Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
DestaqueFórmula 1Sabia Que?

História – Audi na competição: Dos ralis à F1

IMG_20190404_121841
1
Estive Lá

VW T-Cross: “canibal” vai devorar a Autoeuropa

E3008_38
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot e-3008: Nova era elétrica

Otavia_49
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Octavia RS: não é bem o Golf GTI checo

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Tavares & Bezos: um pacto com o diabo?
Crónica à 6ª

Crónica – Tavares & Bezos: um pacto com o diabo?

Francisco Mota
Última atualização: 8 de Janeiro, 2022 16:19
Por Francisco Mota
img_900x560$2017_03_06_07_17_00_304667
PARTILHAR

8/1/2022. Esta semana a Stellantis anunciou um acordo com a Amazon de Jeff Bezos. O objetivo é tornar o grupo automóvel numa empresa de tecnologia, líder em mobilidade sustentável. Mas será que o conglomerado liderado por Carlos Tavares estará a fazer um pacto com o diabo?

Conteúdos
Stellantis é o sexto grupo automóvelTavares escolhe AmazonAmazon inventa para a StellantisO que a Amazon vai acrescentarO pacto com o diaboO que vai dar em troca?Está tudo na nuvemConclusão

 

A Amazon é hoje um gigante que ultrapassou de forma inimaginável a plataforma de comércio online, criada por Jeff Bezos na sua garagem, por volta de 1994. O “e-commerce” é hoje apenas uma das suas inúmeras atividades e está longe de ser a mais influente.

O grupo americano incluí múltiplas subsidiárias que operam em áreas tecnológicas como o “cloud computing”, “digital streaming” e a inteligância artificial. Nos últimos anos, tem fornecido “software” e conhecimento a muitas empresas, ajudando-as a fazer a transição para a digitalização.

A Amazon é, hoje em dia, a marca mais valiosa do planeta, tão simples como isso. O seu fundador e “chairman” executivo, Jeff Bezos, é um dos três homens mais ricos do mundo, a posição no pódio varia consoante os negócios de cada ano.

A empresa é considerada uma das cinco mais influentes do mundo, em conjunto com a Google, Apple, Meta (Facebook) e Microsoft. É um tremendo gigante, mas que ainda está em fase de crescimento.

Stellantis é o sexto grupo automóvel

A Stellantis é o resultado da fusão da FCA e da PSA, dois grupos automóveis que agora somam 14 marcas comerciais, nem todas com grande atividade, e que ocupa o sexto lugar entre os maiores grupos automóveis do mundo, liderados pela Toyota, segundo dados de 2020.

A Amazon comprou a Zoox, que fez um táxi autónomo

É conhecido o interesse da Amazon no setor automóvel, tendo comprado a Zoox, uma empresa que desenvolveu concept-car de um táxi sem condutor. Daí a tornar-se num fabricante de automóveis, pode estar um passo que não interessa à Amazon dar, pelo menos para já.

O que lhe interessa é ser um fornecedor e um parceiro dos principais grupos automóveis e foi exatamente isso que a Stellantis anunciou esta semana.

Tavares escolhe Amazon

Carlos Tavares, o português CEO da Stellantis, deu uma tele-conferência para anunciar o acordo. “Graças à inteligência artificial e ao ‘cloud computing’ iremos melhorar a experiência geral dos nossos clientes e transformar o veículo num espaço de vida personalizável, tanto para os passageiros como para o condutor”, disse.

Pode parecer uma afirmação um pouco abstrata, para quem não segue de perto a área “tecnológica” relacionada com “software” e inteligência artificial, mas a Stellantis quer tirar do negócio alguns resultados bem determinados.

Alexa, Kindle e Fire TV são produtos que a Amazon desenvolveu e hoje têm enorme divulgação no mercado. Mas para lá chegar teve primeiro que conceber as ferramentas necessárias, obtendo uma grande experiência em inteligência artificial, “cloud computimg” e “machine learnung”.

Amazon inventa para a Stellantis

Nas palavras de Andy Jassy, CEO da Amazon: “Estamos a inventar soluções que irão permitir à Stellantis reforçar as suas capacidades de conectividade e personalização, de forma a oferecer a cada ocupante um momento conectado e personalizado a bordo do veículo.”

A Amazon vai contribuir para desenvolver a plataforma informática dos próximos carros da Stellantis

Este acordo com a Amazon permite à Stellantis aceder a ferramentas e conhecimento que, de outra forma, demoraria muito mais tempo a obter. E que Tavares considera essenciais e urgentes para levar o seu grupo para uma atividade sustentada pelo “software”.

