Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
ASX_3
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Mitsubishi ASX 1.6 PHEV: Por portas e travessas

Hyundai_23
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Santa Fé HEV: Estilo controverso

ID4_16
Crónica à 6ª

Crónica – Qual vai ser a primeira Nokia dos automóveis?

AUDI_22
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi Q4 e-tron 40: no meio está a virtude?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Teste – Cupra Leon 1.5 eTSI: O futuro da Seat é assim
Hoje Guiei Um...

Teste – Cupra Leon 1.5 eTSI: O futuro da Seat é assim

Francisco Mota
Última atualização: 27 de Julho, 2023 12:07
Por Francisco Mota
PARTILHAR

Depois de ter começado pelas motorizações mais potentes e pelos modelos mais caros, a Cupra começou a descer. Este Leon 1.5 eTSI de 150 cv é o modelo menos potente da marca, resta saber como resultava na estrada. Teste TARGA 67, conduzido por Francisco Mota e fotografado por João Apolinário para ficar a saber tudo.

Conteúdos
Um Leon diferenteO sistema “mild hybrid”Faz “boost”Dos melhores do segmentoCríticas na ergonomiaCaixa DSG7 em bom nívelBem calibradoConsumos baixosMotor com forçaDinâmica desportivaConclusãoCupra Leon 1.5 eTSI

 

É o próprio CEO da Seat/Cupra que o diz: “a Cupra é o futuro da Seat”, quando lhe perguntam o que vai acontecer à Seat. A primeira prova disso pode ser vista no elétrico Born ou no SUV Formentor, enquanto se espera pelo Terramar, o último modelo com motor a combustão da marca e pelos futuros elétricos Tavascan e Raval.

Grelha e símbolo Cupra substituem o S de Seat

Para trás ficou o início da Cupra, feito primeiro com as versões mais potentes do Ateca e do Leon. Só que a estratégia não se ficou por aí e a marca fundada em 2019 começou a descer nas escala da potência e do preço. Surge assim este Leon 1.5 eTSI, o modelo menos potente e o segundo mais acessível da marca espanhola. Há uma versão com caixa manual de seis e sem “mild hybrid” que custa menos 2354 euros.

Um Leon diferente

Sendo uma variante do Seat Leon de cinco portas, também disponível na carroçaria carrinha Sportstourer, a versão Cupra tem, ainda assim algumas diferenças, desde logo ao nível do estilo.

Frente com grelha e símbolo Cupra, para-choques específicos e jantes de desenho próprio são os mais visíveis, bem como os acabamentos na cor cobre e as cores de carroçarias únicas da marca.

Pneus 225/40 R18 estão ajustados à performance

Tão ou mais importante, ao passar de Seat para Cupra, este Leon recebe uma suspensão com molas mais curtas, bem como diferentes especificações para os amortecedores, além de uma calibração diferente da assistência elétrica da direção. Tudo para tornar a condução mais envolvente.

O sistema “mild hybrid”

Quanto a esta motorização 1.5 eTSI, está acoplada a uma caixa de dupla embraiagem de sete relações, tem um sistema “mild-hybrid” de 48 Volt, constituído por uma máquina elétrica, comandada por correia, com potência de 9 kW e capacidade de regenerar a 12 kW, alimentada por uma bateria de 250 Wh de iões de Lítio.

Estilo Cupra assenta muito bem no Leon

Isto é suficiente para fazer aquilo a que os engenheiros chamam o “soft-start” ou seja, um arranque assistido pela função de motor elétrico. Em velocidade de cruzeiro, a gestão pode desligar o motor a gasolina por completo e deixar o Leon fazer “bolina” com a caixa em ponto-morto, ou mesmo usar o motor elétrico para propulsionar.

Faz “boost”

O sistema pode ainda fazer um “boost”. Abaixo das 1500 rpm, regime onde começa o binário máximo do motor a gasolina, o motor elétrico fornece 50 Nm e se o condutor acelerar a fundo, pode chegar a entregar um máximo de 75 Nm. Isto é um valor muito significativo, num regime em que o motor a gasolina estará a debitar 120 Nm, ou menos.

Motor de quatro cilindros é suave e potente

Quando se atinge o regime de binário máximo do motor a gasolina, o motor elétrico passa a funcionar como gerador. O peso máximo do conjunto híbrido é de cerca de 20 kg e a redução nos consumos rondará os 7%, segundo os cálculos da marca.

Dos melhores do segmento

Ao volante, o Leon mantém todas as qualidades que se lhe reconhecem desde 2020, quando esta quarta geração do modelo foi lançada, usando a plataforma MQB do grupo Volkswagen.

Boa posição de condução, com bancos confortáveis

Amplo espaço para dois passageiros na fila de trás, com o do meio a ter menos largura e um túnel alto no piso, mala com 380 litros e fácil de aproveitar, e uma qualidade de materiais e montagem que sai reforçada com as aplicações em cor de cobre e com os excelentes bancos.

Críticas na ergonomia

Críticas para o monitor tátil central, com uma organização confusa que obriga a desviar a atenção da estrada, tanto mais que inclui os comandos da climatização.

Bastante espaço na segunda fila de bancos

A posição de condução é muito boa, com amplas regulações do banco e volante, este com uma pega anatómica muito boa. A caixa DSG7 tem um pequeno “gatilho” na consola, em vez de uma alavanca, que não facilita as manobras. Mas o modo automático funciona muito bem, sem soluços.

