Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
12 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Santa Fé HEV: visual (um pouco) assustador

Audi_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi Q3 SB 45 TFSIe: Um mini Cayenne Coupé “plug-in”

IMG_20200521_165230
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot 3008 “Plug-in”: SUV com 300 cv biológicos

Marvel_38
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – MG Marvel R: SUV elétrico não é “negócio da China”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Concessionários à beira do abismo: quem os vai empurrar?…
Crónica à 6ª

Concessionários à beira do abismo: quem os vai empurrar?…

Francisco Mota
Última atualização: 16 de Novembro, 2018 16:59
Por Francisco Mota 9 Min leitura
int_beijingcarshowroom_02
PARTILHAR

16/11/2018. Os concessionários de carros estão à beira do abismo. O seu futuro foi traçado por um estudo da KPMG, que concluiu só terem mais dez anos de esperança de vida, se não mudarem radicalmente. E mesmo se mudarem, outros analistas da indústria automóvel consideram que mais de metade vão fechar as portas até 2025.
Para qualquer pessoa que tenha entrado casualmente num concessionário (de qualquer marca) ultimamente, isto está longe de ser uma surpresa. O cenário típico é desolador: carros parados dentro de um pavilhão desmesurado, um ou dois deprimidos vendedores sentados atrás de secretárias, com os olhos vidrados no monitor do computador. Não se passa nada, o silêncio parece o de uma igreja, nestes locais que se tornaram em santuários do nada.

Conteúdos
Ir a um stand era uma festaA “culpa é da Internet…O desapego pelo carroAdaptação é possívelElétricos: outra revoluçãoConclusão

Ir a um stand era uma festa

Lembro-me de ser muito miúdo e de pedir ao meu pai para ir ver os carros novos ao concessionário perto da nossa casa. Nem sequer era uma das minhas marcas preferidas, nem do meu pai, que jurava nunca vir a ter um carro dessa marca, até ao dia em que a empresa onde trabalhava lhe entregou um de serviço. Ironias do destino… Mas a visita ao “stand” era um acontecimento, para mim. Poder ver de perto carros novinhos em folha, observar a minha imagem refletida nos cromados, sentir a suavidade dos bancos e aquele “cheiro a novo” eram estímulos irresistíveis para um miúdo “maluco por carros”, mesmo se o “stand” em sí estava longe das catedrais com imagem de marca harmonizada que hoje ainda existem.
Os tempos mudaram, a realidade é outra. Nem vale a pena fazer comparações.
Mas a verdade é que os concessionários estão em risco de extinção, ou usando uma imagem mais forte, estão à beira do abismo e alguém os vai empurrar pelas costas. Quem?…

Nasceu o conceito do “franchising”, em que uma empresa exterior podia comprar o direito de vender carros

Um pouco de história. Há cem anos, os construtores pensavam que podiam vender carros à porta das fábricas, mas depressa perceberam que não. E não tinham dinheiro para montar redes de pontos de venda espalhados pelos territórios em que queriam vender. Nasceu o conceito do “franchising”, em que uma empresa exterior podia comprar o direito de vender carros, no início, de uma só marca. O conceito durou até aos nossos dias, com pequenas alterações, a maior das quais foi o surgimento de concessionários multi-marca, que partilham o “back-office” e as oficinas mas mantêm uma porta aberta ao público, para cada uma das marcas que vendem. Esta é a situação atual, só que não está a funcionar.

A “culpa é da Internet…

A “culpa” é da Internet, que tem as costas largas como a “besta negra” de muitos negócios que não se souberam atualizar e se tornaram obsoletos. Tudo começou com os sites das marcas. Os potenciais compradores passavam a ter acesso direto aos fabricantes, sem necessidade de passar por intermediários, como os concessionários. Esta dinâmica acelerou da velocidade do som para a velocidade da luz quando surgiram, nesses sites, os configuradores. O cliente pode escolher o carro que quer, com o equipamento que quer. Pode ver o resultado final e mudar de ideias. Pode voltar atrás e começar tudo de novo e pode gastar o tempo que quiser nisto, sem ter a pressão do vendedor do outro lado da secretária, a brandir um impresso e uma esferográfica.

Brincar com um configurador até se tornou num passatempo, é a versão moderna da antiga visita ao concessionário, sem o “cheiro a novo”.
O comprador de carros, pode simular tudo no configurador, pode imprimir, fazer uma busca para ver qual o melhor desconto e só depois ir a um determinado concessionário “exigir” o seu carro ao vendedor, que assim fica numa posição enfraquecida em relação ao passado. Em vez de ser um verdadeiro vendedor, torna-se num “entregador” de carros. E isto é apenas uma fase transitória, pois o futuro será ainda mais agreste.

