Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
5 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Megane E-Tech Electric: À prova em estradas portuguesas

20230322_104754 (1)
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota Corolla 1.8 Hybrid 2023: anda mais e gasta menos

IMG_20201005_122835
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Lexus ES 300h: afinal quanto gasta um híbrido?

lanciapurazero02-6384660c6494b_A
Crónica à 6ª

Crónica – Lancia e o novo renascimento: mais premium, menos sport?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Qual a cor mais vendida no mundo? E porquê?…
Sabia Que?

Qual a cor mais vendida no mundo? E porquê?…

Francisco Mota
Última atualização: 18 de Agosto, 2022 15:37
Por Francisco Mota
PARTILHAR

Sabe qual é a cor de automóvel mais vendida no mundo? E quais são as razões para essa preferência? Os robóts dominam esta área da produção automóvel, mas, por enquanto, ainda são os humanos a decidir.

Conteúdos
As razões para a escolhaTendências de onde chegam?Vários tons de brancoAs vantagens do brancoConclusão

 

A área da pintura automóvel tem sido das que mais tem evoluído na indústria. Nos modelos de grande produção a automatização é praticamente a 100%, sendo as várias fases da pintura asseguradas por robóts.

São as máquinas que garantem níveis de qualidade de pintura como nunca existiram na produção em grande escala, o que permite às marcas oferecer garantia plurianual para este importante componente do automóvel.

Mas, por enquanto, ainda são os humanos a escolher as cores, os compradores de automóveis, E as razões para as suas escolhas são várias, algumas são mais objetivas e outras mais emocionais.

As razões para a escolha

Nas razões objetivas estão coisas como o preço da cor, que varia muito consoante é ou não metalizada ou quantas camadas têm e que acabamento apresenta.

Outra razão bem objetiva é a aceitação de uma determinada cor pelo mercado de usados. Muitos compradores escolhem a cor em função disso, pois não querem arcar com a desvalorização da sua retoma, na altura de trocar de carro.

Mas há outras razões, de cariz mais sociológico. E, aqui, a moda é que manda. Por exemplo, sabia que na Índia o preto praticamente não se vende. E que o mesmo acontece na China com o azul? E que o melhor mercado para o vermelho é o dos EUA?

Tendências de onde chegam?

E depois há as tendências. Desde que a Apple passou a vender os seus produtos em branco, essa cor ganhou um estatuto que não tinha, obrigando muitos concorrentes a pintar os seus produtos também de branco.

O mais interessante é que essa tendência chegou também aos automóveis, onde o branco subiu de estatuto da mesma maneira. Se, há alguns anos, o branco era a cor escolhida pelos proprietários de veículos comerciais, apenas por questões de preço, hoje não é assim.

É frequente ver alguns dos modelos mais caros do mercado a serem entregues aos seus primeiros clientes pintados de branco. Só que, há brancos e brancos.

Vários tons de branco

Num carro de luxo, o branco não é aquela tonalidade fria e sólida que se vê num furgão. Há muitos tons de branco e vários “aditivos” como as pinturas metalizadas ou nacaradas, com vários estratos e dispendiosos acabamentos ou várias camadas de verniz.

Mas afinal, qual é a cor de automóvel mais vendida no mundo? Acertou: é mesmo o branco. Segundos os fabricantes especializados em tinta para automóvel, o branco domina as vendas com cerca de 35% das vendas, à frente do preto e do cinzento, que se ficam por cerca de 19%, cada um.

As vantagens do branco

Além da moda, o branco tem outras vantagens, como a maior resistência ao calor, sendo o preferido em países com temperaturas médias altas. Mas o branco é também o preferido pelas máquinas.

Para os radar e lidar usados pelos sistemas eletrónicos de auxílio à condução, os ADAS, o branco é a cor mais facilmente identificável. Por isso, se imaginarmos um futuro em que todos os carros sejam 100% autónomos, é bem possível que sejam também todos brancos.

Conclusão

Nessa altura, poderemos dizer que as máquinas também passaram a mandar nos nossos gostos. Mas não é nada de novo, pois as nossas escolhas há muito que são condicionadas por fatores externos. Como, por exemplo, a máxima de Henry Ford, nos tempos do Model T: “o cliente pode escolher a cor que quiser, desde que seja preto.”

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – Coisas que irritam 6: assistente de faixa de rodagem

TAGGED:Auto PaintBrancofeaturedPintura Autowhite
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

19
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Spring: Elétrico mais barato tem 44 cv, é suficiente?

Por Francisco Mota 17 de Fevereiro, 2022
6fa22bee53f7f4a19b5e18b15516059441b19e62
Sabia Que?Vídeos

Novidade – Alfa Milano: O B-SUV com nome rejeitado

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20201112_101729
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Explorer: o SUV que veio da América

Por Francisco Mota 20 de Novembro, 2020
6184_Volvo_240_Turbo_GLE_GL_DL_Volvo_340_GL_DL_GLS
1
Sabia Que?

Volvo 240 T: o primeiro Turbo chegou há 40 anos

Por Francisco Mota 27 de Outubro, 2020
vw_7
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Multivan eHybrid: O verdadeiro “pão de forma”

Por Francisco Mota 25 de Janeiro, 2023
2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mazda CX-30: o segredo mal guardado dos C-SUV

Por Francisco Mota 5 de Agosto, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?