O EX90 é o novo topo de gama da Volvo, um SUV 100% elétrico que estreia uma nova plataforma, novo software e anuncia autonomia de 600 km. Vamos aos detalhes…
Depois de ter libertado sucessivos detalhes do EX90, chegou a altura para a Volvo mostrar o seu novo SUV de grandes dimensões, com 5037 mm é mais comprido que o XC90, mas ligeiramente mais baixo e largo.
O modelo, que estreia a nova plataforma SPA2, exclusiva para veículos elétricos, tem sete lugares e posiciona-se como opção elétrica ao XC90, que vai continuar a ser produzido em versões PHEV.

O EX90 será produzido inicialmente nos EUA, a partir do início de 2023 e depois também na China, inserindo-se no plano da marca de oferecer apenas modelos 100% elétricos a partir de 2030 e de atingir a neutralidade carbónica na totalidade da empresa em 2040.
O primeiro de muitos
O novo SUV dá início a um plano de lançamentos que prevê a chegada ao mercado de um novo Volvo elétrico a cada ano.
A Volvo afirma que o EX90 será construído já com neutralidade carbónica, por exemplo a energia usada para fabricar a bateria terá origem em fontes renováveis.

O estilo do novo modelo reflete uma mistura entre a herança do XC90 e os códigos dos novos veículos elétricos da Volvo.
A silhueta SUV dá destaque a um capót longo, cabine recuada e jantes de 22”. A frente não tem grelha, dando mais destaque ao símbolo da marca sueca. Aliás, o design escandinavo é uma influência assumida.

Os faróis de LED fazem animações de boas vindas, os puxadores das portas estão encastrados e a frente tem um desenho que prescindo das “air curtains” atingindo-se um Cx de 0,29.
Muito sueco, por dentro
O habitáculo recebe a influência do design sueco, com uma abordagem simples e de linhas suaves. O uso de materiais sustentáveis foi prioridade, sendo o “Nordico” um exemplo.

Trata-se de um têxtil fabricado com base em fibras florestais naturais e plástico de garrafas recicladas. Para os bancos há a opção de um tecido com mistura de lã certificada.
Também é usada madeira porosa, iluminada por trás, criando um efeito único durante a noite.

Há sete opções de configuração do habitáculo que o comprador pode escolher e que propõem ambientes distintos, mas todos de inspiração sueca. Com os sete lugares em utilização, a mala tem 310 litros de capacidade.
O mais seguro de sempre
Sendo a principal bandeira da Volvo, a segurança é também uma das prioridades do EX90, mas agora beneficiando dos mais recentes desenvolvimentos em termos de software. A Volvo diz que é o seu modelo mais seguro de sempre e que tem um escudo invisível.
Diz também que os sistemas de segurança são inteligentes e que vão ficando mais inteligentes com o passar do tempo, graças às previstas atualizações “over the air” que os modelos em circulação vão receber.

Um exército de de 8 câmaras, 16 sensores ultrassónicos, radares e um Lidar, coordenados pela tecnologia Nvidia Drive têm por missão controlar o que se passa à volta do EX90, numa visão de 360 graus e também no interior.
A novidade do Lidar
O Lidar é uma estreia absoluta, está colocado no topo do para-brisas e deteta tudo o que se passa em frente do EX90, veículos ou pequenos objetos.
Consegue detetar um peão a 250 metros de distância, de dia ou de noite ou um pneu caído no asfalto, a 120 metros de distância, mesmo a velocidades de autoestrada.

A Volvo diz que o Lidar consegue reduzir os acidentes graves em 20% e proporcionar um aumento da segurança até 9%. Por isso a marca afirma que o EX90 é o seu modelo mais seguro de sempre.
O sistema Pilot Assist foi melhorado, tendo agora uma função de apoio à mudança de faixa de rodagem.
Controlar o condutor
Para o habitáculo, foram desenvolvidos novos sensores e algoritmos que analisam os olhos do condutor a todo o momento, para detetar cansaço, distração, falta de concentração e até estados de embriaguez para depois tomar as medidas preventivas para evitar o acidente.

