Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – SEAT Leon 1.5 e-Hybrid: Evolução bem-vinda
    13 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Teste – Mercedes-Benz CLE 300e: Charme eletrificado
    7 de Maio, 2025
    Teste – BMW XM 50e: Será mesmo um M?
    6 de Maio, 2025
    PRIMEIRO TESTE – Forthing S7 EV – Berlina a “preço canhão”
    5 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Teste – Tesla Model Y 2025: Cada vez melhor
    23 de Abril, 2025
    689584
    KIA EV2 – Na “mouche” dos B-SUV elétricos
    17 de Março, 2025
    0D6A3949
    Primeiro Teste – Leapmotor T03: À atenção da Dacia
    14 de Março, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Small-6356-KODAVISION7S
1
ElétricosSabia Que?

Skoda com 4 novos elétricos a partir de 25 000 euros

Rallye_Monte-Carlo_McKlein_06
1
Sabia Que?

Rali de Monte-Carlo e as “histórias” mais divertidas

ID3vsMG_1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – VW ID.3 e MG4: Alemanha contra China

IMG_20181029_080425
Sabia Que?

Spoilers: têm algum efeito ou são só para enfeitar?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Tem um Zoe?… A Renault sabe tudo sobre si
Crónica à 6ª

Crónica – Tem um Zoe?… A Renault sabe tudo sobre si

Francisco Mota
Última atualização: 23 de Outubro, 2021 11:52
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

22/10/2021. A fase menos boa de que a Renault está a lutar para sair, faz esquecer muita coisa. Por exemplo a sua experiência sem paralelo nos carros elétricos. Um património de informação que vai facilitar a transição para a eletrificação.

Conteúdos
Recolha de informação real10 mil milhões de quilómetrosReparação e reciclagemConclusão

 

A experiência é sempre um património importante, quando não é fundamental e a indústria automóvel não é exceção. Nesta fase de transição para a eletrificação que, apesar de não parecer, ainda está no início, os construtores mais à vontade para resolver problemas são os mais experientes.

Na Europa, uma marca destaca-se das outras e essa marca é a Renault. Há dez anos que os franceses vendem carros elétricos, com destaque para o citadino Zoe, que tem permanecido nos primeiros lugares dos carros elétricos mais vendidos no continente desde 2012.

O modelo do losango tem sido frequentemente evoluído em várias áreas, sobretudo na bateria e na eficiência, refletindo o acumular de experiência da Renault nesta área ao longo dos anos.

É claro que os maus resultados comerciais de 2020, com uma quebra de 24,1 % nas vendas, tem tido mais destaque que assuntos como este. Tanto mais que já em 2019 as coisas não correram muito bem, levando à mudança da administração.

A Renault terá começado o investimento nos elétricos demasiado cedo

Mas a experiência na construção de carros elétricos – que agora é vista como tendo começado demasiado cedo – não é a única que a marca tem como património importante, nesta fase de transição para a eletrificação.

A informação sobre a utilização dos carros elétricos que vendeu na última década será ainda mais importante. E a Renault soube preparar-se bem neste domínio.

Recolha de informação real

Na verdade, a marca recolhe informação sobre a utilização diária dos 400 000 carros elétricos que vendeu na Europa nos últimos dez anos. Com o devido acordo e autorização escrita dos proprietários, esses carros foram dotados de um sistema de recolha de dados, que permite à marca obter informação sobre a utilização que os condutores dão aos veículos elétricos comprados à Renault.

Dados como as distâncias percorridas diariamente, a duração e tipo de alimentação usada para os carregamentos da bateria, bem como a frequência com que são feitos.

Mas também dados relativos ao tipo de percurso, ao próprio estilo de condução são retidos, tal como temperaturas ambiente e de funcionamento da bateria.

10 mil milhões de quilómetros

A Renault calcula que tem informação sobre um total de 10 mil milhões de quilómetros percorridos pelos condutores dos carros elétricos que colocou no mercado.

Isto gera uma quantidade de informação gigantesca, com o potencial de ser estudada e daí retirar conclusões que podem ser muito úteis para o projeto dos futuros carros elétricos.

Dados recolhidos servem para melhorar os elétricos do futuro

Com este caudal de informação, é possível conceber os próximos carros elétricos de forma mais adaptada à utilização real que vão ter, em vez de usar como base estudos e estimativas de hábitos de utilização.

Por exemplo, apesar de o Zoe ter passado a dispor de um carregador DC embarcado, os dados de utilização recolhidos indicam que 80% dos compradores que o têm, na realidade não o usam, preferindo carregar em AC.

Reparação e reciclagem

Os dez anos de comercialização de carros elétricos trouxeram também à Renault uma experiência na reparação de baterias. Na Europa, instalou 25 pontos de reparação de baterias que estão a poupar muito dinheiros aos utilizadores dos seus carros elétricos.

A análise de baterias avariadas tem mostrado que, na maioria das vezes, o problema se centra numa ou outra célula a funcionar mal, que assim é devidamente substituída. Sem necessidade de uma dispendiosa troca da bateria. Isto obrigou à formação profissional de especialistas.

Também no campo da reciclagem a Renault tem um histórico valioso, tendo reciclado já 3300 baterias até hoje. Também aqui este conhecimento vai contribuir para construir baterias mais fáceis de reciclar, um compromisso já assumido pela marca.

Conclusão

A Renault tem como objetivo ser a marca mais eletrificada da Europa, mais cedo. Em 2030, estima que 90% dos seus carros já sejam elétricos. É o resultado de um investimento na eletrificação de 5 mil milhões de euros, nos últimos dez anos, a que se vão somar mais 10 mil milhões nos próximos anos.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – Meo quer mudar o rumo da Renault

 

TAGGED:BEVElectric carsEVfeaturedRenaultRenault EVRenault ZoeZoe
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20210720_114549 (1)
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Primeiro teste – Taycan Cross Turismo: super-carrinha, off-road e elétrica

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Pininfarina-Battista-2020-1600-06
1
Crónica à 6ª

Crónica – Pininfarina: de carroçador a “start-up” em 90 anos

Por Francisco Mota 12 de Junho, 2020
SUPERB_iV_COMBI_023-1920x1280
1
Sabia Que?

Skoda Superb iV: “plug-in” com 930 km de autonomia

Por Francisco Mota 29 de Outubro, 2020
SKODA_TREKKA-1440x961
1
Sabia Que?

Trekka, o primeiro SUV da Skoda: faz lembrar alguma coisa?

Por Francisco Mota 20 de Junho, 2019
Revolution in the underground car park – Volkswagen lets its c
1
Sabia Que?Vídeos

VW ID.3 – faltam 7 meses: “olha o robot…” a carregar a bateria

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Renault Scenic The Car of the Year 2024
1
Sabia Que?The car of the year

Renault Scenic E-Tech Electric vence The Car Of The Year 2024

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?