Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação

Teste – BMW 520d Touring: Ainda faz sentido?

Volvo 360c Exterior Detail
1
Sabia Que?

Volvo 360c: o autónomo perfeito para a era Covid-19

20230615_123426_A
1
Crónica à 6ª

Crónica – Visita ao museu da Ferrari em Maranello

Kia EV9 GT Line 6
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – Kia EV9: SUV elétrico quer rivalizar com BMW iX

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Alfa Romeo quer renascer com o Tonale: será desta?…
Crónica à 6ª

Crónica – Alfa Romeo quer renascer com o Tonale: será desta?…

Francisco Mota
Última atualização: 12 de Fevereiro, 2022 19:07
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

11/2/2022. Finalmente a Alfa Romeo apresentou o primeiro modelo da nova era. É um SUV, como não podia deixar de ser e tem versões híbridas. É o principio de mais um plano de renascimento para a marca italiana. Será desta?…

Conteúdos
Homem de confiança de TavaresDar lucro é a prioridadeO que está por baixo?“Plug-in” e “mild hybrid”Novo motor 1.5 a gasolinaConclusão

 

O homem revelou-se e confidenciou que é um “alfista” desde que nasceu, tanto do lado do pai como do lado da mãe, ambos proprietários de vários modelos da marca Italiana quando o novo CEO da Alfa Romeo era um miúdo. Estou a falar de Jean-Philippe Imparato.

Replicando a maneira exuberante de discursar dos italianos famosos, o francês Imparato começou a apresentação virtual do novo modelo da Alfa Romeo num tom eufórico que conseguiu manter durante grande parte da sua intervenção.

Depois de o ouvir, garanto que nenhum “alfista” ficou com dúvidas de que “desta vez é que é!” O entusiasmo era contagiante e só não passou para os oradores que lhe seguiram porque todos falam inglês com aquele indisfarçavel sotaque de um “italiano vero”.

Homem de confiança de Tavares

Imparato é um homem da PSA desde que começou a trabalhar em 1990. O sua mais recente “medalha” (talvez a maior) é a volta que deu à Peugeot entre 2016 e 2021, levando-a de marca generalista a quase-premium.

A passagem para a Alfa Romeo foi o novo desafio que Carlos Tavares lhe colocou e que deve ter aceite com paixão, apesar de não ser uma tarefa fácil. Imparato tem por missão implementar mais um plano de renascimento da marca italiana, um de muitos no passado e espera-se que este seja o definitivo.

A Alfa Romeo tem dez anos para dar resultados, caso contrário…

Tavares, o CEO do grupo Stellantis que detém a marca, já disse que a Alfa Romeo tem dez anos para dar resultados. Se não der… não sei muito bem o que poderá acontecer.

Dar lucro é a prioridade

Dez anos é muito tempo e Imparato diz que não tem pressão de fazer subir muito o volume de vendas. A sua prioridade é o lucro por unidade vendida. Diz que não quer fazer “stock” e que 80% dos Tonale vão ser fabricados só após terem sido encomendados.

O Tonale é o modelo mais importante da marca dos últimos vinte ou trinta anos. Em teoria, é o modelo certo, na altura certa: um SUV médio, com motorizações híbridas. Um rival de modelos como o Audi Q3 ou BMW X1.

Do estilo, nem vale a pena falar. Desde o 155 que não sai um carro feio dos estúdios da marca e nem mesmo a fisionomia SUV e os 4,53 metros veio estragar isso. Só o vi em formato digital, falta-me perceber melhor a escala, mas não espero nenhuma desilusão.

O que está por baixo?

Para o futuro da marca, o que importa é o que está por baixo; e também aqui não há grandes surpresas. O Tonale partilha a plataforma do Jeep Compass, que já foi a do Giulietta, numa nova evolução.

Ainda não foi agora que a Alfa Romeo passou para as plataformas PSA

Ainda não foi desta que a Alfa Romeo passou a usar a plataforma EMP2 V3 concebida pela PSA, logicamente porque o projeto Tonale é mais velho que a entrada na Stellantis e foi emparelhado com o Compass híbrido, que já está no mercado.

“Plug-in” e “mild hybrid”

E esta é a grande novidade do Tonale: o topo de gama é um híbrido “plug-in” que junta o conhecido motor 1.3 turbo a gasolina, para as rodas da frente e um motor elétrico de 60 cv, para as rodas de trás. Pode assim envergar a sigla Q4 de tração às quatro rodas, sem precisar de veio de transmissão.

A potência máxima combinada é de 275 cv, mais do que os 240 cv do Compass Plug-in, o que lhe permite fazer os 0-100 km/h em 6,2 segundos. A bateria de 15,5 kWh chega para uma autonomia em modo 100% elétrico de 60 km, em ciclo misto e 80 km, em cidade.

Novo motor 1.5 a gasolina

A outra novidade é um motor 1.5 a gasolina com turbo de geometria variável, associado a um sistema “mild hybrid” de 48V com motor elétrico de 15 kW, que resulta em duas versões, uma de 130 cv e outra de 160 cv, ambos com tração à frente. E ainda resta o 1.6 Diesel de 130 cv.

É uma gama realista e adaptada aos tempos atuais, se bem que Imparato não negou a possibilidade de vir a ser lançado um Tonale 100% elétrico, se os clientes o pedirem. Mas o mais certo é que isso só aconteça com as novas plataformas da Stellantis.

Por mais que os entusiastas da Alfa Romeo suspirem de alívio por continuarem a ter um carro que faz barulho pelo escape, a verdade é que, a partir de 2027, a marca só vai lançar elétricos.

Conclusão

Imparato prometeu um modelo novo, por ano, até 2030 e falou de siglas como GT, GTV e outras que fazem parte dos ecos da história da Alfa Romeo. Em 2025 será apresentado o primeiro Alfa Romeo 100% elétrico e Imparato terá de dar um verdadeiro salto mortal para explicar às suas memórias o que vai passar a significar ser um “alfista”.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – VW disse mesmo que elétricos são impossíveis?

TAGGED:Alfa GiuliaAlfa RomeoAlfa SprintAlfa StelvioAlfa SuperAlfa TiAlfa TonaleAlfa Velocefeatured
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

4
1
Hoje Guiei Um...

Teste – F-Type P300: este é o último Jaguar a combustão

Por Francisco Mota 9 de Agosto, 2021
BMW_29
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – BMW i7: O maior entre os elétricos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Skoda_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Karoq TDI 4×4: Uma ferramenta especial

Por Francisco Mota 21 de Fevereiro, 2023
image002
Crónica à 6ª

Crónica – Seat (como a conhecemos) pode acabar em 2025

Por Francisco Mota 10 de Junho, 2022
taycan_turbo_s
1
Crónica à 6ª

Crónica – Vendas de elétricos disparou 70% mas será para continuar?

Por Francisco Mota 15 de Maio, 2020
Catalytic-Converter-Repair
1
Crónica à 6ª

Andam a roubar catalisadores: quer saber porquê?

Por Francisco Mota 4 de Outubro, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?