Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
30102018-DSCF0859
1
Estive Lá

Audi A6 chega a Portugal: o Diesel ainda é que manda

IMG_20200823_124149
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Duster 1.0 TCe: 100 cv por 13 500€ é a escolha certa?

652871_20220602_Polestar_2_BST_edition_270
Crónica à 6ª

Crónica – Vendas de elétricos sobem 32% na Alemanha, mas…

23MY Solterra 56
1
Hoje Guiei Um...

Teste off road – Solterra: o regresso à Subaru

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Trotinetas elétricas: brincadeira perigosa?
Crónica à 6ª

Trotinetas elétricas: brincadeira perigosa?

Francisco Mota
Última atualização: 18 de Janeiro, 2019 17:02
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”1541″]18/01/2019. “Aterraram” centenas de trotinetas elétricas na capital e mexeram com os lisboetas. Entre os entusiastas e os críticos mora a falta de informação, que leva a situações de perigo. Com tantas campanhas de sensibilização, não se arranja uma para as trotinetas?…

Conteúdos
Trotinetas para todosMobilidade totalComo andar de trotineta?Falta de enquadramentoConclusão

No outro dia estava parado no semáforo, no meio do caos do trânsito matinal e a meu lado, chega um homem em pé, com os braços esticados para a frente como um sonâmbulo e a deslizar pelo ar, como se transportado por um qualquer veículo anti-gravidade saído da “guerra das estrelas”. O sono e o nevoeiro não me deixaram perceber de imediato que se tratava de um utilizador de uma trotineta elétrica. Devia ter desconfiado, pelo andar desequilibrado deste companheiro da estrada.

Trotinetas para todos

O homem, na casa dos trinta – digo eu que não sou perito da policia para avaliar estas coisas – não era portanto um jovem rebelde à espera que o semáforo ficasse verde para soltar as suas hormonas. Mas teria com certeza hábitos de motociclista, pelo à-vontade com que se posicionou entre a fila de carros da esquerda e a do meio (a não-oficial faixa dos motociclistas) e se chegou mesmo até à passadeira, lá à frente. Não era um jovem, mas a ideia era a mesma: acelerar a fundo no motor elétrico da sua trotineta e ganhar o arranque dos 0 aos 25 km/h aos carros que o ladeavam. Qual seria o plano quando a trotineta atingisse o seu limite de 25 km/h?… Talvez conseguir chegar à fila do próximo semáforo, antes dos carros com quem tinha partilhado a “grelha de partida” e fazer tudo outra vez.

Só que não conseguiu. Os motores a combustão demoraram mais a tomar balanço, mas depois o erecto condutor da trotineta foi ultrapassado por carros de ambos os lados, entre apitadelas, rasantes e desvios de última hora, dos condutores que levam sempre uma mão no volante e outra no telemóvel. Não acabou tudo em tragédia, porque não era dia dela.

Mobilidade total

Sou a favor das trotinetas, elétricas ou não, das bicicletas a pedal ou electro-assistidas, dos skates com e sem motor, até dos patins em linha. Mas cada um, em seu lugar, a bem da segurança de todos.

A mobilidade está a deixar de ser toda com quatro rodas e escape. Uma boa rede de transportes públicos (elétricos) joga bem com este tipo de veículos de curto-alcance e uso partilhado. Mas era melhor não se ter começado a construir a casa pelo teto.

Durante anos não se investiu nos transportes públicos e só agora parece surgirem alguns indícios de que alguma coisa vai ser feita

A verdade é que a rede de transportes públicos é insuficiente, já para não falar da sua qualidade. Durante anos não se investiu nessa área e só agora parece surgirem alguns indícios de que alguma coisa vai ser feita. Entretanto, os autarcas não perderam tempo a acolher de braços abertos as empresas que quisessem explorar estas pequenas mobilidades. Uma reunião, o obrigatório pagamento de uma qualquer licença e já está! Trotinetas na rua para os cidadãos usufruírem.

Como andar de trotineta?

Só que os cidadãos não têm a obrigação de saber como e onde usar uma trotineta. Com tantas campanhas de sensibilização que se fazem, por vezes acerca de assuntos bem mais prosaicos, não teria sido uma boa ideia comunicar aos utilizadores das trotinetas alguns principios básicos? Já nem digo de utilização cívica desses veículos, para evitar as trotinetas abandonadas no meio de qualquer passeio ou encostadas a carros estacionados. Mas pelo menos algumas dicas de como usar uma trotineta de forma segura, para o seu utilizador e para os outros.

Uma trotineta terá sido vista a circular numa autoestrada

Assim, sucedem-se os episódios que são caricatos até ao dia em que se tornarem dramáticos: trotinetas a andar nos passeios, fazendo slalom entre os peões; trotinetas a atravessar na passadeira, obrigando os peões a fugir ou até uma trotineta que terá sido vista a circular numa autoestrada. Isso, eu não vi, o que já vi foi um jovem a tentar fazer um “cavalinho” no meio do trânsito. Ou outros dois empoleirados numa só trotineta.

Pelo que vejo, muitos ainda descarregam a aplicação e pagam os 15 céntimos por minuto para “experimentar”, para “ver com é “ e não são só jovens e famílias a brincar nos passeios. São também indivíduos que pensam “ora deixa lá ver se ainda sei andar numa coisa destas”.

Falta de enquadramento

A verdade é que as trotinetas elétricas vieram levantar uma questão que a legislação não previa. Sendo veículos com duas rodas (com o diâmetro de uma laranja) e motor, a lei diz que devem circular nas estradas e nas ciclovias, estando sujeitas a multa se andarem nos passeios ou se lá forem estacionadas. O problema é que são demasiado lentas e perigosas, para as estradas e demasiado rápidas, para as ciclovias.

Também podem ser multadas por excesso de velocidade (!) e por manobras perigosas. Os seus condutores podem ter que “soprar no balão” e devem usar capacete e o veículo tem que ter luzes e refletores. De seguros, parece que poucos querem falar e há quem defenda que isso do capacete é um preciosismo.

Conclusão

Volto ao início. Estou parado no semáforo, a bordo de um automóvel que é obrigado a ter ABS, ESP, Airbags e muito mais. Eu sou obrigado a usar cinto de segurança e apoio de cabeça. E acho tudo isto muito bem! É para a minha segurança. A meu lado está o condutor da trotineta, equipado com… um sobretudo e um capacete de plástico.

Francisco Mota

TAGGED:ElétricosfeaturedLisboatrotinetas
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

20221221_174336
Crónica à 6ª

Crónica – Um carro novo no sapatinho

Por Francisco Mota 23 de Dezembro, 2022
Renault_1 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Austral 1.3 TCe: talvez a melhor opção

Por Francisco Mota 3 de Maio, 2023
64
Sabia Que?

Nova versão Tesla Model Y RWD custa menos 17 000 euros

Por Francisco Mota 29 de Agosto, 2022
IMG_20210303_150253
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mokka-e: Opel dá “salto mortal” em trampolim elétrico

Por Francisco Mota 25 de Maio, 2021
IMG_20210907_110012
1
Estive Lá

Salão de Munique: o regresso ou o fim dos salões?

Por Francisco Mota 9 de Setembro, 2021
New-SEAT-Leon-e-HYBRID_01_HQ
1
Sabia Que?

Diesel ou PHEV: Qual o mais económico?

Por Francisco Mota 26 de Outubro, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?