Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Seal Road 10
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – BYD Seal: mais um rival para o Model 3

093_wireless_car_charging (1)
1
Sabia Que?Vídeos

Elétricos: carregamento sem cabos, por que está atrasado?

IMG_20210806_120445
1
Crónica à 6ª

Coisas que irritam 1 – o fecho de capót escondido

M2_24
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW M2 Coupé: Só para quem gosta

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Vêm aí incentivos para os híbridos não “plug-in”?
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Vêm aí incentivos para os híbridos não “plug-in”?

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:31
Por Francisco Mota 8 Min leitura
38
PARTILHAR

29/4/2022. Injustamente escorraçados dos incentivos públicos, a favor dos “plug-in”, afinal pode ser que os híbridos “normais” possam vir a receber benefícios. Adivinhe quem está por detrás desta mudança na mente de alguns políticos?

Conteúdos
HEV ficaram de foraHomologações WLTP irrealistasRealidade incómodaA “curiosidade” da ToyotaPode fechar as fábricas…Afinal, os HEV são “bons”Muitos não têm culpaConclusão

 

Há mais de vinte anos que a Toyota tem investido nas motorizações híbridas. Começou com o primeiro Prius em 1997, sem ganhar dinheiro com a inovação, mas conseguiu mudar mentalidades e hoje domina por completo a tecnologia e o mercado.

No seu conjunto, os 15 milhões de híbridos vendidos pela Toyota e Lexus no último quarto de século evitaram a emissão de toneladas de gases poluentes para a atmosfera.

Nos últimos anos, a Toyota tem sido, na Europa, a marca líder em média de emissões da sua gama, graças às vendas de modelos híbridos, que atingem os 70% de todos os Toyota vendidos na Europa.

HEV ficaram de fora

Ainda assim, quando chegou a altura dos Estados incentivarem/financiarem a transição para a eletrificação, escolheram apoiar apenas os “plug-in”, no que aos híbridos diz respeito.

As razões dos políticos estão ligadas à possibilidade que os “plug-in” têm de ser conduzidos em modo 100% elétrico durante algumas dezenas de quilómetros e de estarem homologados com emissões muito baixas.

Os hábitos de condução dos utilizadores de veículos “plug-in” não são os ideais

Mas a realidade acabou por mostrar que os hábitos de condução de muitos utilizadores de veículos “plug-in” não são os ideais. Não carregam a bateria vezes suficientes e, por isso, não conduzem em modo elétrico durante quilómetros suficientes para fazerem a diferença.

Homologações WLTP irrealistas

Acresce que as homologações de consumos dos “plug-in”, as famosas normas WLTP, são feitas em ciclos de condução simulados em laboratório, relativamente curtos e começando sempre com a bateria a 100% de carga.

Resultado, os consumos homologados andam muitas vezes abaixo dos 2,0 l/100 km e as emissões ficam facilmente abaixo das 50 g/km de CO2. Valores excecionais, mas irrealistas.

Num teste comparativo que fiz entre as versões híbrida e “plug-in” do novo Lexus NX (pode ver o vídeo no canal YouTube do Targa 67, seguindo o LINK no final deste texto) concluí que os consumos do primeiro são francamente mais baixos que os do segundo, quando este é conduzido com a bateria a zero.

Realidade incómoda

Esta realidade começou a ser demasiado óbvia para ser ignorada pelos políticos e as coisas podem alterar-se para os próximos anos, pelo menos na próxima dúzia de anos, até a proibição de venda de veículos a gasolina ou gasóleo ser proibida, como é vontade da CE para 2035.

Recentemente, outro facto, que passou relativamente despercebido, veio tornar o assunto ainda mais atual e urgente. Aconteceu no Reino Unido e foi descrito pela imprensa local nos termos seguintes.

A Toyota terá pedido esclarecimentos sobre como vão ser classificados os seus híbridos

Face à ausência de detalhes no processo de fim da produção de veículos térmicos, que o Reino Unido adiantou para 2030, a Toyota terá pedido esclarecimentos sobre como vão ser classificados os seus híbridos entre 2030 e 2035.

