Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20191106_161950
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW 745e “plug-in”: feio… mas bom!

2022_BZ4X_MtE_189
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro teste – SUV bZ4X: O que vale o elétrico inicial da Toyota

DSC05807
1
Hoje Guiei Um...

Ao volante – Lexus rende-se aos elétricos com o UX 300e

Night views of the Rue de la Loi
Crónica à 6ª

Crónica – Norma Euro 7: Afinal, o que está em causa?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Tavares abandona ACEA: grito do Ipiranga ou tiro no pé?
Crónica à 6ª

Crónica – Tavares abandona ACEA: grito do Ipiranga ou tiro no pé?

Francisco Mota
Última atualização: 17 de Junho, 2022 10:36
Por Francisco Mota 8 Min leitura
RAPPORT FINANCIER 2015
PARTILHAR

17/6/2022. Numa decisão inesperada, Carlos Tavares retirou a Stellantis da ACEA, a associação dos construtores europeus de automóveis. Está farto do lóbi “à antiga” e tem uma nova estratégia para fazer pressão sobre os políticos, acerca da eletrificação. O homem que nunca falha, terá finalmente dado um tipo no pé?

Conteúdos
Eletrificação é o problemaACEA não é capaz…Debates públicos “by Stellantis”Porque falha a ACEA?Poluição e saúde públicaEuropa na frente, pois claro!Conclusão

 

O português Carlos Tavares, CEO da Stellantis, o quarto grupo automóvel do mundo e o segundo na Europa, decidiu sair da ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis) que reúne os 16 principais construtores de automóveis, camiões e autocarros na região. Com efeito a partir do final do ano.

As razões foram explicadas num comunicado de onde tiro uma conclusão simples: Tavares estava farto do lóbi feito de forma clássica que, na sua opinião, não tem trazido nenhum resultado positivo aos construtores de automóveis.

Fundada em 1991, a ACEA tem sede em Bruxelas e foi constituída para defender os interesses dos construtores de automóveis na Europa, junto dos políticos que dirigem o continente.

Carlos Tavares foi presidente da ACEA durante um mandato que terminou em 2019, por isso conhece bem a instituição e a maneira como trabalha. E a verdade é que os resultados da ACEA têm sido parcos.

Eletrificação é o problema

Logicamente que o tema que levou a esta rotura é o da eletrificação e a aprovação pelo parlamento europeu da proibição de venda de veículos com motor térmico a partir de 2035.

A classe política soube cavalgar a narrativa do CO2 da melhor maneira e não deixou margem de manobra aos construtores que, face à opinião pública, passaram a ser os “maus da fita.”

Ninguém põe em causa a necessidade de eletrificar os transportes rodoviários. O que alguns construtores defendem é que isso seja feito de forma menos radical e mais gradual, para não causar danos na indústria automóvel.

ACEA não é capaz…

Mas parece que nem todos os construtores pensam da mesma maneira, dentro da ACEA, existindo uma fratura entre os construtores alemães e todos os outros, em relação ao processo de eletrificação.

Tavares concluiu que a ACEA não iria defender os interesses da Stellantis e a saída tornou-se inevitável. Em comunicado, a associação lamenta a saída, mas não acrescenta muito mais, apenas dizendo que vai continuar a defender os interesses dos seus associados.

A Stellantis vai organizar os fóruns públicos “Freedom to Mobility”

No seu comunicado, a Stellantis deixa claro que vai sair para deixar de fazer lóbi à moda antiga e para o fazer de outra forma. Para isso, vai organizar fóruns de debate, que já têm nome: “Freedom to Mobility”.

Debates públicos “by Stellantis”

O primeiro está previsto para o início de 2023 e está prometido que vai envolver académicos, políticos, cientistas e outros notáveis da sociedade, para descobrir “como trazer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível à sociedade, em face das implicações do aquecimento global.”

Uma espécie de cruzada contra os que espalham teorias falsas, informações incorretas e planos que não são eficientes, nem realistas. É a conclusão que tiro disto.

A Stellantis vai ter que gastar muito dinheiro para que estes fóruns tenham a visibilidade que pretende. Vai ter que gastar muito em marketing para passar a mensagem que deseja.

Mas será sempre difícil que estes eventos organizados pela Stellantis tenham uma imagem de independência e imparcialidade aos olhos do público.

Porque falha a ACEA?

