentalidades, sobretudo das gerações mais novas.

Para os concessionáros tradicionais, este novo canal pode vir a ser um concorrente de peso, mas ainda não imediatamente. A Hyundai e a Amazon anunciaram também que a entrega do carro comprado na plataforma digital será feita pelo concessionário mais próximo da casa do comprador.

Para já, a compra de um Hyundai na Amazon só vai estar disponível nos EUA, onde é obrigatória a venda através de um concessionário em vários Estados, pois não é permitido fazer vendas diretas de automóveis novos pelos construtores.

Um brinde para os concessionários

Um mercado no qual os compradores eventualmente estarão menos ligados emocionalmente à compra de um automóvel do que noutros mercados, como nos europeus, por exemplo em Portugal, o que facilita todo o processo.

Além disso, as unidades novas que vão estar disponíveis para venda na Amazon são provenientes dos concessionários locais de cada potencial comprador. Ou seja, para os concessionários, será uma maneira de aumentar a exposição do seu stock de carros novos.

É também o concessionário designado a ficar com a sua habitual margem na venda, fica responsável por todas as explicações necessárias ao consumidor, além de tratar de todo o pós-venda. Ou seja, pelo menos nos EUA, os concessionários só têm a ganhar com este novo canal de negócio.

Ainda há incógnitas

A ferramenta informática final que vai ser usada para a compra ainda não foi revelada, nem todos os detalhes acerca de simulações de financiamento ou modos de pagamento. Por isso ainda restam algumas dúvidas.

Do que não há dúvida é que os concessionários da Hyundai nos EUA vão ganhar uma exposição considerável, não só por se tratar de algo com a dimensão da Amazon, mas também porque é a primeira marca a avançar. Se resultar, outras se vão seguir.

Alguns críticos já vieram dizer que, afinal, não se trata de nada de novo, que é apenas mais uma venda online de um automóvel, o que já existe noutras plataformas há muito tempo, seja de carros usados, seja de novos.

Conclusão

O que realmente faz a diferença é a dimensão da Amazon e o facto de não se tratar de uma plataforma especializada em automóveis. O grau de exposição a consumidores não obrigatoriamente orientados para a compra de um automóvel online pode gerar mais negócio, para a marca e para os seus concessionários. Um exemplo de como a digitalização pode não ser o terror dos concessionários, antes pelo contrário.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:Crónica – Ampere: Nasceu a “start-up” da Renault para os elétricos

TAGGED:AmazonfeaturedHyundaiHyundai IoniqHyundai Santa FeHyundai Tucson
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

The new Volkswagen ID.4
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Chegou o ID.4: o pesadelo elétrico do VW Tiguan

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
05-zevconcept-meter-global-3
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Toyota estreia-se finalmente nos elétricos com SUV bz4X

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
CUPRA_EIE_Tavascan_026
1
Estive Lá

Novidade – Cupra Tavascan EV: fazer omeletes com ovos

Por Francisco Mota 24 de Abril, 2023
2024_mazda2-hybrid_spain_act-19
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Mazda 2 1.5 Hybrid: Evolução esperada

Por Francisco Mota 15 de Março, 2024
BMW i Vision Dynamics 3
1
Sabia Que?

Nova grelha: BMW foi obrigada a mudar, saiba porquê

Por Francisco Mota 9 de Março, 2020
Base de donnée : Astuce Productions
1
Sabia Que?

DS 4: mas afinal o que é isso do “savoir-faire” francês?

Por Francisco Mota 29 de Outubro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?