Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
20231013_114942_A
1
ElétricosEstive Lá

Visita ao SAHE: salão do automóvel híbrido e elétrico no Porto

TypeR_Red-28
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Honda Civic Type R: Uma despedida em grande

Volvo Concept Recharge
1
Sabia Que?Vídeos

Volvo faz terceira fábrica na Europa e vai ser na Eslováquia

MP5R3970-Editar
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Polestar 2 BST 270 – chamam-lhe a “besta” elétrica

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Tem um Zoe?… A Renault sabe tudo sobre si
Crónica à 6ª

Crónica – Tem um Zoe?… A Renault sabe tudo sobre si

Francisco Mota
Última atualização: 23 de Outubro, 2021 11:52
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

22/10/2021. A fase menos boa de que a Renault está a lutar para sair, faz esquecer muita coisa. Por exemplo a sua experiência sem paralelo nos carros elétricos. Um património de informação que vai facilitar a transição para a eletrificação.

Conteúdos
Recolha de informação real10 mil milhões de quilómetrosReparação e reciclagemConclusão

 

A experiência é sempre um património importante, quando não é fundamental e a indústria automóvel não é exceção. Nesta fase de transição para a eletrificação que, apesar de não parecer, ainda está no início, os construtores mais à vontade para resolver problemas são os mais experientes.

Na Europa, uma marca destaca-se das outras e essa marca é a Renault. Há dez anos que os franceses vendem carros elétricos, com destaque para o citadino Zoe, que tem permanecido nos primeiros lugares dos carros elétricos mais vendidos no continente desde 2012.

O modelo do losango tem sido frequentemente evoluído em várias áreas, sobretudo na bateria e na eficiência, refletindo o acumular de experiência da Renault nesta área ao longo dos anos.

É claro que os maus resultados comerciais de 2020, com uma quebra de 24,1 % nas vendas, tem tido mais destaque que assuntos como este. Tanto mais que já em 2019 as coisas não correram muito bem, levando à mudança da administração.

A Renault terá começado o investimento nos elétricos demasiado cedo

Mas a experiência na construção de carros elétricos – que agora é vista como tendo começado demasiado cedo – não é a única que a marca tem como património importante, nesta fase de transição para a eletrificação.

A informação sobre a utilização dos carros elétricos que vendeu na última década será ainda mais importante. E a Renault soube preparar-se bem neste domínio.

Recolha de informação real

Na verdade, a marca recolhe informação sobre a utilização diária dos 400 000 carros elétricos que vendeu na Europa nos últimos dez anos. Com o devido acordo e autorização escrita dos proprietários, esses carros foram dotados de um sistema de recolha de dados, que permite à marca obter informação sobre a utilização que os condutores dão aos veículos elétricos comprados à Renault.

Dados como as distâncias percorridas diariamente, a duração e tipo de alimentação usada para os carregamentos da bateria, bem como a frequência com que são feitos.

Mas também dados relativos ao tipo de percurso, ao próprio estilo de condução são retidos, tal como temperaturas ambiente e de funcionamento da bateria.

10 mil milhões de quilómetros

A Renault calcula que tem informação sobre um total de 10 mil milhões de quilómetros percorridos pelos condutores dos carros elétricos que colocou no mercado.

Isto gera uma quantidade de informação gigantesca, com o potencial de ser estudada e daí retirar conclusões que podem ser muito úteis para o projeto dos futuros carros elétricos.

Dados recolhidos servem para melhorar os elétricos do futuro

Com este caudal de informação, é possível conceber os próximos carros elétricos de forma mais adaptada à utilização real que vão ter, em vez de usar como base estudos e estimativas de hábitos de utilização.

Por exemplo, apesar de o Zoe ter passado a dispor de um carregador DC embarcado, os dados de utilização recolhidos indicam que 80% dos compradores que o têm, na realidade não o usam, preferindo carregar em AC.

Reparação e reciclagem

Os dez anos de comercialização de carros elétricos trouxeram também à Renault uma experiência na reparação de baterias. Na Europa, instalou 25 pontos de reparação de baterias que estão a poupar muito dinheiros aos utilizadores dos seus carros elétricos.

A análise de baterias avariadas tem mostrado que, na maioria das vezes, o problema se centra numa ou outra célula a funcionar mal, que assim é devidamente substituída. Sem necessidade de uma dispendiosa troca da bateria. Isto obrigou à formação profissional de especialistas.

Também no campo da reciclagem a Renault tem um histórico valioso, tendo reciclado já 3300 baterias até hoje. Também aqui este conhecimento vai contribuir para construir baterias mais fáceis de reciclar, um compromisso já assumido pela marca.

Conclusão

A Renault tem como objetivo ser a marca mais eletrificada da Europa, mais cedo. Em 2030, estima que 90% dos seus carros já sejam elétricos. É o resultado de um investimento na eletrificação de 5 mil milhões de euros, nos últimos dez anos, a que se vão somar mais 10 mil milhões nos próximos anos.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – Meo quer mudar o rumo da Renault

 

TAGGED:BEVElectric carsEVfeaturedRenaultRenault EVRenault ZoeZoe
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

2021-kf3-gr-yaris-h2-hero-high-002-2
1
Crónica à 6ª

Crónica – Toyota quer “queimar” Hidrogénio em motores a gasolina

Por Francisco Mota 4 de Dezembro, 2021
DSC01736
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste em vídeo: Toyota Corolla 2.0 Hybrid GR Sport

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
007_Dacia Duster Journey Guincho
1
Crónica à 6ª

Crónica – Por que os Dacia são como são

Por Francisco Mota 23 de Dezembro, 2023
Bayon_40
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Bayon 1.0 DCT7: Margem de manobra

Por Francisco Mota 26 de Fevereiro, 2024
007-Leon-FR-Desire-Red_5D_Low
1
Estive LáVídeos

Seat Leon entra na 4ª geração com 3 híbridos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
S18_4111
1
Estive Lá

Novo Porsche 911: saiba (mesmo) tudo sobre a oitava geração

Por Francisco Mota 16 de Dezembro, 2018

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?