Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Alpine A290 GTS blue - Photos
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Alpine A290: “Hot hatch” elétrico

RRS_23MY_22_FE_003_GLHD_100522
1
Estive Lá

Novo Range Rover Sport custa 107 232€ e já tem 1 ano de espera

maxus_pickup_fullsize_2__640x480
1
Sabia Que?

Novidade – Maxus T90 EV: A primeira pick-up elétrica

Open
Sabia Que?

Parabéns! – SEAT Ibiza entra nos 40

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Novo Skoda Fabia – O base de 80 cv custa 19 272€
Sabia Que?

Novo Skoda Fabia – O base de 80 cv custa 19 272€

Francisco Mota
Última atualização: 18 de Maio, 2022 18:37
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

A quarta geração do Skoda Fabia foi o último utilitário do grupo VW a passar para a plataforma MQB A0. Com isso, ganhou espaço no habitáculo e capacidade na mala. Tem mais equipamento disponível, mas não é barato.

Conteúdos
Estilo SkodaAs atualizações esperadasMotores “evo”Conclusão

Desde 1999, quando foi apresentada a primeira geração do Fabia, sucessor do Felícia, que ainda não era feito com base em plataformas do grupo VW, o utilitário da Skoda já ultrapassou os 4,5 milhões de unidades vendidas.

Não é o Skoda mais vendido, essa honra cabe ao Octavia, mas é um modelo que tem sido importante para a marca do grupo Volkswagen.

Nesta quarta geração, o Fabia passou finalmente para a plataforma MQB A0, já usada em todos os outros modelos do mesmo segmento, das marcas do grupo.

Com as maiores dimensões desta plataforma, que leva o Fabia a ultrapassar a barreira dos quatro metros pela primeira vez (4108 mm) e a subir a distância entre-eixos em 9,4 cm, ganhou mais espaço nos lugares da segunda fila e mais 50 l na mala, que agora tem 380 litros.

Estilo Skoda

Por fora, o estilo foi alinhado com o dos mais recentes modelos da marca, na verdade, com todos eles, só faltava mesmo o Fabia. É o último modelo da marca a assumir esta imagem de família.

E digo o último, porque a Skoda está já a trabalhar na sua nova imagem, que se espera venha revolucionar tudo aquilo que conhecemos acerca da Skoda. Mas isso, fica para outro dia…

Importante reter o coeficiente aerodinâmico Cx, que vale apenas 0,28, um valor muito bom para este tipo de veículo. Em parte, isto é conseguido com cortinas móveis no para-choques da frente, que abrem apenas quando é necessário. A Skoda diz que poupam 0,2 l/100 km a 120 km/h.

As atualizações esperadas

As outras novidades do Fabia são as esperadas, para quem conhece o Polo ou o Ibiza, com os quais partilha quase tudo aquilo que não se vê. Como faróis e luzes traseiras em LED.

Ainda assim, a Skoda soube dar ao habitáculo um estilo e um ambiente próprios, com alguns detalhes de estilo originais e de bom gosto. Não falta o painel de instrumentos digital, nem o ecrã tátil central, agora bem destacado no topo da consola.

A pensar nos países do Norte da Europa, onde a Skoda vende grande parte dos quase um milhão de carros que produz por ano, o Fabia tem agora volante e para-brisas aquecido, além de climatização com duas zonas de temperatura.

Quanto ao “simply clever”, traduz-se, por exemplo, em 16 locais para guardar objetos no interior, num total de 108 litros de capacidade. Mas há mais.

Uma divisória flexível para a mala, uma consola para os lugares de trás, quando se transportam só dois passageiros, porta-cartões, porta-moedas e porta-copos, além do já icónico raspador de gelo.

Motores “evo”

Quanto aos motores, também chegam ao Fabia as últimas versões da unidade de três cilindros a gasolina, os chamados motor Evo. Mas ainda ninguém fala de híbridos ou sequer de “mild hybrid”, na Skoda.

Na base está um 1.0 sem turbo e com 80 cv (para alguns mercados, há ainda uma versão de 65 cv). O outro é sobrealimentado: o 1.0 TSI, disponível com 95 cv ou 110 cv. O mais potente tem caixa DSG de dupla embraiagem e sete relações como opção.

A Skoda disponibiliza uma versão 15 mm mais baixa da suspensão MacPerson dianteira e barra de torção, atrás. Mas também uma versão 15 mm mais alta que a normal, para países com condições de circulação mais difícieis – novamente as estradas nevadas do Norte.

Mais airbags, num máximo de nove, e mais ajudas eletrónicas à condução, num máximo de sete, fazem também parte das novidades.

Conclusão

Falta falar dos preços. Não se espere valores para rivalizar com a Dacia, pois a Skoda joga noutro campeonato, apesar de muitos potenciais compradores ainda não terem percebido isso. Sendo assim, o 1.0 de 80 cv custa 19 272 euros, o 1.0 TSI de 95 cv custa 20 509 euros e o 1.0 TSI de 110 cv custa 21 162 euros. Tudo nas versões de acesso Ambition. Ou seja, não são preços propriamente de saldo, quando olhamos para o Polo Life 1.0 TSI de 95 cv, que custa 21 854 euros. E esse continua a ser o problema da Skoda no nosso país: a imagem está abaixo do que realmente valem os seus produtos.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Teste – Skoda Octavia SW Scout 4×4: Agora só falta a neve…

 

TAGGED:featuredSkodaSkoda FabiaSkoda OctaviaSkoda simply cleverSkoda TSI
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

28
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Seat Ibiza 1.0 TSI: aqui está um bom negócio!

Por Francisco Mota 15 de Agosto, 2022
IMG_20201020_150544 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Ao volante – novo Skoda Octavia por 23 mil euros: bom e barato

Por Francisco Mota 20 de Outubro, 2020
FORD_KUGA_ST-LINE_PHEV_020
1
Sabia Que?

Novo Ford Kuga PHEV já tem preços em Portugal

Por Francisco Mota 20 de Março, 2020
Audi A3 Sportback
1
Sabia Que?

Novo Audi A3: Classe A e Série 1 que se cuidem…

Por Francisco Mota 2 de Julho, 2020
Mazda_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mazda 2 1.5 E-Skyactiv G: O ilustre desconhecido

Por Francisco Mota 18 de Janeiro, 2024
IMG_20201007_101354
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Polestar 2: o Tesla Model 3 da Volvo

Por Francisco Mota 14 de Outubro, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?