Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Sabia Que?

Novidade – Jeep Compass: Deve muito ao Avenger

toyota-20190724-006-3
Crónica à 6ª

Crónica – A herança de Akio e o futuro da Toyota

650034
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Lamborghini Huracán Sterrato: Desportivo do ano TARGA 67

Tesla_33
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Tesla Model X Plaid: Isto é gozar com os SUV!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Primeiro Teste – Peugeot E-2008: como o campeão se reforçou
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Peugeot E-2008: como o campeão se reforçou

Francisco Mota
Última atualização: 25 de Junho, 2023 17:10
Por Francisco Mota 9 Min leitura
PARTILHAR

O modelo mais vendido em Portugal em 2022 recebeu um restyling e a versão elétrica passou a estar disponível com duas potências diferentes. Saiba o que mudou no Peugeot 2008 e conheça as primeiras impressões de condução do E-2008 mais potente, em mais um Primeiro Teste TARGA 67, conduzido por Francisco Mota.

Conteúdos
O que mudou por fora…… e por dentroNovo motor e bateriaNa estradaTudo bem afinadoPrioridade ao confortoQualidade e espaçoConclusão

 

Em 2022, o Peugeot 2008 foi o campeão de vendas, o modelo mais vendido em Portugal, consolidando uma performance comercial que já tem mais de três anos, período durante o qual tem sido o líder de vendas entre os B-SUV.

Um fenómeno que a Peugeot tem tratado com muito cuidado, tanto no nosso país como no resto da Europa. Por isso surge agora este restyling da gama, depois do lançamento do modelo em finais de 2019.

Três garras em vez de duas no novo para-choques da frente

Este restyling, sem ser muito profundo, alinha o modelo com a nova face de família dos modelos do leão, já mostrada no também renovado 508 e destaca-se por uma frente de novo desenho.

O que mudou por fora…

Tanto ao nível do estilo da grelha, que passa a incluir tinta na cor da carroçaria, como do para-choques e das luzes de dia, que continuam na vertical mas passam de uma a três unidades, de cada lado, uma tendência que se vai encontrar nos futuros modelos da marca.

LED na horizontal na traseira

A vista traseira também foi modificada, com os dois grupos de três LED agora dispostos na horizontal, para dar maior sensação de largura ao 2008; novo para-choques e novo lettering para a palavra Peugeot, escrita por extenso numa faixa preta, colocada entre as luzes e sob o óculo traseiro. Jantes de novo desenho também estão presentes com pneus 215/55 R18.

… e por dentro

No interior, o maior destaque vai para o ecrã tátil central que passa de 7 a 10 polegadas, para todas as versões.

Muito boa qualidade de materiais, como já acontecia

O comando da transmissão passa também a ser feito através do botão balanceiro encastrado na consola, conhecido dos mais recentes modelos da marca, com botões relacionados ao lado, incluindo o “B” de maior regeneração, na versão E-2008 que guiei neste primeiro teste.

Novo motor e bateria

Em termos técnicos, as diferenças do E-2008 estão no novo motor elétrico, que continua colocado em posição dianteira transversal, propulsionando as rodas da frente.

Mas agora passa a debitar um máximo de 115 kW (156 cv), em vez de 100 kW (136 cv) mantendo o mesmo binário máximo de 260 Nm. É uma unidade inteiramente nova com maior eficiência.

Desenho da frente modificado ao fim de quatro anos

A bateria de iões de Lítio também viu a sua capacidade aumentada de 50 kWh para 54 kWh, carregando a potências até 100 kW, situação em que vai dos 20 aos 80% em 30 minutos. A colocação desta bateria levou ao rebaixamento do fundo do carro em 7 mm, com ganhos na aerodinâmica.

Na estrada

Neste primeiro contacto dinâmico, na zona de Málaga, usei percursos urbanos, estradas secundárias sinuosas e vias rápidas, mas não foi a altura ideal para confirmar os anunciados aumentos de autonomia, que passaram de 345 km, para 406 km em ciclo misto.