Para começar, a Amazon vai contribuir para desenvolver a plataforma de software STLA SmartCockpit, a base informática para os automóveis da Stellantis a partir de 2024 e que já tinha sido anunciada há alguns meses.

O que a Amazon vai acrescentar

O que a Amazon vai acrescentar a esta base informática da Stellantis são “aplicações baseadas em IA para serviços de navegação, entretenimento, assistência vocal Alexa, manutenção de veículos, e-commerce e serviços de pagamento” dizem os responsáveis do grupo automóvel.

Na prática, os utilizadores do automóvel têm acesso a uma loja virtual onde podem descarregar as aplicações que a inteligência artificial determinar serem as mais adaptadas a cada utilizador, em cada situação.

A Stellantis avança dois exemplos. Um planeador de viagens, que recomende conteúdos multimédia, locais de interesse ou restaurantes ao longo do trajeto.

E outra aplicação dedicada a modelos como os Jeep, disponibilizando um treinador digital de todo-o-terreno, que ajudará a escolher as melhores regulações do carro para cada situação.

O pacto com o diabo

Note-se que a Stellantis já tem, em alguns dos seus modelos, o sistema Alexa Custom Assistant, através do qual é possível utilizar os sistemas de navegação, ouvir música, podcasts, fazer chamadas telefónicas, gerir agendas, ouvir notícias, verificar as condições meteorológicas e controlar os seus dispositivos à distância.

Mas o acordo vai mais longe e é aqui que a Stellantis poderá estar a fazer um “pacto com o diabo”. As duas empresas vão colaborar ao nível da engenharia para desenvolver novos produtos de software em conjunto.

A Stellantis vai migrar dados para a cloud usando as capacidades da Amazon Web Services

Para isso, a Stellantis aceitou “migrar o fluxo atual de dados automóveis das suas várias marcas e regiões para uma malha de dados baseada na cloud, utilizando as capacidades avançadas da AWS (Amazon Web Services) para analisar e rastrear dados em tempo real” afirma a Stellantis.

O que vai dar em troca?

Para o grupo automóvel, isto significa o acesso a ferramentas e interfaces informáticos que não tem hoje e que lhe permitirá acelerar processos. Não será grande especulação assumir que o inverso também vai acontecer.

Ou seja, além de ser paga pelos serviços que presta, a Amazon também deverá ter acesso a muita da informação específica da indústria automóvel, enriquecendo o seu conhecimento neste setor.

Não vão ser os veículos comerciais ligeiros elétricos, RAM ProMaster que a Stellantis vai fornecer à Amazon que servem para pagar a fatura.

Está tudo na nuvem

As duas empresas já estão a trabalhar em conjunto num ambiente baseado na “cloud”, o Virtual Engineering Workbench, onde testam novo software, fazem simulações e formação de modelos de “machine learning”, além de recolha e análise de dados.

Do acordo também faz parte a formação, até 2024, de 5000 engenheiros e programadores da Stellantis nas áreas do software, dados e “cloud”, ligados à AWS Cloud. Para concretizar este plano, a Stellantis e a AWS irão lançar uma rede global de centros de inovação AWS.

Conclusão

Com a urgência em aceder às ferramentas informáticas no mais curto período de tempo, a Stellantis poderá estar a colocar nas mãos da Amazon uma parte do negócio, que se prevê vir a ser cada vez mais importante. E se a Amazon um dia decidir que tem o conhecimento suficiente para entrar na indústria automóvel, vai estar muito melhor preparada do que estava a Tesla no início. Nessa altura, duvido que a tradição das 14 marcas da Stellantis lhe sirvam de muito.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

Crónica – Tavares passa por cima de fornecedores na crise dos “chips”

 

TAGGED:Alfa RomeoAmazonCarlos TavaresfeaturedFiatPeugeotPortugalStellantis
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20191223_151648 copia
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Em casa… leia um teste por dia: Volvo V60 T8 PHEV 390 cv

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
650034
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Lamborghini Huracán Sterrato: Desportivo do ano TARGA 67

Por Francisco Mota 28 de Dezembro, 2023
Aston_Martin_Vantage_Roadster__Yellow_Tang_37-jpg
1
Crónica à 6ª

Crónica – Porque a Daimler ficou com 20% da Aston Martin

Por Francisco Mota 30 de Outubro, 2020
ESSAIS PRESSE MEGANE RENAULT E-TECH
1
Sabia Que?

Renault Megane elétrico: conheça todos os preços desde 35 200€

Por Francisco Mota 19 de Janeiro, 2022
CotY_Finalist_2022
1
Sabia Que?The car of the year

The Car Of The Year 2022 – conheça os 7 finalistas

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
RAV4 Thumbnail
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Toyota RAV4 Plug-in: qual a autonomia real?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?