Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – SEAT Leon 1.5 e-Hybrid: Evolução bem-vinda
    13 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Teste – Mercedes-Benz CLE 300e: Charme eletrificado
    7 de Maio, 2025
    Teste – BMW XM 50e: Será mesmo um M?
    6 de Maio, 2025
    PRIMEIRO TESTE – Forthing S7 EV – Berlina a “preço canhão”
    5 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Teste – Tesla Model Y 2025: Cada vez melhor
    23 de Abril, 2025
    689584
    KIA EV2 – Na “mouche” dos B-SUV elétricos
    17 de Março, 2025
    0D6A3949
    Primeiro Teste – Leapmotor T03: À atenção da Dacia
    14 de Março, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
5
1
Sabia Que?

ADAS: ajudas à condução do seu carro podem estar avariadas?

DACIA_Spring_152
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Dacia Spring: o elétrico mais barato é um mini-SUV

_MR53538_F
1
Sabia Que?Vídeos

Vídeo – “Making-of”: nos bastidores dos vídeos Targa 67

coty_logo_2025_candidate
The car of the year

The Car Of The Year 2025 – Há 42 candidatos

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > O Vitara já não é o que era… e ainda bem!
Estive Lá

O Vitara já não é o que era… e ainda bem!

Francisco Mota
Última atualização: 20 de Novembro, 2018 14:11
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”1196″]O primeiro Suzuki Vitara, de 1988, chegou a ser o carro da moda, quando ainda não tinham sido inventados os SUV. Trinta anos depois, a atual quarta geração é muito diferente e acabou de receber alguns melhoramentos.
No final dos anos oitenta, a Suzuki acertou num desejo de parte do mercado, o de ter um pequeno todo-o-terreno capaz de ser tão fácil de usar na cidade como nas serras. Tinha tudo o que havia num verdadeiro TT daquela época, desde chassis de longarinas e travessas, eixo rígido atrás e até redutoras. Era fácil de guiar, não era caro, tinha uma posição de condução mais alta do que os carros normais e não tinha rivais diretos. Foi um sucesso, que durou dez anos.

Conteúdos
Depois, começou a mudarVitara em EspanhaA raridade do 4×4Conclusão

Depois, começou a mudar

O seu sucessor, o Grand Vitara de 1998, não era pior, mas entretanto já começava a aparecer outro tipo de concorrentes no mercado e, em 2005, a Suzuki desistiu do chassis separado e do eixo rígido. Para a terceira geração, ainda assim manteve uma estrutura suplementar para garantir a rigidez. Em 2015, já tinha percebido que nada disso era preciso, que o mais importante era fazer um pequeno SUV para um segmento que continua a crescer desenfreadamente, até hoje.

Desistiu do motor 1.6 Diesel de origem FCA e substituiu-o pelo 1.0 Boosterjet de 111 cv, a gasolina

Esta quarta geração levou agora um “restyling” que seguiu os passos habituais: novas cores, novas jantes, novos pára-choques, nova grelha e farolins de LED. Depois acrescentou um (bem vindo) tablier com a parte superior em plástico macio, novas cores, novo painel de instrumentos e uma lista de ajudas à condução para o pôr ao nível da melhor concorrência, ou até acima. Para rematar, desistiu do motor 1.6 Diesel de origem FCA e substituiu-o pelo 1.0 Boosterjet de 111 cv, a gasolina, para fazer companhia ao 1.4 Boosterjet de 140 cv, que já tinha.

Vitara em Espanha

Foi o pretexto para o ir testar em estradas espanholas, perto de Madrid, com um percurso que tinha de tudo, em doses comedidas: autoestrada, estradas secundárias e até um trajeto em fora de estrada.
Em apenas 4,18 metros de comprimento, a Suzuki consegue encaixar um habitáculo com espaço para quatro adultos e acesso fácil, além de uma bagageira com 375 litros, só falta o banco traseiro deslizar.

Basta agarrar no volante para perceber que, quem fez o Vitara, sabe de carros. A posição de condução é muito boa, a visibilidade também e o novo interior realmente melhorou, apesar do monitor tátil central não ser dos mais fáceis de usar, mas isso é comum a outros Suzuki. O motor 1.0 turbo de injeção direta de gasolina tem uma resposta aceitável no arranque, mas prefere andar acima das 1900 rpm. A caixa manual de cinco velocidades é muito fácil de usar e ajuda a manter o motor no ponto certo.

A suspensão e as jantes de 17” conseguem um nível de conforto muito bom, sem que o Vitara perca eficácia em curva. Apesar do aspeto SUV, a sensação ao volante é a de estar a guiar um carro com o centro de gravidade mais baixo, que controla bem a inclinação lateral em curva, tem boa precisão direcional e agilidade.

A raridade do 4×4

A unidade que guiei tinha quatro rodas motrizes, uma opção que custa 2500 euros e que é uma raridade no segmento. Usa uma embraiagem multidiscos central com vários modos de funcionamento, que o condutor pode escolher. Em “Auto”, usa apenas a tração à frente, para poupar consumos; em “Snow”, chama a tração atrás se necessário e em “Sport” torna o acelerador mais sensível. O truque está no botão “Lock” que bloqueia a embraiagem para dar 50% de binário a cada eixo.

Foi com o “Snow” e “Lock” ligados que me fiz à pista de todo-o-terreno, com a terra transformada em lama e o Vitara a progredir sem a mais pequena hesitação. Mesmo nas subidas mais íngremes, o motor não mostrou fraquezas e a caixa ajudou-o bem. Uma descida mais prolongada serviu para ver o HDC a funcionar, travando as rodas sozinho de forma suave e controlada. Depois, duas passagens de cursos de água, que, na verdade, nem davam pelo meio das rodas, mas tinham pedras no fundo para testar a tração, que não se mostrou preocupada.

Os 185 mm de altura ao solo não são brilhantes, mas são o suficiente para fazer um todo-o-terreno ligeiro, num terreno onde, desconfio, um carro sem tração às quatro rodas teria alguma dificuldade.

Conclusão

Como concorrente do Nissan Juke, o Suzuki Vitara não exibe o mesmo espetáculo estilístico, a sua aparência é mais discreta, mas consegue ser bom de guiar no asfalto, competente na lama e com um motor 1.0 turbo a gasolina que chega para as encomendas. Já não é o Vitara de antigamente, mas ainda bem. É muito mais civilizado e fácil de guiar. Não é dos mais baratos do segmento, mas o tamanho da lista de equipamento dá uma explicação para isso.
Potência: 111 cv
Preço: 22 090 euros
Veredicto: 4 estrelas

TAGGED:featuredSUVSuzukiTTVitara
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

31
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Fiat Tipo Cross 1.0: À boleia dos “crossover”

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
LEXUS_LBX_Emotion_red_bi-tone_dynamic_044
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Lexus LBX: B-SUV era o mais esperado

Por Francisco Mota 21 de Dezembro, 2023
_02w8894
1
Sabia Que?

Méhari, era jipe, camião e… avô dos SUV

Por Francisco Mota 18 de Abril, 2019
Targa 67 - Kia EV6 GT_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Teste Kia EV6 GT: Elétrico e com 585 cv!

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
supercharger_hero
1
Crónica à 6ª

Profecia Tesla: elétricos vão desvalorizar o seu carro. Será?…

Por Francisco Mota 15 de Fevereiro, 2020
RR_EVQ_20MY_Dynamic_ND_221118_01
1
Estive Lá

Novo Evoque: Diesel classe 1 só em Setembro

Por Francisco Mota 3 de Fevereiro, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?