Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Targa 67 - Kia XCeed_Thumbnail_1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Kia Xceed 1.0 T-GDI: Em equipa que ganha…

New Outlander PHEV Moonstone Grey_024LR
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Mitsubishi Outlander PHEV: O regresso

6A8A8048
1
Estive LáThe car of the year

The Car Of The Year 2024: Qual vai ganhar?

IMG_20190902_172802
1
Estive Lá

Mazda CX-30: por que vai “acabar” com o CX-3?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – CEO da Renault quer adiar elétricos?
Crónica à 6ª

Crónica – CEO da Renault quer adiar elétricos?

Francisco Mota
Última atualização: 4 de Agosto, 2023 10:12
Por Francisco Mota 8 Min leitura
PARTILHAR

4/8/2023. Luca De Meo, o italiano CEO do Grupo Renault disse esta semana que a Comissão Europeia deve adiar a proibição de venda de veículos com motores a gasolina e gasóleo. Saiba quais as razões e as consequências em mais uma Crónica à 6ª feira no blog TARGA 67, assinada por Francisco Mota

Conteúdos
Adiar a proibição de 2035Adiar por que razão?Euro 7: “impossível”Grandes investimentosEsquecer o óbvioMais procura que ofertaA concorrência chinesaConclusão

 

Além de CEO do Grupo Renault, que inclui a Dacia, Alpine e outras marcas de mobilidade, o italiano de 56 anos Luca De Meo é também o atual presidente da ACEA, a associação dos construtores europeus de automóveis. Tudo aquilo que De Meo diz em público tem que ser ouvido à luz das duas funções.

Como CEO do Grupo Renault, a sua prioridade é defender o negócio, como é natural. Como presidente da ACEA, a sua função é defender os interesses das marcas associadas, algumas com prioridades diferentes umas das outras.

Adiar a proibição de 2035

Esta semana, De Meo falou sobre o futuro da eletrificação automóvel na Europa e aquilo que disse acaba por colocar em contradição as suas duas responsabilidades, como aliás já aconteceu com o seu antecessor na presidência da ACEA, o português Carlos Tavares, que cumpriu o mandato anterior.

Segundo De Meo, a Comissão Europeia devia adiar a proibição da venda de veículos novos com motores a gasolina e gasóleo. A data estabelecida e aprovada é 2035, mas De Meo disse que a proibição devia ser atrasada para 2040.

Adiar por que razão?

As suas razões são simples: dar mais tempo às tecnologias dos carros elétricos a bateria e ao Hidrogénio para se desenvolverem.

Presumivelmente para se conseguir uma paridade de preços com os carros com motor de combustão, coisa que De Meo já disse não acreditar estar para breve.

Curiosamente, tanto a Volvo como a Ford já vieram publicamente dizer que não querem nenhum atraso na proibição dos motores a combustão, pois já estão focadas nos elétricos.

Euro 7: “impossível”

Este pedido/exigência de De Meo à Comissão Europeia vem com outro agregado, o da revisão dos limites para a norma anti-poluição Euro 7, que está agendada para entrar em vigor em 2025.

De Meo diz que é “impossível” aos construtores cumprir essa data. Diz que não há tempo (ou será apenas dinheiro?…) para os construtores adaptarem os atuais motores a gasolina e gasóleo às novas normas, mais exigentes.

Diz também que é impossível porque as regras ainda não estão definidas, apesar de a Comissão Europeia já ter apresentado uma proposta de limites de emissões poluentes (não apenas CO2) que tem vindo a ser sucessivamente criticada por alguns construtores. Na sua opinião, a norma Euro 6 está “perfectly fine.”

Grandes investimentos

Mas enquanto diz isto, acrescenta que a indústria automóvel já investiu dezenas de milhares de milhões de euros na eletrificação e defendeu, em Março, que os motores a combustão estão a morrer. Na altura disse mesmo que “nesta altura, já nenhum construtor está a desenvolver novos motores a combustão.”

