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Hoje Guiei Um...

Teste – Cupra Formentor VZ: mais desportivo que SUV

Francisco Mota
Última atualização: 14 de Dezembro, 2021 19:08
Por Francisco Mota 8 Min leitura
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O primeiro Cupra que não deriva de um Seat tem na versão 2.0 TSI de 310 cv um desportivo que dá prioridade ao estilo e à condução. Será a estratégia certa para um SUV como o Formentor?

Conteúdos
Um toque de luxoMotor 2.0 TSI de 310 cvSuspensão confortávelPassando ao que interessa…Só cede nos abusosMelhor, guiado a 80%Conclusão

 

O cabo Formentor, na ilha de Maiorca, deu o nome ao primeiro modelo da marca Cupra que não deriva diretamente da gama Seat. Trata-se de um SUV, como não podia deixar de ser, mas com um perfil baixo e esguio, silhueta coupé, capót longo e grelha vertical.

A distância entre-eixos não varia, face ao Ateca, pois ambos usam a plataforma MQB Evo. Mas o Formentor é 64 mm mais comprido e 88 mm mais baixo, tendo a mesma largura.

A utilização da cor bronze para o símbolo da marca, detalhes da carroçaria a maxilas Brembo dos travões dão-lhe um aspeto único. As jantes grandes, com pneus 245/40 R19 fazem o resto.

Por dentro, a posição de condução é mais baixa que no Ateca, com os excelentes bancos desportivos integrais a envolver bem o corpo.

Um toque de luxo

O volante tem um toque de qualidade e inclui dois botões redondos para os modos de condução e para ligar o motor. As patilhas da caixa de dupla embraiagem também são maiores que no Ateca.

O monitor central de 12” está no topo da consola mas a sua utilização não é isenta de críticas. Para chegar a algumas funções é preciso percorrer várias páginas e os botões táteis da climatização estão integrados no topo do ecrã, são pequenos e difíceis de usar.

Em frente do condutor está um painel de instrumentos digital e configurável em seis vistas, dependendo do modo de condução. Tem leitura fácil e é comandado através dos botões mais pequenos do volante.

Também no interior, a cor bronze encontra-se em detalhes como as costuras dos bancos em pele. A impressão geral de qualidade é muito boa.

Motor 2.0 TSI de 310 cv

Esta versão usa a última atualização do motor 2.0 TSI do grupo VW, aqui com 310 cv entre as 5500 e as 6500 rpm. A aceleração 0-100 km/h anunciada é de 4,9 segundos e a velocidade máxima de 250 km/h.

Apesar do tejadilho baixo, espaço é coisa que não falta, não só em altura como em comprimento para as pernas nos lugares de trás. A largura é menos generosa e não facilita o transporte de três adultos no banco de trás, tanto mais que o túnel central é volumoso. A mala tem 420 litros, o que é razoável.

Os modos de condução são: Comfort/Sport/Cupra/Off Road/Individual e fazem variar a assistência da direção (com cremalheira de passo variável), a sensibilidade do acelerador, gestão da caixa DSG e o amortecimento.

Suspensão confortável

Começando no modo Comfort, a suspensão independente às quatro rodas e o amortecimento na posição menos intensa proporcionam conforto.

E o mesmo se pode dizer da direção e caixa de velocidades: este Cupra tem um tato de condução refinado, mesmo com jantes de 19” e sobre bandas sonoras mais agressivas ou remendos de asfalto mal feitos.

O consumo medido em cidade foi de 11,6 l/100 km, um valor que se aceita tendo em conta o motor 2.0 turbo, sem nenhum tipo de auxílio híbrido.

Passando ao que interessa…

Para dar uso aos modos Sport e Cupra é melhor procurar estradas secundárias vazias. Aí, o Formentor continua a agradar pelo controlo da carroçaria e pelo conforto: mesmo com o amortecimento ajustável DCC no máximo, os pisos imperfeitos não o incomodam.

A fundo, o motor tem resposta rápida a baixo regime e força até ao “red-line”, mas uma banda sonora “falsa” que sai pelos altifalantes. A caixa faz passagens a propósito, em modo “S” e rápidas, usando as patilhas. Os travões Brembo dianteiros têm um tato civilizado e poder suficiente.

A direção tem um bom compromisso entre rapidez e conforto, sem nenhum nervosismo. A suspensão dianteira consegue meter o carro na trajetória certa sem hesitações, nem grande rolamento lateral. A agilidade da frente está mais próxima de um Leon que de um Ateca.

Só cede nos abusos

Boa resistência à subviragem, só com abusos para lá do razoável o ESP entra em ação, e com progressividade. Mas pode desligar-se. Depois, a carroçaria continua bem controla, com pouca inclinação lateral até ao final da curva.

Quando chega a altura de acelerar a fundo para sair da curva, a tração às quatro rodas faz o seu serviço sem interferência na direção. Põe o binário no asfalto e leva o Formentor para a próxima reta sem sair da atitude neutra.

A transmissão nunca envia potência suficiente para fazer rodar a traseira, pelo menos em asfalto seco e limpo. O condutor tem que ser mais ativo.

Com um levantar de pé brusco, já a entrar na curva, a traseira deixa-se deslizar uns centímetros. Mas a transmissão tipo Haldex não leva a deriva mais longe.

Melhor, guiado a 80%

O Formentor agrada pela potência do motor, pela eficiência a curvar, pelo desempenho da caixa e travões. Não pela atitude ousada. Mas consegue fazer esquecer que estou ao volante de um SUV, numa boa estrada.

Agrada mais quando guiado a 80% do que levado ao limite, altura em que a atitude SUV vem ao de cima. Quanto ao modo “off-road”, tendo em conta os pneus de estrada montados, não o confrontei com caminhos de terra ou pedra solta. Mas esse modo terá certamente utilidade em estradas nevadas.

Voltando à base pela auto-estrada, o tato sofisticado da suspensão, o ambiente refinado do habitáculo e o conforto mostram que este Cupra Formentor está perfeitamente à vontade em viagens mais longas.

Sobretudo escolhendo o modo Comfort, que nunca deixa a carroçaria demasiado “solta” quando aparecem depressões no piso. E o consumo desce para uns simpáticos 7,9 l/100 km.

Conclusão

A Cupra soube encontrar a sua identidade dinâmica e estética, apesar de partilhar o “hardware” com muitos outros modelos do grupo Volkswagen. Mas isso também lhe trouxe a vantagem de um preço final competitivo.

Francisco Mota

(fotos de João Apolinário)

Cupra Formentor VZ 2.0 TSI DSG 4Drive

Potência: 310 cv

Preço: 48 930 euros

Veredicto: 3,5 (0 a 5)

 

Ler também, seguindo o LINK:

Teste – Cupra Formentor 1.5 TSI: começam as coisas sérias

TAGGED:CupraCupra FormentorCupra SUVfeaturedSeat AtecaSeat SUV
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