Caixa DSG7 em bom nível

A caixa tem ainda um modo Sport, que faz passagens mais tardias e mantém relações mais curtas durante mais tempo, uma escolha que resulta muito bem, quando se quer um pouco mais de animação na condução.

Gatilho da caixa não é prático nas manobras

Além disso, há patilhas no volante, muito pequenas como é hábito desta plataforma, mas que aumentam o nível de envolvimento do condutor. Fazem passagens rápidas e suaves, muito eficientes.

Bem calibrado

Há três modos de condução disponíveis: Comfort/Sport/Individual que cobrem o essencial das preferências do condutor e mudam o tato da direção e acelerador. A direção tem sempre uma assistência muito bem equilibrada entre esforço e ligação à estrada, mesmo a baixas velocidades.

Boa qualidade de materiais e montagem no habitáculo

O pedal de travão é progressivo e a suspensão, independente às quatro rodas, faz um excelente trabalho entre controlo e conforto, com uma ligeira prioridade à primeira, respeitando a atitude desportiva e sofisticada da marca. Os pneus 225/40 R18 contribuem para este pisar refinado.

Consumos baixos

Em cidade, o motor de quatro cilindros emite um ronronar de que os ouvidos gostam. O sistema “mild hybrid” dá uma ajuda clara a baixos regimes, tornando a resposta ao acelerador progressiva e convincente.

Painel de instrumentos digital com muita informação

No meu habitual teste de consumos em cidade, com A/C desligado, obtive um valor de 6,7 l/100 km, mostrando o bom contributo da parte híbrida, numa versão que pesa 1395 kg.

Sistema de infotainment é confuso de usar

Em autoestrada a velocidade estabilizada de 120 km/h e mantendo o A/C desligado, o consumo desceu aos 5,5 l/100 km, provando que um bom motor a gasolina com injeção direta, turbocompressor e intercooler ainda consegue ser muito económico, mais ainda com a ajuda da parte híbrida.

Motor com força

Em estradas secundárias, escolhendo o modo Sport, começa por agradar a força do motor quando se acelera a fundo, levando os 0-100 km/h a demorar apenas 8,7 segundos. Com a potência máxima a estabilizar entre as 5000 e as 6000 rpm.

O 1.5 eTSI acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,7 segundos

A baixos regimes, sente-se bem o auxílio híbrido, pois a caixa não precisa de reduzir de imediato, quando se reacelera com mais decisão. Depois, o motor sobe de forma muito linear e saudável.

Dinâmica desportiva

Os travões não têm problemas em lidar com o peso relativamente contido do Leon, fornecendo um ataque inicial progressivo mas decidido. A direção consegue ser direta o suficiente para mandar as rodas da frente na direção precisa que o condutor escolher, sem o mínimo de nervosismo, tudo bem calibrado.

Dinâmica desportiva e envolvente

Os pneus resistem bem à subviragem até velocidades de entrada altas e a atitude geral do Leon é neutra e com pouca inclinação lateral. Claro que a subviragem acaba por chegar, quando se leva mais velocidade para dentro das curvas, mas é de fácil resolução. O ESC não é alarmista, entra em cena no tempo certo.

Cupra Leon eTSI (fotos de João Apolinário)

Querendo um estilo de condução mais “artístico”, a suspensão aceita deixar-se deslizar de forma muito previsível e controlada na entrada em curva, mas nunca em ângulos muito pronunciados, só o necessário para conseguir curvar com as rodas da frente mais direitas e otimizar a tração na saída. Divertido, mas sempre com a sensação de que está tudo sob controlo.

Conclusão

A Cupra fez muito bem em “descer” a este nível de potência com o Leon, um modelo que merece muito mais elogios do que críticas. O sistema “mild hybrid” acrescenta economia e performance, sem pedir nada em troca em termos de utilização. Não há aqui cabos nem carregamentos o que o torna numa escolha muito interessante para quem considera que os familiares compactos a gasolina ainda têm muito para dar.

Francisco Mota

(fotos de João Apolinário)

 

Cupra Leon 1.5 eTSI

Potência: 150 cv

Preço: 36 282 euros

Veredicto: 4 (0 a 5)

 

Ler também, seguindo o link:

Novidade – Cupra Tavascan EV: fazer omeletes com ovos

 

TAGGED:1.5 eTSICupraCupra LeonCupta Leon 1.5 TSIfeaturedSeatSeat Leon
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20201216_110911
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro teste – Renault Twingo Electric: o mais barato dos elétricos

Por Francisco Mota 17 de Dezembro, 2020
5
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Discovery Sport PHEV: a medida certa para um Land Rover

Por Francisco Mota 3 de Novembro, 2021
DB2012AU00868_blog
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Como reduzir 55% no CO2 nos próximos 9 anos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW 520e Touring: Rainha das carrinhas em modo “plug-in”

Por Francisco Mota 21 de Fevereiro, 2022
IMG_20200604_100605
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot e208: assim até já gosto de elétricos!

Por Francisco Mota 10 de Junho, 2020
2019-audi-e-tron_100682287_h
1
Sabia Que?Vídeos

Retrovisores vão acabar… finalmente!

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?