Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20190909_205942
1
Estive Lá

Top 13 do (último?…) Salão Automóvel de Frankfurt

Teste – Ford Raptor Diesel: Menos “loucura”

Skoda_50
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Enyaq Coupé 80 RS: Tudo e mais alguma coisa

i20_7-1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai i20 1.0 T-GDI: nem se dá por ele

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Kia EV6 é o The Car Of The Year 2022: esta foi a minha votação
Sabia Que?The car of the year

Kia EV6 é o The Car Of The Year 2022: esta foi a minha votação

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 10:15
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

Pela primeira vez, a Kia venceu o mais prestigiado prémio da indústria automóvel. O The Car Of The Year 2022 foi atribuído ao elétrico EV6 com os votos de 60 jurados de 23 países. A minha votação foi a seguinte.

 

O The Car Of The Year é o prémio mais respeitado atribuído à indústria automóvel, sendo também o mais antigo, pois nasceu em 1964.

É um prémio totalmente editorial, criado por um grupo de revistas europeias da especialidade e com um júri formado por jornalistas que têm como principal atividade o teste dos novos modelos lançados pelas marcas todos os anos.

No The Car Of The Year as marcas não se inscrevem, nem pagam inscrições. São os critérios do prémio que determinam que modelos são elegíveis para disputar o prémio, cada ano. Critérios que estão enunciados no website caroftheyear.org

O júri vota, numa primeira fase, para serem escolhidos os sete finalistas e depois vota nos sete finalistas para escolher o vencedor. Nesta segunda fase, cada jurado tem 25 pontos para distribuir pelos sete finalistas, com algumas regras.

Como se vota

O máximo que pode dar a um único modelo são 10 pontos, mas tem que dar mais pontos a um modelo do que aos outros. Tem que atribuir pontos a, pelo menos, cinco modelos.

Mais importante, a votação de cada jurado é publicada no website caroftheyear.org, juntamente com um texto que justifica a sua votação para cada modelo, tudo a bem da total transparência e independência.

Mantendo isto em mente, a minha votação para o The Car Of The Year 2022 foi esta, por ordem alfabética:

Cupra Born – 2 pontos

Depois do Formentor e do seu estilo único, estava à espera que o primeiro modelo elétrico da Cupra fosse mais do que um ID.3 com algumas alterações. Claro, que tem uma frente diferente e muitos detalhes decorativos, tanto por fora como por dentro. Merecia mais. A Cupra afinou a dinâmica para dar ao Born um tato mais desportivo, sem perder muito em termos de conforto e fez um bom trabalho. Mais envolvente de guiar que um ID.3

Ford Mustang Mach-E – 4 pontos

Aquilo que começou com uma “ofensa”, usando o nome “sagrado” do Mustang para um SUV elétrico, acabou, dois anos depois como um EV muito convincente. O estilo vai buscar alguns detalhes do passado e integra-os numa forma de crossover moderno. Espaço interior suficiente e um habitáculo bem desenhado, boa performance e um comportamento dinâmico muito interativo, faz deste um dos poucos carros elétricos realmente divertidos de guiar.

Hyundai Ioniq 5 – 2 pontos

O estilo dá uma nova interpretação a um antigo desenho da Hyundai e adiciona alguns detalhes modernos. A forma que daí resulta tem proporções um pouco invulgares: parece um carro compacto mas, na realidade, é um crossover de dimensões generosas. O habitáculo oferece um ambiente tipo “lounge”, que não tenho a certeza que se adapte bem a um automóvel. Boa performance, fornecida pelo sistema elétrico, mas o comportamento dinâmico é demasiado focado no conforto.

Kia EV6 – 4 pontos

Estilo audacioso faz deste um dos modelo elétricos mais atraentes do mercado e que muda a perceção da Kia como marca. Usa a mesma plataforma do Hyundai Ioniq 5, contudo o habitáculo tem uma abordagem diferente, mais estilo GT, que lhe fica muito bem. O interior tem espaço mais do que suficiente, boa performance e, melhor que tudo, este é um carro elétrico realmente envolvente de guiar numa boa estrada. A afinação da suspensão é muito diferente da usada no Ioniq 5.

Peugeot 308 – 4 pontos

Será que ainda faz sentido lançar um carro novo com motores a gasolina e Diesel? A Peugeot pensa que sim e eu consigo perceber o seu ponto de vista. Os carros elétricos não são fáceis de usar em toda a Europa, neste momento. O novo 308 traz uma evolução no desenho, face à geração anterior, um interior realmente premium e dinâmica modificada. Muito melhor equilíbrio entre dinâmica precisa e conforto de suspensão. As versões PHEV são muito competentes, mas a versão 100% elétrica ainda está um pouco distante.

Renault Megane E-Tech Electric – 5 pontos

Em termos de estilo, é um exercício na tradição da Renault: ousado e inovador. O mesmo pode ser dito do habitáculo, que tem um excelente sistema de infotainment. Há espaço suficiente no interior, para um modelo do segmento C e a performance é mais do que adequada. O sistema elétrico é bastante eficiente e a dinâmica envolve o condutor na ação, sem efeitos secundários em termos de conforto da suspensão. Tal como acontece noutros EV deste segmento, alguns plásticos podiam ser melhores.

Skoda Enyaq iV – 4

Um verdadeiro Skoda, no sentido em que marca muitos pontos em várias áreas. Estilo discreto, perfeitamente integrado no resto da gama. Espaço interior generoso, para passageiros e bagagem e um ambiente quase premium. O sistema elétrico é muito eficiente, bom comportamento dinâmico e confortável. Partilha a plataforma e muito mais com outros EV do grupo VW, mas foi bem diferenciado desses modelos.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Kia EV6 vence The Car Of The Year 2022: saiba como conseguiu

TAGGED:CuprafeaturedFordHyundaiKiaPeugeotRenaultSkodaThe Car Of The Year
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20191101_161124 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste Golf GTI TCR: festa de despedida com versão de 290 cv

Por Francisco Mota 12 de Novembro, 2019
884547a-F275-22TDIEULHD_XT_014b_LR
1
Sabia Que?TécnicaVídeos

Técnica – Nissan e-4orce: como funciona o 4×4 elétrico

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
6184_Volvo_240_Turbo_GLE_GL_DL_Volvo_340_GL_DL_GLS
1
Sabia Que?

Volvo 240 T: o primeiro Turbo chegou há 40 anos

Por Francisco Mota 27 de Outubro, 2020
pink-nissan
1
Crónica à 6ª

Crónica – Renault, Nissan e Mitsubishi fazem as pazes

Por Francisco Mota 28 de Janeiro, 2022
2016-toyota-c-hr-int-11
1
Sabia Que?Vídeos

“Mild-hybrid” vs. “full-hybrid”: sabe quais são as diferenças?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
PEUGEOT_E3008_COTYTESTDRIVE_2311TC080
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Peugeot E-3008: O segredo da fórmula

Por Francisco Mota 30 de Novembro, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?