Durante este período, a venda de híbridos no Reino Unido vai ser permitida, mas falta definir o conceito de híbrido. Para já, apenas os “plug-in” estariam a ser considerados. Mas nada foi ainda definido.

A “curiosidade” da Toyota

Por que razão o gigante japonês fez este pedido? Muito simples: quer saber que destino dar às duas fábricas que tem instaladas na ilha britânica e que foram sendo otimizadas para o fabrico de híbridos ao longo dos anos.

Como é lógico, a Toyota quer saber se valerá a pena continuar a fabricar híbridos no Reino Unido ou se dá outro destino às suas duas fábricas britânicas.

Quer saber se pode continuar a produzir híbridos, sujeitando-os à continuação do processo de evolução que tem levado a cabo como nenhuma outra marca (já vão na quarta geração) ou se têm que escolher outra via.

Pode fechar as fábricas…

Subjacente fica sempre a hipótese de a Toyota fechar as fábricas e sair do país, seguindo o exemplo da sua compatriota Honda. E deixando um rasto de 3500 desempregados.

Claro que a comunicação da Toyota não coloca a questão tão vincadamente nestes termos, mas sabemos como estas coisas funcionam, quando se fala da cultura japonesa.

Ter mais 3,5 milhares de desempregados é um problema que qualquer governo dispensa

E quando a conversa chega a este ponto, é claro que os ouvidos dos políticos se tornam imediatamente mais sensíveis. Ter que resolver a questão social de mais 3,5 milhares de desempregados é um problema que qualquer governo dispensa.

Afinal, os HEV são “bons”

Por tudo isto, começam a surgir no Reino Unido alguns rumores de que “seria mais justo” apoiar a compra de veículos híbridos não recarregáveis do exterior, ou seja, não “plug-in”.

Nada disto será tratado nas páginas dos jornais, não é o estilo da Toyota. Mas se os híbridos passarem a receber incentivos no Reino Unido, já sabemos quem venceu…

E se isso acontecer no Reino Unido, com Brexit ou sem Brexit, é mais que provável que a mudança se estenda aos mercados da Europa continental.

Muitos não têm culpa

Tirar daqui a conclusão de que a “culpa” de tudo isto é dos condutores dos “plug-in”, que não os carregam com a frequência ideal, será um erro grosseiro. A verdade é que, muitos, não têm onde os carregar de forma eficiente.

Se não tiverem pontos de carga em casa ou no trabalho, não é com a rede pública que vão resolver o seu problema.

O crescimento da oferta de carregadores públicos não para de crescer, isso é certo. Mas está a acontecer sobretudo no segmento de mercado dos carregadores rápidos e ultra-rápidos. E são raros os “plug-in” que podem usar estes carregadores.

Conclusão

Poucos duvidam que a transição para os veículos 100% elétricos vai ser o futuro. Mas, até lá chegar, é bom que os construtores de automóveis consigam os recursos financeiros para concretizar esse investimento. A subida na venda dos híbridos não “plug-in” podia contribuir para os construtores ganharem balanço suficiente para a nova fase, ao mesmo tempo que reduziriam as emissões poluentes reais.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Vídeo – Lexus NX 350h vs. 450h+ Híbrido ou Plug-in? Qual o melhor?

TAGGED:featuredToyotaToyota HEVToyota hibridoToyota HybridToyota PHEVToyota PriusToyota Yaris hybrid
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

4771656759_7fe39942af_b
1
Sabia Que?

Como usar (bem) o ar condicionado: 5 dicas para combater o calor

Por Francisco Mota 21 de Agosto, 2019
gims-2020
Crónica à 6ªVídeos

Vírus ataca Genebra: e agora, como é a vida sem salões?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Velar_12
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Range Rover Velar P400e: Mexer mas sem estragar

Por Francisco Mota 23 de Janeiro, 2024
38
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Novo Qashqai: Nissan acerta no jackpot três vezes?

Por Francisco Mota 26 de Julho, 2021
Logo_Fiat_Chrysler_Automobiles
1
Crónica à 6ª

Fiat rompe com Renault: afinal havia outra…

Por Francisco Mota 7 de Junho, 2019
img
Crónica à 6ª

Crónica – Gasolina sintética faz sentido? Porsche responde

Por Francisco Mota 19 de Novembro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?