O Toyota Yaris Cross foi recebido no mercado com maior entusiasmo do que talvez a Toyota estivesse a esperar. Neste momento, a procura excede a capacidade de produção europeia, mas isso não quer dizer que a marca deixe de aumentar o apelo do modelo, acrescentando a versão GR Sport.
Há os GR e há os GR Sport. Os primeiros são verdadeiros desportivos, como o GR Yaris, GR 86 ou GR Supra. Os GR Sport oferecem apenas um visual ligeiramente desportivo.
O segundo conceito já foi aplicado ao Yaris e ao Corolla e aparece agora no Yaris Cross, o B-SUV da Toyota na Europa, que está a atingir valores de vendas talvez acima daquilo que a própria marca estava à espera.

A fábrica de Valenciennes, em França, onde o Yaris Cross é produzido, não tem mãos a medir para dar resposta à procura deste modelo, mantendo em simultâneo a fabricação de outros modelos, como o Yaris e o Aygo X.
Ligação à competição
O objetivo da linha GR Sport é estabelecer a ligação ao mundo da competição, onde a Toyota está bem presente, seja nos ralis do WRC, nas corridas de resistência do WEC ou nos rali-raid do W2RC. Em todas as disciplinas com vários campeonatos ganhos.

Contudo, essa ligação é feita apenas o nível estético e de imagem, sem alterações mecânicas face à versão que serve de base aos GR Sport. Ou quase…
O que muda por fora…
No caso do Yaris Cross, as diferenças começam nos símbolos GR Sport colocados na grelha dianteira e tampa da mala, uma maneira também de divulgar esta sub-marca.
A grelha dianteira inferior tem um desenho diferente, que é usado também na grelha falsa do para-choques de trás. O arranjo cromático da barra que inclui as luzes de trás também mudou.

Outras mudanças relevantes são a adoção de jantes de liga leve de 18″ maquinadas de novo desenho. A carroçaria recebe uma combinação de cores exclusiva “cinza dinâmico” com tejadlho em preto “night sky”.
… e por dentro
Por dentro também há diferenças, para dar um ambiente mais desportivo ao Yaris Cross. Começando nos pedais de acabamento metálico, bancos desportivos em Alcantara com o logótipo GR Sport nos encostos de cabeça dianteiros.

Há pespontos vermelhos nos bancos, alavanca da caixa, forros das portas e também no volante, além de outros locais.

O volante desportivo de três braços recebe também o logótipo GR Sport, bem como o botão da ignição. O sistema de som JBL faz parte do equipamento de série, bem como o forro interior do tejadilho a preto.
Motor 1.5 Hybrid
Quanto ao resto, o Yaris Cross não recebe modificações, mantendo a motorização 1.5 HEV, o conhecido sistema “full hybrid” que a Toyota usa em modelos do segmento “B”.
Trata-se de um conjunto que usa um motor de três cilindros e 1495 cc, atmosférico a gasolina de 92 cv acoplado a uma máquina elétrica de 80 cv. A bateria é de iões de Lítio e a transmissão às rodas da frente emprega o trem epicicloidal de variação contínua, exclusivo da marca.

A potência máxima combinada é de 116 cv, o que permite uma aceleração 0-100 km/h em 11,2 segundos e um consumo misto de 4,9 l/100 km.

Contudo, para este GR Sport a Toyota também anuncia modificações na suspensão, para tornar a dinâmica mais precisa e desportiva, presumivelmente com escolha de amortecedores diferentes.
Conclusão
O preço desta versão é de 33 920 euros, posicionando-se acima da versão Luxury (31 770 euros) que era a versão mais equipada até agora. Acrescenta um visual com conotação ao mundo do desporto motorizado, que lhe assenta muito bem e que poderá atrair mais compradores.
Francisco Mota
No canal de YouTube TARGA 67, pode ver o vídeo com toda a informação e opinião acerca do Yaris Cross 1.5 Hybrid, basta seguir este Link: