Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
DSC06599
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BYD Seal AWD 3.8 S: O maior rival do Model 3

IMG_20171222_100718
1
Hoje Guiei Um...

Range Rover Velar D240 SE, ultra-fashion

ElétricosHoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca

M2_24
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW M2 Coupé: Só para quem gosta

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Os efeitos da guerra na indústria automóvel da Europa
Crónica à 6ª

Crónica – Os efeitos da guerra na indústria automóvel da Europa

Francisco Mota
Última atualização: 25 de Fevereiro, 2022 15:33
Por Francisco Mota
PARTILHAR

25/02/2022. Depois do Covid-19 e da crise dos semi-condutores, a indústria automóvel tem agora o confronto Rússia/Ucrânia pela frente. Que efeitos poderá ter esta guerra na produção e comércio de automóveis na Europa e nas marcas ocidentais?

Conteúdos
Produção local de automóveis“Group Renault” está expostoOutros construtores presentesConclusão

 

Sanções económicas contra a Rússia e sanções económicas a partir da Rússia já estão a resultar no início daquilo que alguns estimam possa vir a ser uma das maiores crises energéticas de sempre. Mas não só.

Como em todos os setores da economia, a indústria automóvel também vai sofrer consequências desta instabilidade. Desde logo pela subida de preço de matérias primas exportadas da Rússia, como o aço, Alumínio e Magnésio.

Mais ainda, a globalização tem levado ao crescimento da presença de vários grupos automóveis no território Russo, expondo-os mais diretamente a esta crise.

São várias as marcas ocidentais e orientais que se têm estabelecido na Rússia nos últimos anos, por razões que são fáceis de compreender. O mercado local já valeu perto de três milhões de carros por ano, depois desceu mas em 2021 já tinha recuperado até aos 1,57 milhões.

Produção local de automóveis

A produção local estava numa rampa ascendente, antes da pandemia de 2020, tendo chegado perto das 1,8 milhões de automóveis produzidos na Rússia. Nos últimos dois anos, a indústria automóvel local foi afetada pela Covid-19, como em todo o lado e depois pela crise dos semi-condutores.

A produção de automóveis na Rússia não se destina apenas a consumo interno, há uma parte importante de exportações que expõe assim os construtores presentes no território a problemas suplementares.

A Autovaz é o primeiro construtor russo, detido em 67,61% pelo Group Renault

O principal construtor de automóveis da Rússia é a Autovaz, detido em 67,61% pelo “Group Renault”. Fabrica não só modelos da marca Lada, para o mercado local, mas também modelos Renault, Dacia e Nissan.

Estamos a falar de mais de 400 000 carros produzidos por ano, uma parte deles para exportação. A Autovaz domina o mercado local, produzindo o modelo mais vendido no país, o Lada Vesta, mas o Kia Rio é o terceiro mais vendido.

Em termos de vendas por marcas, em 2021 a Lada dominou a tabela dos mais vendidos, logo seguida pela Kia, Hyundai, Renault e Toyota.

“Group Renault” está exposto

O clima de incerteza gerado pela guerra, deixa o “Group Renault” duplamente exposto. Por um lado, é mais que provável que as consequências da atual situação tenham reflexo na quebra das vendas no mercado local.

Por outro lado, as sanções podem afetar as exportações dos modelos do “Group Renault” fabricados na Federação Russa. Tanto mais que há exemplos recentes dos efeitos que a guerra teve na indústria automóvel da Rússia.

A crise da Crimeia em 2014 levou a uma quebra de vendas no mercado interno para metade do volume que tinha antes, uma consequência que se deverá repetir, sem se conseguir estimar qual a extensão que poderá ter desta vez.

Outros construtores presentes

Há mais construtores estrangeiros presentes na Rússia, associados a empresas locais, com operações que vão da simples montagem de modelos importados em módulos, até à sua produção mais ou menos completa. São os casos da GM, Chevrolet, VW, Ford e BMW. No total, estão contabilizadas 11 marcas estrangeiras a operar no país.

De todos os grupos presentes na Rússia com produção local, certamente o “Group Renault” será o que vê a situação com maior preocupação. A sua entrada na administração da Autovaz remonta apenas a Outubro de 2016.

O sócio do “Group Renault” na Autovaz é a empresa pública russa Rostec

No inicio, entrou em conjunto com o seu parceiro da Aliança, a Nissan, mas os japoneses venderam a sua quota da Autovaz aos franceses em Setembro de 2017. Em 2018, a Autovaz deu lucro pela primeira vez em dez anos.

Falta referir que o sócio do Group Renault na Autovaz é a empresa pública russa Rostec, que detêm o restante do capital da empresa, num total de 32,39%, não se sabendo que efeitos poderá ter para os franceses um parceiro como este.

Conclusão

A instabilidade da guerra terá na indústria automóvel um impacte tal como terá em qualquer outra atividade económica. Mas existem particularidades que podem preocupar em particular alguns dos construtores ocidentais. As ligações do “Group Renault” com a Autovaz estarão certamente no topo da lista do grupo Francês.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Teste – Dacia Spring: Elétrico mais barato tem 44 cv, é suficiente?

TAGGED:AutovazfeaturedLadaRenaultRenault ArkanaRenault Russia
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

TypeR_Red-28
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Honda Civic Type R: Uma despedida em grande

Por Francisco Mota 2 de Dezembro, 2022
IMG_20200127_130550
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi S7: porque trocou V8 a gasolina por um Diesel?

Por Francisco Mota 18 de Junho, 2020
15191-GoodwoodFestivalofSpeed2023-SolusGT
1
Estive LáVídeos

Entrevista – McLaren Solus GT: Explicado pelo seu mentor

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
img_2
1
Sabia Que?

Boxster: como salvou a Porsche da falência há 25 anos

Por Francisco Mota 26 de Janeiro, 2021
RAPPORT FINANCIER 2015
Crónica à 6ª

Crónica – Quanto ganha Carlos Tavares

Por Francisco Mota 23 de Fevereiro, 2024
IMG_20210908_185157
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro teste – Toyota Yaris Cross quer bater Captur, 2008 e Cia.

Por Francisco Mota 13 de Setembro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?