O desapego pelo carro

Por agora, o comprador particular ainda tem no automóvel o segundo bem mais caro de sua propriedade, por isso ainda tem o reflexo de querer ver o carro antes de o pagar. Mas com os “leasings” e as suas aprovações online, tudo isso vai desaparecer. Já acontece e vai ser cada vez menor o “apego” aos automóveis, que passam a ser objetos de uso limitado no tempo, até chegar a altura de trocar por outro novo e assinar outro “leasing”. Com este afastamento do comprador pelo objeto carro, a vontade de ir ver e tocar o carro antes de o pagar vai desaparecer e, com isso, termina de vez a necessidade de existir o “stand”de vendas. Um cliente passa a poder ir buscar o carro a um qualquer ponto de recolha anónimo e impessoal, ou então receber o carro em casa, como uma encomenda.

A Lynk & Co, a prima da Volvo que vai chegar muito em breve à Europa. Não vai ter concessionários nem stands, as vendas vão ser todas “online” e em “leasing”

Há marcas que estão a montar um modelo de negócio deste estilo, como por exemplo a Lynk & Co, a prima da Volvo que vai chegar muito em breve à Europa. Não vai ter concessionários nem stands, as vendas vão ser todas “online” e em “leasing”. Fazem as entregas e as recolhas para a manutenção, o cliente nem sequer sabe onde fica a oficina.

Adaptação é possível

Vai ser o Digital a dar o tal empurrão final aos concessionários que estão à beira do abismo. A não ser que se saibam adaptar. Durante anos, os concessionários foram obrigados pelas marcas que representavam a gastar fortunas em edifícios, decorações e maquinaria específica. Um “negociozinho” suplementar para as marcas.
Isso vai acabar, claro. Mas o “stand” de vendas será substituído por quê? Numa primeira fase, a aposta será nos usados, na manutenção e no atendimento.

Durante alguns anos, a esmagadora maioria dos carros a circular vai continuar a precisar de manutenção regular, até talvez mais exigente, se no futuro os políticos se lembrarem de apertar o cinto às emissões poluentes dos carros mais antigos.
A relação com os clientes vai passar a ser ainda mais importante. Serviços de recolha e entrega de carros para revisão vão passar a ser a norma e não a exceção. Contas claras e transparentes vão ser uma exigência. Os concessionários oficiais vão ter que ser cada vez mais competitivos, face às cadeias de assistência multi-marca, que prometem o mesmo serviço por menos dinheiro.

Elétricos: outra revolução

Mas quando os carros elétricos ganharem expressão no mercado, tudo se vai alterar outra vez.
Com menos peças e maior longevidade de materiais consumíveis, como por exemplo os travões e outros, os carros elétricos vão dar menos dinheiro a ganhar, mesmo no que à manutenção diz respeito. Vai ser necessária uma nova adaptação às novas condições. No Japão, a Mitsubishi tem em curso um programa piloto em que os concessionários passam a ter postos de carregamento para carros elétricos e outros serviços associados. É uma ideia para trazer clientes aos seus pontos de venda.

Conclusão

O Digital vai acabar com os concessionários, tal como os conhecemos hoje. Mas os construtores também vão dar uma ajuda. Afinal, a Internet está a dar-lhes a oportunidade que não tiveram há cem anos: a venda direta, sem intermediários. Ficam a ganhar as marcas e os compradores, ficam a perder os intermediários.

Francisco Mota

TAGGED:carrosconcessionáriosfeaturedstand
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

2019 Opel Corsa
1
Estive Lá

O que vale o novo Corsa?… Leia o teste a todas as versões

Por Francisco Mota 9 de Dezembro, 2019
IMG_20200122_144114
1
Hoje Guiei Um...

Teste Ford Ranger Raptor: Mas o que é “isto”?…

Por Francisco Mota 4 de Fevereiro, 2020
IMG_20200116_134617
1
Hoje Guiei Um...

Em casa?… Leia “Um teste por dia”: Audi Q3 SB 35 TDI

Por Francisco Mota 19 de Março, 2020
20230720_115453
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Hyundai Kauai: Subiu para outro nível

Por Francisco Mota 22 de Julho, 2023
image
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Portugal quer liderar produção de Lítio na EU

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW 320e: “plug-in” é digno sucessor do 320d?

Por Francisco Mota 4 de Agosto, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?