Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
DACIA_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Duster TCe Extreme: E viva o luxo!

PEUGEOT_E2008_E-LIONTESTDRIVE_2306TC0050
Crónica à 6ª

Crónica – Um país onde se vendem mais Mercedes que Dacia

IMG_20211022_160834
1
Estive Lá

Primeiro teste – Kia EV6: crossover elétrico é um “quase-premium”

CotY_Finalist_2024
1
Sabia Que?The car of the year

The Car Of The Year 2024 – Apurados os 7 finalistas: Qual vai ganhar?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Teste – Mazda 2 1.5 Hybrid: Não, não é engano…
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Mazda 2 1.5 Hybrid: Não, não é engano…

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:30
Por Francisco Mota 8 Min leitura
PARTILHAR

Parece um Toyota Yaris Hybrid, mas é um Mazda 2 Hybrid. Na verdade, o que muda é o símbolo na grelha e pouco mais, nesta entrada da marca no segmento dos híbridos utilitários. Saiba a razão para esta partilha a 100%.

Conteúdos
A mesma mecânicaCompetência em todas as áreasAs críticas vão para…Consumos muito baixosConfortável e ágilConclusão

 

As normas anti-emissões apertam cada vez mais e as marcas que querem continuar a operar na Europa têm que encontrar soluções para reduzir a média das emissões das suas gamas de modelos.

Confrontada com o problema, a Mazda recorreu à Toyota para encontrar uma solução, que surge agora sob a forma de um Mazda 2 1.5 Hybrid, que mais não é do que um Toyota Yaris 1.5 Hybrid. As diferenças resumem-se aos logótipos Mazda, que substituem os da Toyota.

Designação muda na tampa da mala

Esta solução torna-se mais fácil porque a Toyota detém 5% do capital da Mazda e as relações são próximas entre as duas empresas. Na verdade, a Toyota fez já uma operação semelhante com a Suzuki, para o Swace (Corolla) e Across (RAV4) também com as versões híbridas.

A mesma mecânica

Portanto, este Mazda 2 tem um motor 1.5 atmosférico a gasolina que trabalha no ciclo Atkinson, aliado ao sistema híbrido da Toyota, que compreende um motor elétrico, um gerador e um trem epicicloidal que coordena todos os fluxos de energia e os transmite às rodas da frente através de uma transmissão com efeito de variação contínua.

É o melhor sistema híbrido do mercado, por isso a Mazda só tem a ganhar em termos de tecnologia. Segundo dados da Toyota, o sistema é capaz de rodar 50% da distância e 80% do tempo em modo de zero emissões, em circuito urbano.

Um perfil já bem conhecido

É verdade que, no arranque elétrico, muito suave e silencioso, o sistema elétrico não permanece depois muito tempo sozinho a mover o carro. Mas é grande a quantidade de vezes em que, durante a condução normal, o motor a gasolina é desligado, seja no trânsito mais intenso, seja a rolar com pouca pressão no acelerador.

Competência em todas as áreas

Todos os comandos estão bem calibrados e são fáceis de usar, da direção aos travões, passando pela transmissão que, ao contrário do que acontecia em gerações anteriores deste sistema, não faz subir as rotações do motor a gasolina ao mais pequeno toque no acelerador.

Dinâmica ágil e precisa

Também a suspensão faz um bom trabalho em termos de conforto, com os pneus 195/55 R16 a ajudar, tal como os conjuntos mola/amortecedor menos firmes disponível para este modelo.

As críticas vão para…

As críticas vão para o espaço nos lugares de trás, que não é dos melhores do segmento, bem como o acesso pelas portas relativamente estreitas. Talvez seja por isso que a mala oferece uns corretos 286 litros de capacidade.

A posição de condução beneficia de um volante muito bem posicionado e de bom tato, além de bancos com o conforto e apoio suficientes para um utilitário como este, que vai passar a maioria da sua vida às voltas na cidade.

