Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação

Teste – Ford Raptor Diesel: Menos “loucura”

68
Crónica à 6ªThe car of the year

Crónica – The Car Of The Year 2024: Conheça os 28 candidatos

IMG_20181210_095457
1
Hoje Guiei Um...

Audi Q8 50 TDI quattro: cara de mau!…

Vendredi_Travelling_Journaliste_043
1
Estive Lá

Teste – Renault 5 GT Turbo: Eram outros tempos…

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Primeiro Teste – Hyundai Ioniq 6 – Manda a aerodinâmica
Estive Lá

Primeiro Teste – Hyundai Ioniq 6 – Manda a aerodinâmica

Francisco Mota
Última atualização: 27 de Junho, 2023 14:10
Por Francisco Mota
PARTILHAR

Já está em Portugal o elétrico Hyundai Ioniq 6, na versão de tração atrás e 228 cv. Uma berlina para rivalizar com o Model 3 da Tesla, que aposta forte na aerodinâmica para aumentar a autonomia. Primeiro Teste TARGA 67, muito breve, só para recolher as primeiras impressões deste “irmão” do Ioniq 5, com condução de Francisco Mota.

Conteúdos
“Irmão” do Ioniq 5Aerodinâmica mandaO estilo “sofre”Por dentroNa estradaConfortável…Conclusão

 

A moda dos SUV nunca teve na eficiência aerodinâmica uma aliada, pelo contrário. As formas quadradas e as grandes superfícies frontais projetadas vão no sentido de produzir grandes resistências ao avanço, sobretudo na condução em autoestrada.

O que mais sofre com isso são os consumos o que, nos veículos elétricos, se traduz por autonomias menores do que se consegue obter com carroçarias mais baixas e mais eficientes, do ponto de vista aerodinâmico.

A plataforma E-GMP é partilhada com o Hyundai Ioniq 5

Este foi o ponto de partida para o projeto Ioniq 6, além da vontade da Hyundai em colocar no mercado um modelo o mais próximo possível do Tesla Model 3, o fenómeno de vendas conhecido em todo o mundo.

“Irmão” do Ioniq 5

O Ioniq 6 partilha a plataforma E-GMP com o SUV Ioniq 5, bem como toda a parte elétrica, do motor traseiro de 168 kW (228 cv)  e 350 Nm, à bateria de iões de Lítio de 77,4 kWh colocada sob o piso.

Berlina Ioniq 6 é opção ao SUV Ioniq 5

A Hyundai anuncia uma autonomia de 614 km, em ciclo combinado segundo a norma WLTP, resultado de um consumo combinado de apenas 14,3 kWh/100 km.

Aerodinâmica manda

O segredo para esta relação entre capacidade de bateria e consumo é a aerodinâmica, com a marca a anunciar um baixo Cx de 0,21, bem menor que os 0,288 do Ioniq 5 com o mesmo conjunto motor/bateria.

O resultado é que o Ioniq 5 anuncia um consumo de 17,0 kWh/100 km, que se reflete numa autonomia de 507 km, tudo em ciclo combinado.

Aerodinâmica foi uma prioridade no projeto do Ioniq 6

Ponto importante, os valores de consumo e autonomia do Ioniq 6 só são conseguidos quando equipado com umas jantes aerodinâmicas de 18”.

Optando pelas jantes mais convencionais de 20”, o consumo sobe aos 16,0 kWh/100 km e a autonomia desce aos 545 km, ainda assim melhores que no Ioniq 5.

O estilo “sofre”

Outros detalhes relevantes para este assunto são os puxadores de portas encastrados e os “flaps” ativos na frente, bem como uma série de outros detalhes que se encontram um pouco por toda a carroçaria, como as entradas das “air curtains”.

Hyundai Ioniq 6 (228 cv)

Claro que a eficiência aerodinâmica obriga a alguns constrangimentos ao nível do desenho. A Hyundai diz ter recolhido inspiração para a Ioniq 6 no perfil de uma asa de avião, o que obrigou a colocar dois spoilers na traseira, para a manter colada ao chão a velocidades mais altas.

