Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Leaf
1
Hoje Guiei Um...

Último Teste – Nissan Leaf: pioneiro ainda tem muito para dar

2019-audi-e-tron_100682287_h
1
Sabia Que?Vídeos

Retrovisores vão acabar… finalmente!

_MR53538_F
1
Sabia Que?Vídeos

Vídeo – “Making-of”: nos bastidores dos vídeos Targa 67

2019 - Essais presse Nouvelle Renault ZOE en Sardaigne
1
Crónica à 6ª

Crónica – Tem um Zoe?… A Renault sabe tudo sobre si

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – VW investe 10 mil milhões em Espanha. E a Autoeuropa?…
Crónica à 6ª

Crónica – VW investe 10 mil milhões em Espanha. E a Autoeuropa?…

Francisco Mota
Última atualização: 7 de Maio, 2022 9:04
Por Francisco Mota 6 Min leitura
VW22001_03361 - Cópia
O T-Roc colocou a fábrica a trabalhar 24 horas por dia
PARTILHAR

7/5/2022. A VW anunciou um reforço do investimento nas suas fábricas em Espanha, em vista da sua total eletrificação. E incluindo uma fábrica de baterias. Ao mesmo tempo, o silêncio em relação ao futuro da Autoeuropa continua.

Conteúdos
Um ecosistema6 Gigafactories na EuropaTesla já “assusta”?E a Autoeuropa?…Conclusão

 

Esta semana, Herbert Diess, o CEO da VW foi a Espanha visitar as fábricas do grupo e anunciou um reforço de mais 3 mil milhões de euros no investimento previsto para Espanha, no âmbito da eletrificação da produção.

Assim, os 7 mil milhões avançados em 2021 subiram para 10 mil milhões, com Diess a dizer que isso inclui a passagem das fábricas de Barcelona e de Pamplona para a produção de veículos 100% elétricos.

Confirmados para produção em Espanha estão as versões finais do Cupra Urban Rebel e do VW Life (ID.2), ambos já mostrados em forma de “concept-car” rolantes. Mas a VW deverá ter ainda uma versão B-SUV do ID.2 e a Skoda também se deverá juntar à festa.

Menos clara é a estratégia reservada para a Audi, neste segmento dos elétricos citadinos e da própria Seat. Seja como for, devemos estar perante o reeditar de um projeto similar ao do VW Up e derivados.

Um ecosistema

O CEO da VW quer um ecosistema completo em Espanha, o segundo maior produtor europeu de automóveis, desde a extração do Lítio à produção de células de baterias e finalmente dos automóveis.

A VW anunciou ainda a criação, em colaboração com a Iberdrola, de um parque de painéis fotovoltáicos para alimentar uma parte da fábrica de baterias, que vai ser construída em Valência.

Para a Gigafactory de Valência está prevista uma capacidade anual de 40 GWh

Para esta fábrica de células de baterias, foi anunciada uma capacidade anual de 40 GWh, com a produção a começar em 2026, altura em que dará emprego a 3000 trabalhadores.

6 Gigafactories na Europa

Esta fábrica de Valência inclui-se num parque de 6 fábricas de células de baterias que a VW planeia construir na Europa, visando um total anual de 240 GWh. A primeira será na Suécia, a segunda na Alemanha, a terceira é esta de Espanha e a quarta poderá ir para a República Checa.

A Skoda tem um peso cada vez maior dentro do grupo, não só pelo volume e subidas nas vendas, mas também pela elevada qualidade da produção local. Por isso, tem argumentos para defender a escolha do seu país como um dos que vão ser contemplados com uma Gigafactory.

Este plano de seis fábricas de células de baterias da VW insere-se num objetivo muito claro e que já foi anunciado por Herbert Diess: o grupo quer ser o primeiro produtor de automóveis elétricos no mundo.

Tesla já “assusta”?

Talvez os recentes números de produção da Tesla em 2021, ano em que terminou com quase 1 milhão de carros vendidos, quase o dobro do que tinha feito no ano anterior, tenha tido algum efeito na aceleração do plano da VW.

Tesla vendeu quase 1 milhão de carros em 2021, quase o dobro de 2020

Tanto mais que os números da Tesla vão certamente registar outra subida nos próximos tempos, quando as três novas fábricas, na Alemanha, no Texas e na China, estiverem a trabalhar em pleno.

E a Autoeuropa?…

Mas esta “guerra”entre Herbert Diess e Elon Musk parece não passar por Portugal. As notícias acerca do futuro da Autoeuropa continuam a ser escassas, para não dizer inexistentes.

O rumor mais persistente continua a apontar para a passagem da produção para veículos híbridos. Justificado pelo investimento anunciado de 500 milhões de euros para os próximos anos. Vinte vezes mais pequeno que o previsto para Espanha.

É certo que o mercado vai continuar a consumir este tipo de motorizações até 2035, de acordo com os desejos da Comissão Europeia.

Apesar de a produção de veículos 100% elétricos ser aquilo que todas as fábricas e todos os países desejam, por julgarem ser uma garantia de continuação dos investimentos a longo prazo, a verdade é que as marcas de automóveis vão continuar a precisar de híbridos.

Na verdade, vão ser as vendas de híbridos a continuar a ajudar a financiar o investimento nos 100% elétricos e os híbridos têm que ser feitos em algum lado.

Conclusão

A Autoeuropa tem uma excelente reputação dentro do parque de fábricas europeias do grupo VW, disso ninguém duvida. E a vários níveis. Mas não está na linha da frente da eletrificação, na região da Península Ibérica.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – Autoeuropa: que futuro para a fábrica VW em Portugal?

TAGGED:AutoeuropaCuprafeaturedSeatSkodaVolkswagenVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Volkswagen ID. LIFE concept car
1
Crónica à 6ª

Crónica – VW ID.2: elétrico por mais 615 euros que um Polo

Por Francisco Mota 24 de Setembro, 2021
DS9_25 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – DS 9 E-Tense 250 Plug-in: quer ser rival do A4 e Série 3

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
7
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Porsche Macan: O último antes de passar a elétrico

Por Francisco Mota 26 de Janeiro, 2022
Defender_23_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Land Rover Defender P400e: “Plug-in” poupa 20 000€

Por Francisco Mota 16 de Maio, 2022
44462733515_e6fc8bca78_b
1
Crónica à 6ª

Crónica – Noruega e os elétricos: 30 anos de incentivos não chegaram

Por Francisco Mota 7 de Agosto, 2020
Catalytic-Converter-Repair
1
Crónica à 6ª

Andam a roubar catalisadores: quer saber porquê?

Por Francisco Mota 4 de Outubro, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?