O seu ponto de vista é o mesmo que Carlos Tavares já defendia antes na ACEA, o de que a indústria não devia ser obrigada a gastar dinheiro na adaptação dos motores à norma EU7, dinheiro esse que seria melhor aplicado nos 100% elétricos. Dinheiro gasto em “tecnologia que não tem futuro” como disse agora.

Esquecer o óbvio

É uma lógica que esquece o óbvio, que daqui até 2035 ainda faltam doze anos, ou 17 anos, se o adiamento que deseja para 2040 fosse aceite.

Ou seja, mais de uma década em que nenhuma evolução seria feita na diminuição da poluição nas cidades, responsável por 300 000 mortes por ano, segundo a Comissão Europeia.

Mas todas estas posições de De Meo acabam por bater de frente contra a dinâmica de eletrificação do Grupo Renault, que tem no Zoe um sucesso com mais de dez anos, um Megane elétrico que se posiciona entre os melhores do segmento e uma gama completa de outros modelos 100% elétricos a ser desenvolvidos a todo o vapor, com o R5 elétrico a ser um sucesso antecipado.

Mais procura que oferta

A procura de elétricos não para de crescer, e De Meo justamente anuncia isso mesmo nos números mais recentes da empresa. Desta parte do seu discurso, infere-se que a procura deste tipo de automóveis está acima da oferta, o que não é uma surpresa, tendo em conta a pressão que o marketing de todas as marcas tem feito na direção dos elétricos.

Em grande parte, os potenciais compradores de automóveis novos já meteram na cabeça que o seu próximo carro vai ser um elétrico, só estão à espera que os preços baixem e que as condições de utilização, nomeadamente o crescimento da rede de carregadores públicos, cresça.

A concorrência chinesa

A Renault e todos os outros construtores a operar na Europa precisam de aumentar a produção, reduzir os preços e acelerar o processo para dar resposta à procura, antes de serem ultrapassados pelas novas marcas chinesas, que todos os meses desembarcam na Europa.

O discurso do adiamento não cola com a realidade. O que os construtores a operar na Europa precisam não é de um adiamento, é do contrário, de uma aceleração a fundo para não perderem o comboio.

Em vez de estar a reclamar mais cinco anos, talvez fosse melhor reclamarem apoios dos governos para a sua atividade, incluindo apoios para as empresas que trabalham na expansão da rede pública de carregadores. Esse parece ser a curto prazo o gargalo da garrafa da eletrificação.

Conclusão

A maior dificuldade para as marcas a operar na Europa não é falta de tempo para desenvolver carros elétricos. A maioria até já anunciou que vai deixar de fabricar modelos a combustão antes de 2035. A maior dificuldade vai ser a concorrência das marcas chinesas. E é para isso que precisam de apoio dos políticos para, pelo menos, poderem lutar com regras equivalentes para todos, o que não se passa neste momento.

Francisco Mota

Ler também seguindo o link:

Crónica – Norma Euro 7: Afinal, o que está em causa?

TAGGED:ACEAAlpineDaciaDe MeofeaturedGroup RenaultLuca De MeoRenault
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

BMW
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW i5 eDrive40: À procura da alma elétrica

Por Francisco Mota 9 de Janeiro, 2024
IMG_20201126_151716
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Abarth 595C Monster Yamaha: escorpião volta a atacar

Por Francisco Mota 13 de Janeiro, 2021
Isuzu_1
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Isuzu D-Max: Uma pick-up à moda antiga

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
16
Hoje Guiei Um...

Teste – Mitsubishi Colt 1.0 65cv: Será que chega?

Por Francisco Mota 26 de Julho, 2024
AstraD_29_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Opel Astra ST 1.5D: Diesel ainda é opção válida?

Por Francisco Mota 23 de Novembro, 2023
DriveNow-1024x768
1
Crónica à 6ª

Crónica – Car sharing: parecia uma ideia tão boa…

Por Francisco Mota 2 de Outubro, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?