Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
30102018-DSCF0859
1
Estive Lá

Audi A6 chega a Portugal: o Diesel ainda é que manda

IMG_20200823_124149
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Duster 1.0 TCe: 100 cv por 13 500€ é a escolha certa?

652871_20220602_Polestar_2_BST_edition_270
Crónica à 6ª

Crónica – Vendas de elétricos sobem 32% na Alemanha, mas…

23MY Solterra 56
1
Hoje Guiei Um...

Teste off road – Solterra: o regresso à Subaru

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Porsche – coleção milionária de vencedores de Le Mans em Lisboa
Estive Lá

Porsche – coleção milionária de vencedores de Le Mans em Lisboa

Francisco Mota
Última atualização: 28 de Setembro, 2021 19:04
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

A Porsche trouxe a Lisboa alguns dos seus modelos que venceram as famosas 24 horas de Le Mans. A coleção pertence ao museu da marca e tem um valor incalculável. A exposição itinerante comemora os 70 anos da primeira participação da Porsche em Le Mans.

Conteúdos
917 KH de 1971936/81 Spyder de 1981962C de 1987911 GT1 de 1998919 Hybrid de 2016Conclusão

 

Por ocasião de uma reunião de investidores da Porsche que decorreu no Centro Cultural de Belém, a Porsche trouxe a Lisboa uma coleção de alguns dos seus mais famosos modelos vencedores das 24 horas de Le Mans.

São exemplares que pertencem à marca e que dificilmente alguma vez estarão à venda, mas o seu valor é de muitos milhões de euros, pois trata-se de carros genuínos.

Expostos em simples estrados de madeira, sem nenhum tipo de vedação e colocados nos espaços públicos exteriores do Centro Cultural de Belém, estas preciosidades podem ser apreciadas de muito perto. Mas não vale tocar, pois os seguranças estão bem atentos…

Os modelos em exposição fazem parte da coleção oficial da Porsche que ascende às 700 unidades e contém todas as variantes de modelos alguma vez produzidos pela marca, bem como os carros de competição mais importantes.

Entre eles encontram-se os 19 Porsche que venceram as 24 horas de Le Mans, considerada a corrida de resistência mais dura do mundo. Desses 19 exemplares, o museu da Porsche escolheu alguns para integrar uma digressão durante 2021.

Esta digressão, o Roadshow 2021, celebra os 70 anos desde a primeira participação da Porsche em Le Mans, que se saldou logo por uma vitória na sua classe.

De então para cá, a marca esteve presente em todas as edições da prova, umas vezes a nível oficial, outras através de concorrentes privados. No total, diversos modelos da Porsche venceram a sua classe em Le Mans por 108 vezes, até hoje.

917 KH de 1971

Para o Centro Cultural de Belém, a Porsche trouxe modelos históricos como o 917 KH, que venceu as 24 horas de Le Mans em 1971, uma máquina que pesava apenas 800 kg, para uma potência de 600 cv, debitados por um motor 5.0 de 12 cilindros opostos.

936/81 Spyder de 1981

Vencedor em 1981, este descapotável pesava apenas 850 kg e utilizava um motor de 2,65 litros, 6 cilindros boxer, com dois turbocompressores, debitando 620 cv. O modelo era uma atualização do 936 que venceu a prova em 1976 e 1977 e que estava na altura no museu. Com um novo motor, a potência subiu 100 cv e o 936 voltou a ser competitivo.

962C de 1987

Feito para a regulamentação do Grupo C, o 956 deu origem ao 962, que era uma evolução. Passou do motor 2,65 litros biturbo para um novo 3.0 litros biturbo e a potência subiu aos 700 cv. Pela primeira vez na Porsche, era integralmente arrefecido a água. O ano de 1987 marcou a sexta vitória do duo 956/962C.

911 GT1 de 1998

Primeiro modelo da marca com estrutura em fibra de carbono construída pela Porsche, o 911 GT1 tinha um motor 3,2 de seis cilindros opostos e com dois turbos, debitando 550 cv. A regulamentação obrigava à produção de pelo menos um carro de estrada, homologado para circular na via pública.

919 Hybrid de 2016

Entrada da Porsche no mundo dos híbridos com um motor V4 de 2,0 litros a servir de base a um sistema híbrido que debitava 900 cv combinados. A primeira de três vitórias consecutivas surgiu em 2015 e o 919 Hybrid é considerado o Porsche de competição mais sofisticado de sempre.

Conclusão

Além dos vencedores de Le Mans, a Porsche também trouxe alguns dos modelos de produção mais recentes, como o 911 GT3 Touring, Cayenne Turbo GT e Taycan Cross Turismo.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Primeiro teste – Taycan Cross Turismo: super-carrinha, off-road e elétrica

TAGGED:24h Le MansfeaturedLe MansMotorsportPorschePorsche 911Porsche 917Porsche 962C
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

KIA_XCEED_PHEV_LOW_4
1
Sabia Que?

XCeed PHEV: SUV “plug-in” da Kia não é só para empresas

Por Francisco Mota 22 de Setembro, 2020
46
Crónica à 6ª

Crónica – 12 desejos para 2022 e probabilidade de se realizarem

Por Francisco Mota 31 de Dezembro, 2021
IMG_20201101_120750
1
Crónica à 6ªThe car of the year

The Car Of The Year 2021: Yaris venceu e a minha votação foi assim

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
RR_22MY_09_LWB_SV_Serenity_261021_1019
1
Sabia Que?

Novo Range Rover: Rei dos SUV custa (desde) 140 624,83 euros

Por Francisco Mota 1 de Fevereiro, 2022
Porsche_Vintage_Motiv_09_0012
1
Sabia Que?

Targa 4S Heritage Design: Porsche brincando aos clássicos

Por Francisco Mota 3 de Junho, 2020
Nissan LEAF on the production line at the Nissan Sunderland plant-1200x800
1
Sabia Que?

Sabe quantos Nissan Leaf se fizeram até hoje?

Por Francisco Mota 24 de Março, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?