O original painel de instrumentos

O painel de instrumentos digital tem o curioso formato de uns binóculos e a sua leitura não é muito difícil, com a exceção de algumas informações do computador de bordo, afixadas em letras demasiado pequenas.

Quando ao ecrã tátil central, não é o melhor do segmento em termos de definição, mas tem a informação essencial e deixa os comandos da climatização de fora, localizados num módulo mais abaixo na consola, muito fácil de usar.

Construção sólida no interior do Mazda 2

A qualidade de montagem dos interiores não merece críticas, mas o tipo de materiais utilizado não impressiona pelo requinte. O ambiente é, acima de tudo, utilitário.

Consumos muito baixos

Utilizando o modo de condução Eco, no meu teste de consumos em cidade cheguei a um valor de 4,6 l/100 Km, o que é realmente muito bom e mostra como a regeneração de energia na desaceleração e travagem atingiu um elevado grau de eficiência, neste quarta geração do sistema híbrido da Toyota.

Eco/Normal/Sport são os modos de condução

Em autoestrada, a 120 km/h, os consumos subiram um pouco, até aos 5,8 litros/100 km, o que continua a ser muito bom. É verdade que há menos ocasiões para regenerar, mas o motor elétrico é capaz de levar o Mazda 2 sozinho até velocidades de 130 km/h.

Confortável e ágil

A dinâmica deste Mazda 2 consegue um bom nível de conforto, em pisos menos que perfeitos, com a suspensão traseira de barra de torção a não se incomodar com isso.

Passando ao modo Sport, ganha-se em sensibilidade do acelerador e em agilidade. A aceleração 0-100 km/h anunciada é de 9,7 segundos, um “tempo” mais que aceitável, para um peso total de 1180 kg.

Mazda 2 1.5 Hybrid (fotos de João Apolinário)

O motor a gasolina de três cilindros tem 91 cv e o motor elétrico tem 80 cv, resultando numa potência máxima combinada de 116 cv.

Em curva, o Mazda 2 mostra competência e algum brilhantismo, com rapidez e precisão na entrada em curva; e depois uma atitude neutra que, só com muito exagero, passa a ligeiramente subviradora.

Conclusão

Claro que este Mazda 2 não tem o estilo apurado e elegante que tem feito a fama da marca nos últimos anos. Não foi feito nenhum investimento no sentido de o diferenciar do Yaris. Mas em tudo aquilo que são valores objetivos, a verdade é que a Mazda sai fortemente beneficiada desta parceria. Quando aos efeitos na imagem de marca, é assunto para avaliar no futuro.

Francisco Mota

(fotos de João Apolinário)

Mazda 2 1.5 Hybrid

Potência: 116 cv

Preço: 29 297 euros

Veredicto 4 (0 a 5)

Ler também seguindo o LINK:

Vídeo – Toyota Yaris Hybrid: como funciona e quanto gasta

 

TAGGED:featuredMazdaMazda 2Mazda hybridToyotaToyota YarisToyota Yaris hybrid
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20190327_151144
1
Hoje Guiei Um...

A1 30 TFSI: agora sim, a Audi fez um anti-Mini

Por Francisco Mota 3 de Julho, 2019
PEUGEOT_E308SW_TESTDRIVE_2311TC069
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Peugeot E-308 SW: A mais vendida torna-se elétrica

Por Francisco Mota 21 de Novembro, 2023
01_opel_astra_gse_520350-63330a017afc2
1
Sabia Que?

Opel Astra GSe: Sigla antiga para desportivos novos

Por Francisco Mota 28 de Setembro, 2022
2022_FORD_WRC_TESTING_PORTUGAL_22
Crónica à 6ª

Crónica – WRC: “Devemos estar a fazer alguma coisa errada…”

Por Francisco Mota 21 de Maio, 2022
digital-1920x1080-3
1
Estive LáVídeos

Kia EV6 elétrico foi inspirado no Lancia Stratos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
56
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Golf R: o melhor desportivo do mundo real

Por Francisco Mota 12 de Julho, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?