O estilo do Ioniq 6 resulta, no mínimo, original. Mas não tem uma estética que agrade ao primeiro olhar, é preciso estudar-lhe os detalhes para o conseguir apreciar. Os próprios responsáveis da Hyundai estão cientes disso.

Por dentro

Com 4,855 metros de comprimento, o Ioniq 6 tem bastante espaço para as pernas dos passageiros da segunda fila, mas o piso é alto e obriga a levar os joelhos altos e as pernas mal apoiadas no assento. A altura reduzida aconselha a cuidados com a cabeça, quando se entra ou sai.

Interior partilha muitos componentes com o Ioniq 5

O interior partilha componentes com o Ioniq 5, nomeadamente o painel de instrumentos, ecrã tátil e os comandos, entre os quais o da transmissão, colocado na coluna de direção, atrás do volante, que resulta pouco prático. Também os botões dos vidros elétricos estão aglomerados na consola central de forma pouco elegante.

Bom espaço em comprimento atrás

A Hyundai diz que utilizou alguns materiais reciclados no interior. Não vou dizer que é essa a razão, mas a verdade é que falta sofisticação aos plásticos duros usados em grande parte dos interiores.

Na estrada

Neste Primeiro Teste, muito curto, guiei o Ioniq 6 de 228 cv e tração atrás numa estrada secundária, a velocidades médias e baixas.

Deu para usar os vários níveis de intensidade de regeneração, que se escolhem nas patilhas fixas ao volante, bem como o modo “i-pedal”, mais intenso e o modo automático, que regula a regeneração em função do trânsito e da estrada: o meu preferido.

Comando da transmissão está mal colocado

A disponibilidade do motor é suficiente, desde baixa velocidade, esta versão de 228 cv não tem na performance a sua prioridade, anunciando uma aceleração 0-100 km/h em 7,4 segundos e 185 km/h de velocidade máxima.

Confortável…

A direção não tem um tato muito detalhado, mas o pedal de travão é fácil de dosear e a suspensão pareceu confortável, se bem que o piso utilizado era maioritariamente muito bom.

Vou ter que deixar uma análise dinâmica e avaliação de consumos para um teste mais prolongado, que já está agendado para o TARGA 67.

Boa posição de condução

De resto, merece destaque o sistema de 800 Volt, que a Hyundai usa nesta plataforma, permitindo carregamentos rápidos até 232 KW em DC. Se encontrar um carregador capaz, vai demorar 18 minutos para levar a bateria dos 10 aos 80%.

Conclusão

A Hyundai colocou o Ioniq 6 à venda em duas versões, a Premium com jantes de 18” a custar 59 390 euros e a Vanguard, com jantes de 20” e mais equipamento, por 64 790 euros. Trata-se de um modelo que tem no estilo original e na eficiência aerodinâmica os seus pontos mais fortes, juntando assim a parte emocional à racional de uma maneira pouco comum.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o Link:

Primeiro Teste – Peugeot E-2008: como o campeão se reforçou

TAGGED:ElectricfeaturedHyundaiHyundai ElectricHyundai Ioniq 5Hyundai Ioniq 6Ioniq
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Volvo Cars S90 Plug-In Hybrid
1
Sabia Que?

Volvo e a redução de CO2: “os elétricos não chegam”

Por Francisco Mota 30 de Janeiro, 2020
traffic-4610114_1280
1
Crónica à 6ª

Poluentes e inseguros: 50% dos carros em Portugal tem 12 anos… ou mais!

Por Francisco Mota 17 de Janeiro, 2020
20250110_100853
DestaqueEstive Lá

Salão de Bruxelas – O renascer dos salões?

Por Francisco Mota 17 de Janeiro, 2025
IMG_20190416_121303
1
Estive Lá

Audi Q3: agora chegou a tua vez!

Por Francisco Mota 17 de Abril, 2019
093_wireless_car_charging (1)
1
Sabia Que?Vídeos

Elétricos: carregamento sem cabos, por que está atrasado?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
FiatPandina
Crónica à 6ª

Crónica – Fiat Panda afinal é para continuar

Por Francisco Mota 1 de Março, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?