Novo formato das luzes de trás para dar maior sensação de largura

O condutor continua a ter disponíveis três modos de condução, limitados em potência e binário quando se usa o acelerador até ao primeiro batente: 60 kW e 180 Nm, em Eco; 80 kW e 220 Nm, em Normal e 115 kW e 260 Nm, em Sport. Em qualquer dos modos, acelerando totalmente a fundo, acede-se aos valores máximos.

Tudo bem afinado

O que foi possível constatar foi a boa resposta do motor elétrico, mesmo no modo Eco. É o modo ideal para cidade, sobretudo se usado em conjunto com a função “B” de maior regeneração, que não chega a imobilizar o E-2008 mas faz uma retenção bem calibrada que chega a uma desaceleração máxima de 1,2 m/s2, o que ajuda a usar menos vezes o pedal de travão.

A condução dá prioridade ao conforto

A direção está bem assistida e a suspensão mostrou um bom nível de conforto. A Peugeot não fez alterações de chassis, confirmando que o E-2008 tem um acerto de suspensão em que o conforto é uma prioridade, mais do que as proezas dinâmicas, como acontece noutros modelos da marca.

Prioridade ao conforto

E isso ficou claro numa estrada com muitas curvas. Usando o modo Sport, que torna o acelerador mais rápido, é normal que a velocidade de entrada em curva suba um pouco, até porque a Peugeot anuncia uma aceleração 0-100 km/h em 9,1 segundos (menos 0,8 segundos que o motor de 136 cv).

Motor de 156 cv dá melhores prestações ao E-2008

Exagerando um pouco, a subviragem é a tendência normal do E-2008, sendo fácil de recuperar, desacelerando. Mas claro que se notam os 1663 kg desta versão de 156 cv na altura de travar mais forte, são mais 113 kg que na versão de 136 cv.

Qualidade e espaço

De resto, o habitáculo continua a ter um nível de qualidade no topo do segmento, com materiais suaves ao toque em grande parte dos revestimentos e muitos detalhes de estilo que agradam, como as teclas de atalhos e funções secundárias na consola, ou a boa legibilidade e baixa latência do novo infotainment.

Bancos confortáveis e com apoio lateral suficiente

O espaço nos lugares de trás é bom para o segmento, beneficiando de um piso que não é demasiado alto, devido à colocação em “H” dos módulos da bateria, sob os bancos da frente, de trás e no túnel central.

Bastante espaço em comprimento e altura, na segunda fila

A gama 2008 vai chegar a Portugal no Verão, com o motor 1.2 PureTech de 100 cv (26 040 euros) ou 130 cv, o 1.5 BlueHDI e o E-2008 que continuará a estar à venda na versão de 136 cv (39 690 euros) e na nova de 156 cv (40 690 euros).

Conclusão

A Peugeot reforça assim um dos modelos preferidos dos compradores europeus e portugueses, com destaque para a versão elétrica. As mudanças são as julgadas necessárias para atualizar o modelo em termos de estilo e reforçar a oferta, com aumento de autonomia máxima, o que é sempre uma boa notícia para quem anda à procura de um elétrico do segmento B-SUV.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Crónica – Renault Rafale: onde é que já vi isto?…

TAGGED:2008 EVE-2008featuredPeugeotPeugeot 2008Peugeot 3008Peugeot 308Peugeot e-2008
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Otavia_49
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Octavia RS: não é bem o Golf GTI checo

Por Francisco Mota 2 de Novembro, 2022
Peugeot_29
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot 308 SW BlueHDI: É Diesel e gasta 4,4 litros reais

Por Francisco Mota 31 de Agosto, 2022
2021-nx-dpl-nx350h-dynamic-034
1
Estive Lá

Primeiro teste – Lexus NX: um “plug-in” no reino dos híbridos

Por Francisco Mota 28 de Outubro, 2021
IMG_20180210_100551
1
Hoje Guiei Um...

Lexus LC500h, um tipo esquisito

Por Francisco Mota 27 de Agosto, 2018
@gims2020-Impressionen-1
Sabia Que?

Genebra 2020: imagens incríveis de um salão fantasma

Por Francisco Mota 2 de Março, 2020
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – FIAT 600e: Elétrico à italiana

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?