Se a ACEA, mesmo com Carlos Tavares como presidente, não conseguiu os objetivos pretendidos pela Stellantis, como poderá a empresa conseguir isso sozinha?…

O insucesso da ACEA como agente de lóbi tem razões fáceis de compreender. A brutal competição entre os seus associados, os construtores, impede muitas vezes de se aproximarem de posições comuns.

“Partilhar tudo aquilo que o consumidor não vê e diferenciar pelo design e marketing”

O que acaba por ser um reflexo da própria indústria automóvel. Lembro-me muitas vezes do que dizia o malogrado CEO da FCA, Sergio Marchionne acerca das sinergias entre os vários construtores.

Ele mostrava a sua incredulidade por as marcas de automóveis não fazerem o mesmo que as marcas de computadores: partilhar tudo aquilo que o consumidor não vê e fazer a diferenciação pelo design e pelo marketing.

Muitos dos seus pares se mostravam horrorizados com esta ideia, dizendo que isso iria fazer perde a identidade das marcas. Mas o que se foi perdendo foi a força da indústria e o poder de lóbi.

Poluição e saúde pública

A questão da eletrificação será o tema mais fraturante de sempre, na indústria automóvel. Entre os grupos que estão a apostar forte neste campo e os que estão a ser mais progressivos, as prioridades são muito diferentes.

Parece-me que ninguém dúvida da necessidade de retirar os veículos com motor térmico das estradas, sobretudo das cidades. Os efeitos que a poluição causa na saúde pública são enormes e bem documentados.

E esses efeitos têm custos também enormes que, na Europa, caem em cima do modelo de Estado social, ou seja, nos impostos que todos pagamos.

Europa na frente, pois claro!

Quem diz que a eletrificação da Europa é insignificante em termos de redução de CO2 global, pode ter razão. Mas o problema não é esse. O problema são os custos com saúde pública, relativos a doenças cardio-respiratórias relacionados com a poluição das cidades.

Europa é a região do globo em que o modelo do Estado social está (mais) desenvolvido

E a questão coloca-se com mais urgência na Europa porque é a região do globo em que o modelo do Estado social está (mais) desenvolvido. Nos EUA, por exemplo, não há tanta pressa.

Quando alguns construtores dizem que 2035 é muito cedo para a proibição da venda de veículos com motor térmico, talvez seja bom traduzir isso por ciclos de produto: 13 anos são dois ciclos, ou seja, duas gerações de um automóvel.

Seria passar do atual Golf 8 para o Golf 10, se ele ainda existir em 2035. Não vejo que seja um período propriamente apertado, sobretudo quando já se anda a falar do assunto há tanto tempo e numa altura em que se projeta um modelo novo em menos de quatro anos.

Conclusão

Tavares defende os interesses dos seus patrões, a família Agnelli e a família Peugeot, que são os maiores acionistas da Stellantis. Mas esta estratégia de sair da ACEA, obviamente aprovada pelas duas famílias, ainda pode revelar-se um monumental e incaracterístico tiro no pé. No pé do próprio Tavares, pois se as coisas correrem mal não vão faltar candidatos ao seu lugar.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Carlos Tavares: À conversa com o CEO da Stellantis que ganha 19 milhões

 

TAGGED:Alfa RomeoBEVCarlos TavaresCitroënFCAfeaturedFiatJeepOpelPeugeotPHEVPSAStellantis
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20200122_144114
1
Hoje Guiei Um...

Teste Ford Ranger Raptor: Mas o que é “isto”?…

Por Francisco Mota 4 de Fevereiro, 2020
4771656759_7fe39942af_b
1
Sabia Que?

Como usar (bem) o ar condicionado: 5 dicas para combater o calor

Por Francisco Mota 21 de Agosto, 2019
DB2023AU01344_medium
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – Volkswagen ID.7: O irmão 100% elétrico do Passat

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Volvo C40 Recharge
1
Estive Lá

C40 é só o início: Volvo serão só elétricos e vendidos online

Por Francisco Mota 5 de Março, 2021
20220805_120423
Crónica à 6ª

Crónica – Coisas que irritam 5: a falta de roda sobresselente

Por Francisco Mota 5 de Agosto, 2022
Toyota_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota Corolla 1.8 Hybrid: nova evolução híbrida

Por Francisco Mota 5 de Julho, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?