Começa com um aviso sonoro, que vai subindo de intensidade, até à possibilidade de o EX90 parar em segurança de forma autónoma, se o condutor não reagir, ligando os quatro piscas.
Do ponto de vista do hardware, o EX90 é o primeiro Volvo já preparado para a condução totalmente autónoma, quando esta chegar.

Também existem sensores para detetar a presença de seres humanos ou animais dentro do habitáculo, quando o condutor abandona o veículo, de forma a que, “ninguém fique para trás”, como afirma a Volvo.
A força do software
Em conjunto com a Nvidia e Qualcomm, a Volvo desenvolveu novo software que trabalha a partir de um sistema central onde se encontram as plataformas Xavier, Orin e Snapdragon. É este o cérebro do veículo que controla quase tudo.
A tecnologia “Unreal Engine”, uma ferramenta 3D desenvolvida pela Epic Games e usada em jogos de computador, possibilita um processamento central rápido com gráficos de alta resolução nos ecrãs e no Head Up Display.

O ecrã central tem 14,5”, está disposto na vertical e inclui praticamente todos os comandos. Tem interação Google, incluindo as suas conhecidas aplicações Assistant e Maps, além de ser compatível com o Apple Carplay wireless e Android Auto.
Quando estiver disponível a rede 5G, tudo isto vai ganhar em termos de rapidez e facilidade. O EX90 estreia também um sistema de som da Bowers & Wilkins com colunas nos encostos de cabeça.
A chave virtual, com possibilidade de abertura de portas e arranque através do smartphone está disponível.
Nova plataforma SPA2
A nova plataforma SPA2 foi desenvolvida pela Volvo tem suspensão pneumática de série e inclui motores elétricos, inversores e gestão da bateria também concebidos pela marca do grupo Geely.
Na versão de lançamento, o EX90 estará equipado com uma bateria de 111 kWh (107 kWh úteis) de baixa altura e colocada sob o piso do habitáculo. Segundo as normas WLTP, a autonomia máxima é de 600 km.

O carregamento rápido em DC pode ser feito até 250 kW e, nessa situação, uma carga dos 10 aos 80% demora 30 minutos.
O sistema elétrico está preparado para cargas bidirecionais, ou seja, da rede para a bateria ou da bateria para a rede ou para alimentar outros dispositivos externos ao automóvel, ou mesmo outro modelo elétrico.
Potência: 517 cv
O EX90 de lançamento terá tração às quatro rodas com dois motores elétricos, um por eixo. A potência total combinada é de 380 kW, ou seja, 517 cv e o binário atinge os 910 Nm. A velocidade máxima está limitada aos 180 km/h, como em todos os Volvo. O peso é de 2818 kg.

Para conseguir um impacto neutro em termos de CO2, a construção do EX90 conta com 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado e 48 kg de plástico reciclado, além de materiais de base biológica, como fibras naturais que correspondem a 15% do total do plástico usado, o valor mais alto de sempre num Volvo.
Por subscrição também
O EX90 vai ser vendido nos concessionários habituais da marca, mas também online e até estará disponível para subscrição, além de compra ou leasing.
Para gerir a ligação entre o utilizador e a Volvo, vai existir uma nova App para smartphone, que permite localizar postos de recarga, gerir o carregamento noturno em casa e aceder a outros serviços.

Ainda não foram anunciados os preços para Portugal, mas está confirmada uma edição especial de lançamento com nível de equipamento enriquecido. Uma coisa é certa, o EX90 será o modelo mais caro da marca.
Conclusão
O EX90 elétrico é um modelo marcante na transição da Volvo para a eletrificação, por se tratar do primeiro modelo elétrico feito sobre uma plataforma nascida para modelos deste tipo, ou como a marca diz: “born electric”. Os objetivos da Volvo para os próximos anos são muito claros: atingir os 1,2 milhões de automóveis fabricados por ano em 2025, dos quais 50% vão ser elétricos, reduzindo em 40% as emissões de CO2 da sua gama.
Francisco Mota
Ler também seguindo o LINK:
Volvo faz terceira fábrica na Europa e vai ser na Eslováquia