Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20210723_181353
1
Crónica à 6ª

Crónica – Lombas sonoras: menos velocidade, mais 28% de poluição

2021_FORD_FIESTA_STUDIO_ST_06
1
Sabia Que?

Ford Fiesta ST: novo visual, mais binário e “aquela” cor

20230904_141649
1
Estive Lá

Salão de Munique – que sentido faz um evento assim?

BMW_5
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – BMW i5 M60: Efetivamente é o M5 elétrico

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Ar condicionado é tão útil no Inverno como no Verão
Sabia Que?

Ar condicionado é tão útil no Inverno como no Verão

Francisco Mota
Última atualização: 16 de Outubro, 2018 14:23
Por Francisco Mota 4 Min leitura
IMG_20181016_105425
PARTILHAR

Com o calor vai-se a necessidade de usar o ar condicionado (A/C) no automóvel. O frio pede mesmo é aquecimento. Será mesmo assim?…
Arrefecer o habitáculo dos automóveis no Verão, sobretudo quando a temperatura ambiente é muito alta, é uma medida de conforto, mas também de segurança. Um condutor confortável consegue manter-se alerta e atento muito mais facilmente que um condutor com calor e transpirado. Isso não é novidade para ninguém, tanto assim que são cada vez menos os automóveis novos que não têm A/C, nem que seja como opcional.
Mas, e no Inverno, será que o A/C também tem utilidade? Muitos condutores acham que não. Desligam o botão quando o calor se vai embora e só o voltam a ligar quando o tempo quente regressa. Na verdade, ao proceder assim, não estão a utilizar uma das mais importantes funções do A/C, que é a desumidificação do habitáculo.

Conteúdos
Tirar a humidade do habitáculoConclusão

Tirar a humidade do habitáculo

No Inverno, e em particular nos dias de chuva, o habitáculo dos automóveis tende a concentrar humidade, que facilmente embacia os vidros. Alguns condutores continuam a usar panos para limpar os vidros, ou abrir as janelas com o carro em movimento. Mas a melhor solução está ao alcance dos dedos: ligar o A/C.
Contudo, há quem só use a função de desembaciamento de A/C na posição de máximo caudal, quando o para-brisas está quase opaco. Alguns automóveis têm esta função, que é tudo menos confortável: de repente, uma espécie de tempestade gelada ataca o para-brisas por dentro e acaba diretamente projetada na cara do condutor. Não é a melhor maneira de resolver o problema.

Escolha a temperatura mais confortável e depois ligue o A/C numa velocidade baixa, mas capaz de manter os vidros desembaciados.

Para manter o habitáculo confortável e sem humidade, com os vidros secos por dentro, o melhor é escolher no aquecimento a temperatura que lhe dê a maior sensação de conforto, entre os 22 e os 24 graus, e depois ligar o A/C numa velocidade o mais baixa possível, mas capaz de manter os vidros sempre desembaciados. Além de deixar de ter que se preocupar em limpar os vidros com um pano, ainda tem a vantagem de que o A/C retira humidade de todo o habitáculo, evitando assim a criação de cheiros desagradáveis, geralmente oriundos do forro dos bancos.
Mas, como em tudo, é preciso ter alguns cuidados. Manter o A/C carregado é fundamental, mas também é importante garantir que as condutas estão limpas. Mandar fazer uma verificação do A/C a cada dois anos é uma boa prática.

Conclusão

É verdade que a utilização do A/C faz aumentar o consumo de combustível. Mas o que se ganha em conforto e, logo, em segurança mais do que compensa o ligeiro acréscimo de gasto de gasolina ou gasóleo, o que poderá de alguma forma ser compensado com uma condução ecológica. Mas esse assunto, fica para um próximo “Sabia que?”

TAGGED:A/Car condicionadoconfortofeatured
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20201123_114327
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Fiat Novo 500 elétrico: está na altura de mudar?…

Por Francisco Mota 3 de Dezembro, 2020
Honda_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda HR-V: O híbrido que queria ser um elétrico

Por Francisco Mota 2 de Maio, 2022
Revolution in the underground car park – Volkswagen lets its c
1
Sabia Que?Vídeos

VW ID.3 – faltam 7 meses: “olha o robot…” a carregar a bateria

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
VW22001_03361 - Cópia
Crónica à 6ª

Crónica – VW investe 10 mil milhões em Espanha. E a Autoeuropa?…

Por Francisco Mota 7 de Maio, 2022
PEUGEOT_E2008_E-LIONTESTDRIVE_2306TC0050
Crónica à 6ª

Crónica – Eletrificados já vendem mais em Portugal

Por Francisco Mota 8 de Março, 2024
5
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Discovery Sport PHEV: a medida certa para um Land Rover

Por Francisco Mota 3 de Novembro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?