Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
35
1
Crónica à 6ª

Crónica – Sandero e ID.3 dominam vendas e confundem tendências

DACIA_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Duster TCe Extreme: E viva o luxo!

40
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Maserati Levante Hybrid: “Mild hybrid” para começar

Honda HR-V e:HEV 2021
1
Sabia Que?

Novo Honda HR-V: o rival híbrido do Peugeot 2008

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Ar condicionado é tão útil no Inverno como no Verão
Sabia Que?

Ar condicionado é tão útil no Inverno como no Verão

Francisco Mota
Última atualização: 16 de Outubro, 2018 14:23
Por Francisco Mota 4 Min leitura
IMG_20181016_105425
PARTILHAR

Com o calor vai-se a necessidade de usar o ar condicionado (A/C) no automóvel. O frio pede mesmo é aquecimento. Será mesmo assim?…
Arrefecer o habitáculo dos automóveis no Verão, sobretudo quando a temperatura ambiente é muito alta, é uma medida de conforto, mas também de segurança. Um condutor confortável consegue manter-se alerta e atento muito mais facilmente que um condutor com calor e transpirado. Isso não é novidade para ninguém, tanto assim que são cada vez menos os automóveis novos que não têm A/C, nem que seja como opcional.
Mas, e no Inverno, será que o A/C também tem utilidade? Muitos condutores acham que não. Desligam o botão quando o calor se vai embora e só o voltam a ligar quando o tempo quente regressa. Na verdade, ao proceder assim, não estão a utilizar uma das mais importantes funções do A/C, que é a desumidificação do habitáculo.

Conteúdos
Tirar a humidade do habitáculoConclusão

Tirar a humidade do habitáculo

No Inverno, e em particular nos dias de chuva, o habitáculo dos automóveis tende a concentrar humidade, que facilmente embacia os vidros. Alguns condutores continuam a usar panos para limpar os vidros, ou abrir as janelas com o carro em movimento. Mas a melhor solução está ao alcance dos dedos: ligar o A/C.
Contudo, há quem só use a função de desembaciamento de A/C na posição de máximo caudal, quando o para-brisas está quase opaco. Alguns automóveis têm esta função, que é tudo menos confortável: de repente, uma espécie de tempestade gelada ataca o para-brisas por dentro e acaba diretamente projetada na cara do condutor. Não é a melhor maneira de resolver o problema.

Escolha a temperatura mais confortável e depois ligue o A/C numa velocidade baixa, mas capaz de manter os vidros desembaciados.

Para manter o habitáculo confortável e sem humidade, com os vidros secos por dentro, o melhor é escolher no aquecimento a temperatura que lhe dê a maior sensação de conforto, entre os 22 e os 24 graus, e depois ligar o A/C numa velocidade o mais baixa possível, mas capaz de manter os vidros sempre desembaciados. Além de deixar de ter que se preocupar em limpar os vidros com um pano, ainda tem a vantagem de que o A/C retira humidade de todo o habitáculo, evitando assim a criação de cheiros desagradáveis, geralmente oriundos do forro dos bancos.
Mas, como em tudo, é preciso ter alguns cuidados. Manter o A/C carregado é fundamental, mas também é importante garantir que as condutas estão limpas. Mandar fazer uma verificação do A/C a cada dois anos é uma boa prática.

Conclusão

É verdade que a utilização do A/C faz aumentar o consumo de combustível. Mas o que se ganha em conforto e, logo, em segurança mais do que compensa o ligeiro acréscimo de gasto de gasolina ou gasóleo, o que poderá de alguma forma ser compensado com uma condução ecológica. Mas esse assunto, fica para um próximo “Sabia que?”

TAGGED:A/Car condicionadoconfortofeatured
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

3507371_2048_1152
Crónica à 6ª

Crónica – Se conduzir… não use o telemóvel

Por Francisco Mota 24 de Dezembro, 2021
Targa 67 - DS4_thumbnail
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – DS 4 E-Tense: Rivaliza com Audi, BMW e Mercedes?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
The new Volkswagen Passat GTE Variant
1
Estive Lá

Passat vai à guerra: “plug-in” GTE desce 4000€ e sobe autonomia

Por Francisco Mota 11 de Outubro, 2019
BMWi5_eDrive40_BrooklynGrey
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – BMW i5: Série 5 passa a ter versão elétrica

Por Francisco Mota 2 de Outubro, 2023
AUTO - NISSAN Gen3 Reveal
1
Estive LáFórmula 1

Nissan e-4orce 04 – Fórmula E pode substituir Fórmula 1?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
20230831_150504_A
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Peugeot E-3008: Elétrico com 700 km de autonomia

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?